Boas Companheiro
O motor limpa vidros da Diane é igual ao do Cournil?
Eu tive que substituir o meu e não era igual.
O meu é um SEV-MARCHAL e vi os da Diane e não eram iguais ou então fui mal informado.
Se forem mesmo iguais, diz-me onde compraste para eu comprar também porque eu não confio muito no meu (já está muito usado :disappointed_relieved

.
Em relação às tuas dúvidas:
- Os dois fios que ligam no motor são de corrente, sendo a massa feita ao chassis pelo próprio corpo do motor.
- Um dos fios tem corrente permanente com a ignição ligada.
- O outro fio vem da manete/botão que faz ligar ou desligar o motor.
- O sistema tem que ser ligado nesta ordem, senão ou fica sempre ligado ou então as escovas não voltam automáticamente para a posição de repouso quando desligas na manete/botão.
- No meu caso o motor limpa vidros original só tem uma velocidade.
- O comando é feito por uma manete fixa na coluna de direcção junto ao volante (lado oposto da manete de pisca). Esta manete é igual à da Diane e 2CV.
- O botão que falas, originalmente seria para ligar e desligar a sofagem (2 velocidades). Os ultimos Cournil (meu caso) já tinham o botão no Y da sofagem, mas os anteriores tinham o botão de comando no lugar que referes.
- Se quiseres adaptar um botão nesse lugar em vez da manete junto ao volante, basta que seja um botão ON-OFF. Podes encontrar um botão com as medidas certinhas e com o simbolo indicado numa casa de peças. A marca/Fabricante do botão é FAE.
Se tiveres alguma dificuldade manda-me uma PM ou liga-me que isso resolve-se na boa.
Tel: 96 477 21 50
cUMMprimenTTos
Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu