• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motores de Arranque

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ora vamos a mais um puzzle...!!! ;)
Aplicação em Cournil, Alter I, II e Turbo
Motores de arranque, marcas dentes e afins..., quem se digna começar...!!!:unsure::alien:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
No meu UMM Alter 2 turbo de 1990 tenho um motor de arranque reduzido da Valeo com bendix de 9 dentes.
No Alter 2 turbo longo sei que tenho um motor de arranque igualmente reduzido também da Valeo mas não sei quantos dentes tem embora tenha quase a certeza de que será de 9 dentes uma vez que nos Alter2 bemdix de 9 e cremalheiras de 96 sejam o modelo padrão...
Claro que poderão haver excepções mas a haverem serão porque ao longo dos anos alguns carros foram sujeitos a todo tipo de alterações e modificações.
Cheguei a ver um cournil a pegar tocado por um motor de arranque de um motor Mercedes, por isso tudo é possível!
Depois há aqueles casos em que estão a usar motores indenor provenientes de Peugeot, Daf, leyland, Ford e sabe se lá mais o quê o que leva a que hajam motores de arranque diferentes com relações também diferentes correspondentes ao que cada construtor resolveu instalar nos seus carros!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Motor de arranque da Bosch com bendix de 10 dentes que vai emparelhar com carmalheiras de 146 dentes...
É um motor de 2,5 cv ligeiramente maior do que o Valeo reduzido mas mais pequeno do que os bem conhecidos Paris Rhone.
20230225_164429.jpg20230225_164458.jpg20230225_164519.jpg20230225_164417.jpg

• Like
Reações: bjc

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Desconheço os modelos, mas saquei um Motor de arranque do atmosférico e montei no turbo. Se não eram iguais, pareciam, a compatibilidade foi absoluta.

Registo
14 Dez 2011

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
A cremalheira do induzido do meu motor de arranque entregou a alma ao criador.
O induzido e tudo o resto tem muito desgaste.
Pelo valor que me pediram por um motor de arranque usado, estou a tentar ver novos.
Tenho um Valeo de 9 dentes reduzido, D9R 89 18L7 .
Procurando no autodoc, "parece" (palavra de entendido) que varia a potência do motor de arranque apenas.

Imagem WhatsApp 2023-09-11 às 14.17.05.jpgImagem WhatsApp 2023-09-11 às 14.17.32.jpg

• Like
Reações: bjc

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A cremalheira do induzido do meu motor de arranque entregou a alma ao criador.
O induzido e tudo o resto tem muito desgaste.
Pelo valor que me pediram por um motor de arranque usado, estou a tentar ver novos.
Tenho um Valeo de 9 dentes reduzido, D9R 89 18L7 .
Procurando no autodoc, "parece" (palavra de entendido) que varia a potência do motor de arranque apenas.

Visualizar anexo 34097Visualizar anexo 34098
Não se se na autodoc consegues encontrar um motor de arranque desses com 9 dentes!
Em tempos andei por lá a ver e apenas encontrei de 10 e de 11 dentes!

Top Inferior