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Não pega a frio

plurihouse

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11 Set 2024
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Lourinhã
Bom dia,

Em primeiro lugar, o meu reconhecimento a todos os que contribuem para a existência deste fórum.
Tenho um Cournil de 1980 que deixou de pegar a frio.
Depois de trabalhar um pouco, o motor já arranca bem.
O saleiro não funciona (deve ter a resistência queimada).
Tenho seguido o conselho que aprendi aqui de passar um cabo do positivo da bateria a uma das velas e tenho-me desenrascado assim.
Depois, para ser mais prático, arranjei um cabo elétrico mais fino (mas acho que tem mais de 2 mm, conforme aconselham).
Numa das últimas vezes, em vez de encostar esse cabo elétrico de cobre à primeira vela (que julgo ser a que tem de ser substituída) encostei à segunda. Fez imensa faísca, a vela ficou incandescente, a borracha que protege o fio de cobre começou a queimar, tudo fumegava e eu lá queimei os dedos para desligar o fio de cobre.

As minhas perguntas são as seguintes, se me puderem ajudar:
- Basta uma vela estar estragada para o Cournil não pegar, ou o problema pode ser outro como por exemplo da caixa de comando do aquecimento das velas?
- O facto de a primeira vela quase não fazer faísca quando ligada à bateria e a segunda ter queimado o fio, pode querer dizer que é a primeira que tem de ser substituída?


Obrigado.
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Não deves ter só uma vela queimada, pois nesta altura e com o calor que está, o UMM pegaria na mesma.

Sinceramente, trocava-as todas assim como o saleiro (ou então colocas uma caixa azul como nos Alter) e revia bem o circuito. Aconselho-te que consultes um eletricista, tens que ver quais foram os danos causados por esse curto circuito que provocaste.
 
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17 Mar 2017
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se a frio não pega e a quente pega bem... sim são as velas de aquecimento, troca as 4, porque se uma está má, as outras nao estaram melhores... o saleiro é por novo, não vale a pena inventar, andar sempre a fazer uma ligação directa as velas é meio caminho andado pra queimar dedos e causar avaria nas velas.
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Portugal
Bom dia

Se não testaste uma a uma não consegues concluir.

O facto de fazer mais faísca num lado que outro será por oxidação superficial.

Abracumm
 

plurihouse

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11 Set 2024
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Lourinhã
Obrigado pela vossa ajuda.

Afinal era um cabo solto no canhão da ignição😅
Andava a adiar mas lá ganhei coragem e atrevi-me a olhar pela primeira vez para o "ninho de cucos" que está debaixo do quadrante.
Agora o saleiro já fica vermelhinho e tudo faz mais sentido.

Agora mais um enigma:
Nenhum destes equipamentos funciona:
- 4 piscas (dois a dois funcionam);
- escovas limpa pára-brisas (a bomba do mija-mija funciona);
- conta-quilómetros;
- velocímetro;
- mostrador do nível do combustível.



Será que pode haver alguma relação entre estes equipamentos e o problema ser apenas 1, ou podem ser avarias independentes?



Obrigado.
 
Última edição:

XPO

UMM
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23 Abr 2014
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Sintra
Obrigado pela vossa ajuda.

Afinal era um cabo solto no canhão da ignição😅
Andava a adiar mas lá ganhei coragem e atrevi-me a olhar pela primeira vez para o "ninho de cucos" que está debaixo do quadrante.
Agora o saleiro já fica vermelhinho e tudo faz mais sentido.

Agora mais um enigma:
Nenhum destes equipamentos funciona:
- 4 piscas (dois a dois funcionam);
Se na manete funcionam, pode ser só o botão.
- escovas limpa pára-brisas (a bomba do mija-mija funciona);
Revê os fusíveis e as ligações ao botão.
Nos cournil, originalmente não há bomba elétrica, é manual
- conta-quilómetros;
- velocímetro;
Revê se a bicha está engatada na caixa e no velocímetro e se roda bem e em simultâneo nas pontas.
Se sim, pode ser o velocímetro.
- mostrador do nível do combustível.
Revê as ligações à boia e aos quadrantes, incluindo continuidade de cabos.
Se estiver tudo ok, pode ser a boia.
Será que pode haver alguma relação entre estes equipamentos e o problema ser apenas 1, ou podem ser avarias independentes?



Obrigado.
Aconselho ainda a reveres as ligações dos quadrantes, pode estar alguma solta.
 
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