• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motores turbinados

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já se tem falado disto e daquilo, mas nunca se criou um tópico especifico. Gostaria que a malta que turbinou motores atmosféricos, compilasse as informações e impressões acerca dessa alteração. Se puderem expliquem como fizeram, cuidados que tiveram, material usado e resultados.

Sei que com os cuidados devidos, os motores aguentam-se. Não ficam a puxar como um turbo original, mas se se ganhar uns 10/15 cv extra, já não é nada mau.

Fica aberto o debate.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
1.5 BAR de pressão??? Não estavas um bocado maluco? Eu nem no Turbo de origem usava essas pressões (nem no 2.1 TD).

Pelo pouco que sei, as pressões devem andar pelos 0.6 BAR nestas situações.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Hehehe depende da condução... Se fores para auto estrada tens de baixar...

Para carro de cidade e mato, controlando da bem.
Esse motor ainda por aí anda assim.

Já no meu cournil andava sempre com 1.5bar com motor turbo.... Juntas de cabeça por não ter um radiador gigante foram umas 5 mass de resto tudo bem

Abracumm

Registo
17 Mar 2017
já tive alguma informação exposta, mas devido a situações secundarias, optei por remover...

Antes de mais nada, um atmosférico deve estar saudável, sem grandes consumos de óleo, radiador limpo! e bom liquido de refrigeração, enfim, se queremos fazer mais um andar na casa, convém que os alicerces e paredes estejam bons!

e a receita que uso á alguns anos no meu Tijolo e noutros que tenho feito é:

turbo bmw 525TDS a 0.6bar de pico
bomba bosch LTA golf 3 TD ou semelhante a 9 ou 10mm (se possivel 10mm)
oleo 10w60
coletor turbo, ou artesanal com saida recuada
intercooler grupo PSA montado na entrada de ar do capot
ventoinha elétrica grupo PSA montada na frente do radiador atmosférico
conjunto de manómetros, temperatura, pressão de oleo, pressão de turbo, para ajudar a ter tudo de baixo de olho e juizo no pé.

quanto a ganhos... não tenho dados concretos, mas acho que se ganha mais de 20cv... onde atmosférico original precisava de uma segunda puxada, agora sobe em quarta a pedir quinta.
Devido á arvore de cams, um atmosférico bem trabalhado consegue ser bem mais vivo que um turbo de origem, sem precisar de abusar em pressões.

Por falar em abusos, há por ai atmosféricos a rolar a 2 bar, mas depois faz pum e ai vem os velhos do restelo todos, ai jazus que turbinar um atmosférico é crime.

Última edição:

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
já tive alguma informação exposta, mas devido a situações secundarias, optei por remover...

Antes de mais nada, um atmosférico deve estar saudável, sem grandes consumos de óleo, radiador limpo! e bom liquido de refrigeração, enfim, se queremos fazer mais um andar na casa, convém que os alicerces e paredes estejam bons!

e a receita que uso á alguns anos no meu Tijolo e noutros que tenho feito é:

turbo bmw 525TDS a 0.6bar de pico
bomba bosch LTA golf 3 TD ou semelhante a 9 ou 10mm (se possivel 10mm)
oleo 10w60
coletor turbo, ou artesanal com saida recuada
intercooler grupo PSA montado na entrada de ar do capot
ventoinha elétrica grupo PSA montada na frente do radiador atmosférico
conjunto de manómetros, temperatura, pressão de oleo, pressão de turbo, para ajudar a ter tudo de baixo de olho e juizo no pé.

quanto a ganhos... não tenho dados concretos, mas acho que se ganha mais de 20cv... onde atmosférico original precisava de uma segunda puxada, agora sobe em quarta a pedir quinta.
Devido á arvore de cams, um atmosférico bem trabalhado consegue ser bem mais vivo que um turbo de origem, sem precisar de abusar em pressões.

Por falar em abusos, há por ai atmosféricos a rolar a 2 bar, mas depois faz pum e ai vem os velhos do restelo todos, ai jazus que turbinar um atmosférico é crime.
Boa tarde,

Concordo com tudo, mas gostaria de pegar num ponto que podemos analisar:
A arvore de cam's do atmosférico e do turbo, pelo que vi ate agora eram todas iguais (medidas a paquimetro).
Não me recordo bem, mas acho que uma vez fiz o mesmo comparativo com duas cambotas e também eram iguais.

Não se esqueçam que os motores 2.5D do inicio ao fim (86 a 94) sofreram algumas alterações, por isso podem haver divergências dependendo dos anos.

AbraçUMM

Registo
17 Mar 2017
a altura dos lobulos é igual... e a posição em graus dos mesmos?

é impossível serem iguais, porque tem referencias de fabrica diferentes, supostamente o atmosférico difere do turbo no tempo de abertura das válvulas por causa do crossflow, o que teoricamente lhe dá um bocado mais de alma em baixas e torna um bocadinho menos eficiente em altas.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Por acaso, num video que vi há muito tempo, comentavam que se deveria colocar uma junta da culassa mais espessa no caso de converter um motor atmosférico para turbo. Não sei o motivo e não era um motor indenor, era outro motor diesel.

Registo
17 Mar 2017
Por acaso, num video que vi há muito tempo, comentavam que se deveria colocar uma junta da culassa mais espessa no caso de converter um motor atmosférico para turbo. Não sei o motivo e não era um motor indenor, era outro motor diesel.
isso num motor diesel é uma parvoíce....
isso faz-me nos motores modernos a gasolina, cuja taxa de compressão é muito alta, e ao turbinar podemos causar pré detonação, o que normalmente acaba com buracos nos pistons. então usam-se juntas mais altas e reforçadas, para baixar a taxa de compressão e poder usar mais pressão no turbo.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Todas as modificações têm uma lógica por detrás.

Motor atmosférico que queiras turbinar:
Gasolina atmosférico - taxas de compressão acima de 10kg convém baixar para uns 8kg por forma a que consigas adiantar a ignicao o tempo suficiente de forma à explosão poder queimar todo o combustível mas ao mesmo tempo não ter demasiada temperatura na câmara de combustao derivada de alta pressão interna. Existem mais motivos e dá para fazer uma tese universitária.

Gasóleo - depende de motor para motor!!! Há motores atmosféricos com 30kg de compressão.... Nesses é preciso baixar a compressão... Há motores atmosféricos e turbo com as mesmas taxas. Por outro lado se for um motor débil de bielas convém baixar a taxa um pouco também.
Agora vamos ao que costuma ser a bomba!!
Motor Rd28 atmosférico e turbo da Nissan - mesmo bloco cambota bielas pistões cabeça bomba óleo etc etc etc muitas vezes só muda a cames e nos motores turbos mete se a cames do atmosférico que mantem as válvulas abertas (agora não me lembro se é) mais tempo ou mais fundo teria de ir ver nos apontamentos.

Por isso... Por análise aos indenor o que poderia acontecer

Motor atmosférico tem bomba óleo com menos caudal mas não tem sido problema quando se turbina, pistões sem zona de refrigeração que pode fazer sobreaquecimento dessa zona e possíveis gripagens, também não costuma ser o problema, radiador minúsculos que os mata quase sempre....
Para mim a solução seria um bom radiador e uma bomba de água de 4 pas.

Alguém que tenha a mão as taxas de compressão do atmosférico e turbo?

Abracumm

Registo
17 Mar 2017
resumindo e baralhando...

teorias á parte, o único ponto fraco dos motores atmosféricos é a ausência dos injetores de óleo por baixo dos pistons, que servem para diminuir a carga térmica destes.
Tudo o resto, está tão subredimensionado que aguenta perfeitamente o aumento de potencia do turbo.
Haja juizo na pressão do turbo aplicado, a utilização de um óleo melhor, conforme o tipo de condução, a aplicação de um intercooler eficiente um radiador de óleo se possível.... e um atmosferico pode ficar muito agradável de conduzir e durar os mesmos 400mil.

ps. fizeste-me ir desenterrar o topico das bombas de 4 pás...

Última edição:
Top Inferior