• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motores

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Existe muita informação sobre a proveniência dos motores dos nossos meninos, mas parece-me que está algo dispersa e confusa.

Assim decidi criar este tópico para esclarecer em detalhe e com o máximo rigor possivel quais são os modelos automóveis de que podemos extrair (ou aproveitar se preferirem) os motores para os nossos UMM's.

Eventuais duvidas ou questões devem ser feitas na secção dos motores do FORUMM para não baralhar mais e ter a casa arrumada.

No caso de hever erros, peço ás pessoas responsáveis pelos post's que os corrijam editando-os e não criando novos para evitar confusões e mal entedidos.

Preferia que fosse dada a preferência aos motores originais, e que ficasse bem claro quando não o fossem (se possivel mencionem as alterações necessárias para a sua correcta aplicação).


Começo pelo pouco que sei e se me enganar mandem-me uma PM. para corrigir.

Obrigado a todos.:)



Motores 2500 atmosféricos - Peugeot 505
Motores 2500 turbo - Peugeot 505 srd turbo (confirmem, pf)
Motores 2300 atmosféricos - Peugeot 504
Motores 2300 turbo - Peugeot 604 turbo
Motores 2100 atmosféricos (do cournil) - (por determinar)
Motores 2100 turbo (do alter 2000) - Citroen XM (?), Peugeot 605 svdt (?) - este motor requer aplicação!

Enriqueçam o post, p.f. e já agora criem um para as caixas de velocidades.

P.S. - desculpem se pareço chato ou autoritário. Eu aqui só sou mais um e não mando rigorosamente nada, nem tenho nada a ver com a administração/moderação deste magnifico cantinho!!!!!! Mas é muito fácil desarrumar os post's e mais dificil mante-los arrumados e de fácil acesso/leitura! Espero que compreendam e não me levem a mal!!!

UMM grande abraço.:)



UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Segundo a wikipedia sobre o peugeot 504:
"
Engines were of the Indenor design and included 1948 cc, 2112 cc, 2304 cc. The Indenor engine was also used in the Peugeot 403, Peugeot 404, Peugeot 505, Peugeot 604, Peugeot J7, Peugeot J9, Peugeot P4, Ford Sierra, Ford Granada, Talbot Tagora, Mahindra Jeep, Leyland Daf 400, Cournil 4x4, UMM 4x4, UMM 4x4 Cournil, Belgian-assembled Scaldia-Volga M24D (GAZ-24) and for marine application."

Aparentemente o 2100 do cournil tambem equipou o PEugeot 504
Tambem retirado da wikipedia:

504 LD 4-door Saloon 1974–1978 4 cyl 1948cc Diesel
504 LD 5-door Estate 1974–1978 4 cyl 1948cc Diesel
504 Diesel 5-door Estate 1978–1981 4 cyl 2112cc Diesel
504 GLD 4-door Saloon 1977–1979 4 cyl 2304cc Diesel
504 GRD 4-door Saloon 1979–1981 4 cyl 2112cc Diesel
504 GRD 5-door Estate 1981–1982 4 cyl 2304cc Diesel
504 Family D 5-door Estate 1977–1982 4 cyl 2304cc Diesel



Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Ora aqui está um belo topico Aldeia;),o melhor é a malta ir adiantando os pormenores e quando acharmos que esta tudo Ok no fim editamos o teu topico e deixa-se a info correcta.

Tambem é bom ter os motores originais que equipam os varios modelos UMM:cool:

UMM ALTER II turbo - XD3TE - 2500cc
UMM ALTER II atmosferico - XD3P - 2500cc
UMM ALTER I - XD3P - 2500cc

Motores compativeis:

Motores 2500 atmosféricos XD3P - Peugeot 505 GRD
Motores 2500 turbo XD3T (sem intercooler)- Peugeot 505 srd turbo
Motores 2300 atmosféricos XD2P (sem intercooler)- Peugeot 504 renforce
Motores 2300 turbo XD2S - Peugeot 604 srdturbo/Peugeot 505 srdturbo/Talbot Tagora DT
Motores 2100 atmosféricos (do cournil) - (por determinar)
Motores 2100 turbo (do alter 2000) - Citroen XM (?), Peugeot 605 svdt (?) - este motor requer aplicação!

 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
acho interessante, pelo menos para mim que me tentei esclarecer qual a diferença entre os motoes 2.5 D turbo, com e sem intercooler!
claro que uma dif é obvia..o intercooler!!mas estou a falar em termos de potência, ect.. a diferença é só o intercooler? se meter um intercooler ficam "iguais"? turbo e bomba..são as mesmas?
:D
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
quote:Originally posted by Aldeia

quote:Originally posted by PedroUMM

Pug 405 pick-up, assim como algumas J7 e J9 tem o motor 490 2100 cc.

Pug 605 SRDT tem o XD3TE.

Acrescentem tb na lista o Ford Sierra, Sierra P100 e Scorpio com os motores XD3P e XD3TE.


Pedro
http://www.travian.pt/?uc=pt6_54143

Peugeot 405 ou 404?

Já agora, consegues saber os modelos dos Ford's com esse motor por forma a ser mais fácil a sua identificação? Ou são todos os modelos a turbo diesel?

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?


 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Mais informações:

UMM Randonneur - motores:
XDP 4.90 de 2.112 cm3

UMM Entrepreneur - motores:
XDP 4.90 de 2.112 cm3
XDP 4.94 de 2.304 cm3

UMM Alter I - motores:
XDP 4.94 de 2.304 cm3
XD3P de 2.498 cm3

UMM Alter II - motores:
XD3P de 2.498 cm3
XD3TE de 2.498 cm3 Turbo
Gasolina de 1.971 cm3

UMM Alter 2000 - motores:
HDI de 2.088 cm3 Turbo
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Nuno, desculpa corrigir uma coisa, o motor aplicado no UMM 2000 é o 2.1 dt 12 valvulas turbo intercooler, os HDI são todos de nova geração common rail de injecção direta e 16v.
amanhã já sei a referencia correta desse motor;)
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
pelo que estou a perceber... os motores sem IC não saíram para os UMM...mas..então..esses motores dão na mesma? é que pensei que os motores dos Peugeot 505 srd turbo serviam..
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Olá Paulo... não desculpo, eh, eh, eh... porque n tens nada q pedir desculpas... eu é que agradeço as emendas.
Diz então a referência quando souberes para eu corrigir os dados daqui e do post das fichas técnicas.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by fpedrotn

pelo que estou a perceber... os motores sem IC não saíram para os UMM...mas..então..esses motores dão na mesma? é que pensei que os motores dos Peugeot 505 srd turbo serviam..

O motor é o mesmo,só que nos UMM tem intercooler,outra bomba injectora,outra bomba de agua,outros colectores,outro turbo...mas o bloco continua a ser o mesmo e dá para montar no UMM sem intercooler.
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
outro turbo...então o turbo destes é um garret que pelo que sei não vale..nada..não tem afinação..certo?! a bomba injectora não sei..rotor diesel, ou bosh?
passo a explicar o porque deste interesse..porque me pareceu que um amigo meu,como se costuma dizer..foi comido por lorpa..e comprou um motor desses como sendo dum alter turbo...não gostei,achei sujo..e para eu,nem mais ninguém cair..mais vale esclarecer!
tem ambos o mesmo valor?
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by fpedrotn

outro turbo...então o turbo destes é um garret que pelo que sei não vale..nada..não tem afinação..certo?! a bomba injectora não sei..rotor diesel, ou bosh?
passo a explicar o porque deste interesse..porque me pareceu que um amigo meu,como se costuma dizer..foi comido por lorpa..e comprou um motor desses como sendo dum alter turbo...não gostei,achei sujo..e para eu,nem mais ninguém cair..mais vale esclarecer!
tem ambos o mesmo valor?

Turbo Garret não vale nada?São gostos:cool:,normalmente os motores turbo provenientes dos Peugeot(2.3td e 2.5td) trazem bombas Bosch,que para mim são as melhores...
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Boas, então é assim :
Motor 2.1 dt 12v tem a referencia XUD11BTE e era este que equipava os seguintes modelos:
Peugeot 405 2.1dt,405 break 2.1dt,605 svdt.
Citroen Xantia 2.1dt,Xantia Break 2.1dt. ,e XM.
Penso que não me esqueci de nenhum!.

Entretanto este motor foi substituido pelo 2.0HDI e 2.2HDI.
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Alguem sabe que motor equipava os citroen cx 2500 diesel e turbo diesel
?
Serão indenor ?

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
é assim..são gostos, acredito..mas o tipo que afinou a bomba disse que ele era um pouco "lesma" por causa do turbo..que era fraco...até que ponto é verdade não sei!!! daí perguntar a quem realmente percebe do assunto!!os utilizadores...:D
vou dar um exemplo...na semana passada andei num turbo..xd3te..e aquilo era muito fogo!!!:D:D então para quem está habituado a subir em estrada normal em 3ª, no meu atmosférico..aquele fazia 4ª..e se lhe desse gás..pedia a 5ª!!! no do meu amigo.. xd3t..é 3ª como no meu..apesar de ser diferente..o dele com um bocado de calor seria capaz de aguentar a 4ª,enquanto que o meu nunca na vida!!:D

isto tendo em conta que ambos têm relações dos atmosférico..só o outro (xd3te) tinha as longas..o que impressiona ainda mais!!:astonished:
 
Top Inferior