já tive alguma informação exposta, mas devido a situações secundarias, optei por remover...
Antes de mais nada, um atmosférico deve estar saudável, sem grandes consumos de óleo, radiador limpo! e bom liquido de refrigeração, enfim, se queremos fazer mais um andar na casa, convém que os alicerces e paredes estejam bons!
e a receita que uso á alguns anos no meu Tijolo e noutros que tenho feito é:
turbo bmw 525TDS a 0.6bar de pico
bomba bosch LTA golf 3 TD ou semelhante a 9 ou 10mm (se possivel 10mm)
oleo 10w60
coletor turbo, ou artesanal com saida recuada
intercooler grupo PSA montado na entrada de ar do capot
ventoinha elétrica grupo PSA montada na frente do radiador atmosférico
conjunto de manómetros, temperatura, pressão de oleo, pressão de turbo, para ajudar a ter tudo de baixo de olho e juizo no pé.
quanto a ganhos... não tenho dados concretos, mas acho que se ganha mais de 20cv... onde atmosférico original precisava de uma segunda puxada, agora sobe em quarta a pedir quinta.
Devido á arvore de cams, um atmosférico bem trabalhado consegue ser bem mais vivo que um turbo de origem, sem precisar de abusar em pressões.
Por falar em abusos, há por ai atmosféricos a rolar a 2 bar, mas depois faz pum e ai vem os velhos do restelo todos, ai jazus que turbinar um atmosférico é crime.