• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Não me batam... mas talvez compre um Cherokee

Careca

Iniciado
Registo
19 Jan 2018
Bom dia

Antes de ser espancado deixem-me explicar.
Eu adoro o UMM, mas nos dias de hoje os que me interessam e que estejam dentro do meu (parco) orçamento são mais difíceis de encontrar que um politico sério!
Depois entra a patroa e reclama com o conforto, ruído, etc...
Posto isto estou a considerar adquirir um Jeep Cherokee XJ 2.5 TD de 2000 que exige algum trabalho mas encaixa no meu orçamento.
Sei que os motores VM não gozam de grande rep***ção mas encontram-se todo o tipo de opiniões independentemente das marcas.
Gostaria de saber as vossas opiniões sobre este Jeep para uma utilização quase quotidiana e com umas saídas de campismo pelo caminho.

Cumprimentos
Vitor

PS: Fica a promessa de que quando os planetas se alinharem arranjo um UMM :D

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Motores VM = a lixo, isto é a minha opinião.

Ir na conversa das mulheres = a 0, ou seja nada, elas só olham para o umbigo delas, o resto que se lixe, continua a ser a minha opinião.

Nós é que sabemos o que queremos e o que gostamos, pois nós é que vamos ter o trabalho...!!!

mas continua a ser a minha opinião, pois sou eu sempre é que tenho o trabalho...!!!

Careca

Iniciado
Registo
19 Jan 2018
Parece que o motor VM depende muito da utilização dada.
As versões a gasolina do mesmo periodo gozam de melhor rep***ção, mas pelo menos na Europa não faltam peças para motores VM.
Quanto ao resto, eu percebo a sua opinião, mas estou a ver se não me divorcio da minha mulher... só de pensar na burocracia fico cansado :)
De qualquer modo a minha decisão não é irrevogável, se me aparecer um UMM a tempo talvez isto mude tudo.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Serve perfeitamente para o que queres. Globalmente não é nada mau, com a excepção do motor. O motor VM, foi pensado para ser estático, sendo excelente nesse campo. Contudo nos automóveis não se revelou tão bom, sendo o seu principal problema o sobre-aquecimento. Esse motor tem uma alma muito boa e a malta estica, quando dá por ela já é demasiado tarde. Normalmente a 4ª cabeça (a que está mais afastada do radiador) vai à vida e as peças são muito caras.

Há formas de minimizar esse problema, para além das evidentes (ter um circuito limpo com anti-congelante de qualidade e atenção ao acelerador e ponteiro da temperatura). Não as conheço em profundidade mas creio que havia pessoal que modificava o circuito de arrefecimento e trancavam o viscoso da ventoinha para esta estar sempre em funcionamento.

Contudo vais comprar um veículo usado, sobre o qual (imagino eu) que não conheças o seu passado tudo isto é muito relativo. Podes comprar um "limão" e já foste. Tem muito cuidado e investe em pessoal que conheça o modelo para te acompanhar nas possíveis compras. Não te atires de cabeça, nem penses que vais ter sorte logo de inicio. Assume que o carro tem problemas e o dono que prove o contrário.

Dentro do mesmo orçamento já deves encontrar alguns Suzuki Vitara, Daihatsu Rocky ou até Opel Monterey (evita o Frontera) que globalmente são boas máquinas, fiáveis e com uma grande disponibilidade de peças.

Se te aparecer um Monterey porreiro, mas com o motor avariado (o 3.1td da Isuzu não é dos melhores) aproveita e monta o 2.8 TD do Frontera. A montagem é igual (apenas muda a embraiagem), gasta menos (também tem menos 5 cv salvo erro) e é muito mais fiável.

Boa sorte.

Careca

Iniciado
Registo
19 Jan 2018
Eu já vi uma quantidade enorme de modelos.
A dada altura estava inclinado para um Mitsubishi Sportwagon, mas os que vi estavam demasiado estoirados.

Os principais atractivos do XJ são pagar classe 1 na AE e caber na garagem do meu prédio para que eu tenha um sitio para trabalhar.
Tenho ido ver os veículos com um colega meu mais entendido nestas coisas do TT e de veículos em 2ª mão e com a ajuda dele já evitei um barrete.

