• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

motor limpa para brisas

minieUMM

UMMzito
Registo
10 Set 2007
Viva a todos!
Mais um pedido de ajuda, ao montar o meu motor do limpa para brisas deparei-me com os fios dessoldados.
Será que alguém tem uma foto em que se perceba a cor dos fios e onde ligam? Ou um esquema que ajude na ligação.
Eu sei, é quase pedir que venha um electricista cá a casa:p mas conto com a vossa preciosa ajuda.

abraçUMM

minieUMM

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro :)
Trata-se de um Alter ou Cournil?
Se for Cournil posso ajudar-te com todo o gosto. ;)
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Bons dias
Essas pick up está prás curvas ou não?
O David não tem um igual? O motor dos limpa vidros deve ser o mesmo!!!

João Luís Pinho - JoaUMM
Alter Turbo

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sei que o motor do vidro trazeiro do UNO tem aplicação directa.

Talvez por aí consigas ver as ligações correctas e evites as "pataniscas".

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
O meu motor do limpa para brisas do cournil deitou fumo e finou-se! Arranjei dois da Diane que são iguais mas não sei ligar aquilo (a parte elecrica). É que a machine já chegou com ele desligado . Ou seja:
Tenho os dois fios que ligam ao motor junto do para brisas.
Tenho um interruptor sem fio nenhum ligado (O interruptor inferior entre o conta quilómetros e o outro mostrador.
Esse interruptor que para todos os efeitos está partido, era de duas posições.
Questão:
Será esse o interruptor?
Que tipo devo comprar? apenas on e off? ou aquilo dá duas velocidades?
Depois vou tentar achar os fios no meio daquele spaguetti todo.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

O motor limpa vidros da Diane é igual ao do Cournil?
Eu tive que substituir o meu e não era igual.
O meu é um SEV-MARCHAL e vi os da Diane e não eram iguais ou então fui mal informado.
Se forem mesmo iguais, diz-me onde compraste para eu comprar também porque eu não confio muito no meu (já está muito usado :disappointed_relieved:).

Em relação às tuas dúvidas:
- Os dois fios que ligam no motor são de corrente, sendo a massa feita ao chassis pelo próprio corpo do motor.
- Um dos fios tem corrente permanente com a ignição ligada.
- O outro fio vem da manete/botão que faz ligar ou desligar o motor.
- O sistema tem que ser ligado nesta ordem, senão ou fica sempre ligado ou então as escovas não voltam automáticamente para a posição de repouso quando desligas na manete/botão.
- No meu caso o motor limpa vidros original só tem uma velocidade.
- O comando é feito por uma manete fixa na coluna de direcção junto ao volante (lado oposto da manete de pisca). Esta manete é igual à da Diane e 2CV.
- O botão que falas, originalmente seria para ligar e desligar a sofagem (2 velocidades). Os ultimos Cournil (meu caso) já tinham o botão no Y da sofagem, mas os anteriores tinham o botão de comando no lugar que referes.
- Se quiseres adaptar um botão nesse lugar em vez da manete junto ao volante, basta que seja um botão ON-OFF. Podes encontrar um botão com as medidas certinhas e com o simbolo indicado numa casa de peças. A marca/Fabricante do botão é FAE.

Se tiveres alguma dificuldade manda-me uma PM ou liga-me que isso resolve-se na boa.
Tel: 96 477 21 50

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Amigo Marcelo.
Talvez encontrasses um modelo de Diane diferente. Os dois motores que arranjei são SEV-MARCHAL conforme se pode ver na foto. Arranjei ainda uma caterva (8) de hastes e escovas do limpa para brisas da Diane e da peugeot 404 que tem as estrias rigorosamente iguais ás do cournil variando as hastes no comprimento ( as da Peugeot são mais compridas, mas podem ser cortadas.)
Podes ver nas fotos os motores adquiridos (os dois pretos, mais as hastes e escovas ) (40 euros) E também a foto dos fios do motor e do botão que não está a fazer nada já que a chaufagem tem botão próprio. Se ambos os motores estiverem em ordem poderei oferecer um. Existem hipóteses de arranjar outros mais baratos se houver um pouco de sorte.

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
(Eça)

Cumprimentos
PFK
Brummble

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Alguem me consegue arranjar os braços que ligam ao motor do limpa para brisas assim como o pingalhete que os segura as escovas?

cUMMps

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Passo a informar a quem interessar os custos de um conjunto novo de origem completo do limpa-vidros:

1640802 HASTE PORTA ESCOVAS ENCAIXE U032........3.......14,76...10,0%.......39,85
1640307 CONJ.TIRANTES AR-2 ...........1 ......129,87..10,0%...116,88
1640803 HASTE PORTA ESCOVA PORCA U032................3....15,42...10,0%...41,63

Fornecedor: EUROPEÇAS

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Aproveitando este tópico, estamos aqui a tentar resolver este enigma. Alguem sabe onde devo ligar este fio? trata-se de um cournil de 83. O motor do limpa vidros parece nao funcionar, nao sabemos se é de um fusive que esta em falta, se é do motor, se ó do interruptor. Mas a verdade é que existe um fio desligado, mas ligando no parafuso acima não faz qualquer diferença.

[/URL]

Carripana on the way ...

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Os 2 terminais do motor limpa vidros são ligados da seguinte forma:
Um dos terminais liga ao positivo permanente com corte de ignição.
O outro liga ao positivo que vem da manete de comando.
Para testar o motor, basta ligar um dos terminais ao (+) da bateria e ele tem que rodar, caso contrário está avariado.
Da forma que está na foto, o motor não está ligado a nada.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by mjcm

Boas Companheiro

Os 2 terminais do motor limpa vidros são ligados da seguinte forma:
Um dos terminais liga ao positivo permanente com corte de ignição.
O outro liga ao positivo que vem da manete de comando.
Para testar o motor, basta ligar um dos terminais ao (+) da bateria e ele tem que rodar, caso contrário está avariado.
Da forma que está na foto, o motor não está ligado a nada.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

olá, desculpa a minha ignorancia, mas quando falas em terminais estas a referir as duas porcas onde está ligado um dos fios? não? em caso negativo onde estão os terminais? Se ligar directamente ao + da bateria para testar não devo usar um fusivel? não vá o diabo tecelas? obrigado.

Carripana on the way ...

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Sim os terminais do motor são as porcas onde está ligado o fio.
Sim podes colocar um fusivel, mas não é necessário para efectuar o teste.
Para testar, basta encostar o fio (sem apertar) e logo vês se o motor mexe alguma coisa ou não.
Ligas um fio a uma das porcas do motor e com a outra ponta vais tocando no borne positivo da bateria.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

Top Inferior