Basicamente eu estou a tentar encontrar barato por problemas estéticos para depois poder investir numa revisão geral com troca de consumíveis. Como disse e bem a compra de qualquer carro em 2ª mão pode trazer surpresas.

Também vi os jipes que sugeriu, mas excepto o Monterey, todos têm bagageiras pequenas para levar a cadela e a tralha necessária para manter o meu terrorista de 4 anos entretido. Também tenho visto Nissan Terrano II, mas geralmente ultrapassam o orçamento.

Cumprimentos
Vitor

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Careca

Bom dia

Antes de ser espancado deixem-me explicar.
Eu adoro o UMM, mas nos dias de hoje os que me interessam e que estejam dentro do meu (parco) orçamento são mais difíceis de encontrar que um politico sério!
Depois entra a patroa e reclama com o conforto, ruído, etc...
Posto isto estou a considerar adquirir um Jeep Cherokee XJ 2.5 TD de 2000 que exige algum trabalho mas encaixa no meu orçamento.
Sei que os motores VM não gozam de grande rep***ção mas encontram-se todo o tipo de opiniões independentemente das marcas.
Gostaria de saber as vossas opiniões sobre este Jeep para uma utilização quase quotidiana e com umas saídas de campismo pelo caminho.

Cumprimentos
Vitor

PS: Fica a promessa de que quando os planetas se alinharem arranjo um UMM :D

Compra um FIAT UNO....ou o stage mais acima FIAT PUNTO???
Ficas bem servido.
Pecas por toda a Europa, fazes expedicoes todos os fins de semana!

E nas autoestradas portuguesas ate nao pagas muito ouvi dizer...

Quando a tua opcao fazes bem...vai de cabeca, mas leva capacete!
Depois s so somar reparacoes...pois se vais comprar um carro que alguem o despachou pergunta porque???

Porque alguem tem que reparar e pagar por essas reparacoes dado o veiculo estar "cansado"...ou pensas que alguem vai vender a preco "acessivel" um veiculo a rolar.

E ai sim depois convidas a tua esposa a vir ca ler este comentario.

e claro partilhem ca a odisseia!

O pau vais ser tu que vais arranjar...e aqui ninguem te vai bater.
Talvez passem proprietarios UMM por ti e te lancem uma cinta ou ajude no reboque para a estrada nacional.
Na minha terra diz-se: vais arranjar lenha para te queimar.

E esquece que qualquer carro com mais de 10 a 15anos nao precisa de intervencoes profundas.

Registo
1 Out 2008
Boa Noite. Peço Desculpa a quem se possa ofender ...!? mas o Que diz o Aloevera , é a Verdade das Verdadinhas...! e eu apoio-o , pois qualquer maquina com essa idade Inclusive os Umm's , Toys ,Nis e o Tão desejado e confortavel VM Jeep , vais ter de Investir , ou então como disse um Adeptummm , vais de 1ª Classe Aeronautica ...! ; mas depois vais aterrar.. e ter de andar e coisas menos Confortáveis...! , não me leves a mal mas Conduzir Umm pedaço da Nossa Historia é um sentimento , muito diferente ...!?. Cummpstt.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Fica descansado que da nossa parte ninguém te bate nem te fará mal algum por comprares um Cherokee, essa parte irás tu mesmo fazer se o comprares!
Conheço pouco dos Cherokees, mas o pouco que conheço permite-me dizer que são carros problemáticos e dispendiosos pois os males dos quais quase todos sofrem são problemas que não se resolvem sem abrir bem os cordões da bolsa!
Claro que quando se tem uma criança com apenas 4 anos de idade optar pela compra de um UMM requer logo à partida pensar em fazer algumas alterações para garantir o mínimo de segurança!
Os UMMs são sem duvida carros muito simples, pouco luxosos, barulhentos, e que deixam muito a desejar em termos de conforto mas se tiveres um pequeno espaço de trabalho e algum jeito para bricolar vais conseguir fazer de qualquer UMM um carro agradável de conduzir seguro, confortável e muito fiável, sem contar que o teu filho irá sentir mais gosto ao andar no UMM do que qualquer outro carro que ele experimente, falo isto por experiencia própria...
Esta é apenas a minha opinião, cabe a ti equacionar e pensar bem qual a decisão mais certa a tomar, talvez até seja melhor não comprares um jipe pelo menos enquanto estiveres com dúvidas, depois com mais calma e conhecimento pode ser que te sintas mais seguro da decisão a tomar.
Boa sorte

Careca

Iniciado
Registo
19 Jan 2018
Bom dia

Agradeço as vossas opiniões.
Olhe que o Fiat Uno até nem é um mau carro. Tive um e aguenta mais castigo do que pensam, mas não era bem nisso que estava a pensar.
Tenho plena consciência que qualquer veículo com mais de 10 ou 15 anos vai sempre precisar de qualquer coisa e que isso vai depender muito do tratamento que lhe deram. Eu tenho um 206 GTI de 2003 com perto de 190000km e uma Yamaha R1 de 2004 com 85000km e posso dizer que estão ambos impecáveis... não me parece que tenha sido só sorte, mas pode ser que tenha a sorte de apanhar um jipe que tenha sido de alguém como eu.
Quanto à escolha do jipe, não há indecisões apenas opções. Eu não sofro de "clubite" e qualquer jipe vai ter sempre qualidades e defeitos, independentemente da marca ou modelo, daí ter tantas opcções de compra deixando a escolha final para aquele que apresentar o melhor compromisso. O Cherokee que tenho em vista pode ser uma boa opcção, assim como um Terrano II de 7 lugares que excede um pouco o meu orçamento, mas a busca continua.
Se pudesse tinha um UMM, um Portaro, o Vauxhaul Viva da minha infância, uma Ducati 996, voltava a ter a minha Honda Hornet... e a lista continua. Para já vou-me contentar em restaurar uma EFS de 1988 enquanto continuo a vasculhar as listas dos classificados.

Cumprimentos
Vitor

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Careca

Bom dia

...
Olhe que o Fiat Uno até nem é um mau carro. Tive um e aguenta mais castigo do que pensam, mas não era bem nisso que estava a pensar....

Vitor,

eu nao sei se sabes duas coisas:
1 - escrevi a minha mensagem que escrevi que traduz NAO COMPRES com os olhos, muito menos pelo "STATUS"...quando poderas nao ter carteira para sustentar tal "STATUS".

2 - No tema do Fiat UNO foi por ironia e para te fazer parar e pensar mas totalmente fundamentado...sabias que o modelo FIAT UNO foram produzidos 8.800.000 (sim OITO MILHOES E OITOCENTOS MIL) unidades....estas mesmo a ver bem a dimensao do modelo???
Poe este modelo no patamar dos VW CAROCHA e outros produzidos em massa. Producao de 1983 a 1995....pensa bem ainda vais a tempo de comprar um ....ou sera a esposa que "nao gosta"...pois la vem o tal STATUS..."fo-dido" esse capitulo.
Infelizmente em qualquer comunidade de entusiastas ha sempre membros que aparecem estilo para-quedistas...vem do nada e mais tarde regressam ao nada.
Nao tenho duvida que alem de qualquer UMM ter parado fabrico faz mais que 20 anos foram tambem produzidos muitos milhares e milhoes menos que os FIAT UNO...mas na verdade um dos ingredientes que nos traz por este forum UMM e' mesmo o respeito e carinho pela marca.
Nada mais nada menos...ha quem chame clubite, eu nao acredito nessa ultima palavra, pois nao sou cego e sei perfeitamente das limitacoes do veiculo UMM.

Como dizes e bem vais continuar a procura...fazes bem!
os sites de veiculos usados precisam de invididuos como tu.
Poucos na verdade podem dizer que possuem um ou alguns veiculos UMM...nao e' para todos - e' para aqueles que querem e sabem o que querem e que sabem o que tem.

Nao te esquecas da palavra STATUS...mau ingrediente num negocio ou compra racional.

Careca

Iniciado
Registo
19 Jan 2018
Caro Aloevera

Fiz por acaso alguma coisa que o tivesse irritado ou ofendido?
Só vim aqui perguntar opiniões acerca de uma possivel compra e, não menosprezando os outros, a resposta do Aldeia foi a mais construtiva.
O status nunca foi nem será um factor de escolha na compra de um veículo. Se ter um Jeep é coisa de gente fina pouco me interessa, mas creio ter o direito de gostar do cherokee, principalmente do XJ... gostos são gostos.
Por curiosidade, a esposa também não tem grandes peneiras, para além do Fiat Uno ter sido comprado por ela ainda deve ter mais quilometros de UMM que eu. A nossa unica preocupação é o conforto e bem estar do nosso filho.
Lembrando palavras sábias num outro tópico "Não é preciso ter um UMM para ser um entusiasta da marca", este parece ser o meu caso. Os que aparecem nos classificados estão caros e requerem investimento que não estou em condições de assegurar, mas pode ser que um dia possa ser um daqueles que pode dizer que possui um UMM.
Por fim, para manter a educação e bom ambiente no fórum talvez possamos deixar isto por aqui.

Cumprimentos

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Aqui vai também a minha opinião! Tenho um UMM e um miúdo também com 2 anos e tal, e o carro que o rapaz mais adora em andar é mesmo o velhote, UMM, vai numa posição mais elevada e consegue ver para fora e para a frente com muita facilidade, o velhote a pouca velocidade consegue transmitir uma sensação de rápido como ele diz! Não tem muitas mordomias mas o AC era uma daquelas coisas que mais sinto falta o resto tem tudo! Mas é como se diz o gosto de cada um é o que interessa!!! AbraçUMM!!!

"Se as vacas passam nós também passamos"!

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Diria que para um orçamento limitado e para agradar à esposa o melhor é tentar arranjar um terrano II ou um Pajero 2.5. Basta encontrar algum de estrada que à partida será carro para fazer muitos kms com poucas surpresas na carteira. Para se ter um UMM é preciso gostar, não há muitas razões que a lógica possa explicar para se comprar um. São desconfortáveis, barulhentos, inseguros, lentos e por muito que queiram são menos fiáveis que os nipónicos. Ainda assim têm aquela mística ;D

The things you own end up owning you

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Por acaso gosto imenso do Cherokee XJ mas teria de ser com motor 4000 a gasolina. Não esquecer que este modelo também saiu com o motor 2.1td da renault, acho que apesar de um pouco anémico não era tão mau como o VM.

The things you own end up owning you

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas todos
Hoje tive a oportunidade de vir ao forumm, o qual já tinha saudades.... e encontrei este tópico o qual me chamou á atenção, passo a relatar o porquê:

Tenho andado esta semana indeciso em tentar adquirir um Cherokee com o dito motor vm 3.1 td 99 caixa automática, durante esta semana fiz pesquisas na net e só via dores de cabeça nos motores VM desta raça nas caixas se a valvolina não for substituida a tempo etc... etc...
Em principio vou arriscar (atiro o barro á parede) porque a viatura em causa conheço-a minimamente embora esteja sem o veio de transmisão do eixo da frente.
Esta viatura é dos bombeiros voluntários do quartel onde faço parte do quadro activo, o preço é lançado por qualquer interessado em carta fechado com a proposta, eu vou lançar uma proposta, baseada na pesquisa que fiz terá de ser uma proposta baixa por isso vou atirar o barro á parede pode ser que cole, se colar e a viatura não me agradar sempre poderei recuperar o dinheiro vendendo-o ás peças.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Careca

Iniciado
Registo
19 Jan 2018
Boa noite

Também tenho andado algo afastado... maldito trabalho!
O negócio do XJ que tinha em vista não deu em nada, estava num estado tal que já precisava de mais trabalho que aquele que estou em condições de disponibilizar.
Depois de algumas pesquisas estou quase a embarcar na compra de um Mitsubishi Sport Wagon. Se for tão bom quanto tem sido a L200 do meu cunhado pode ser que não tenha demasiadas arrelias.
Quanto ao UMM, vai ficar adiado por mais uns tempos, pelo menos até acabar a mota e tiver outras condições económicas e um espaço digno para um restauro.

Cumprimentos

Top Inferior