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Motor Ford Scorpio 2.5TD

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Já alguem substituio o motor de um UMM por um de um Ford Scorpio? se sim que alterações foram necessárias implementar para esta alteração/adaptação? Tenho em mãos um Ford Scorpio 2.5TD para colocar no menino mas queria estudar ou procurar informações sobre esta alteração.

Carripana on the way ...
 
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26 Out 2007
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ola
Pelo que ja ouvi falar esse e igual so tens de alterar algumas coisas simples tipo bomba de agua etc

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas Fante

Quando andei à procura de um motor também estive de olho em um igual a este. Aparentemente é igual. EM termos de montagem não sei de dá para aplicar directamente mas pelo que li na altura são compativeis.
Vai com o teu UMM junto do motor que tens em vista, comparando os dois lado a lado é mais fácil dicidir.

Cumprimentos
Hernani
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Senhores, qual a dificuldade ?
è ver qual a ref do motor no Scorpio que deve ser um XD3T qualquer coisa.
SE for um Indenor XD3?? dá de certeza sem alterações.
Outra coisa: o 2.5TD é de 94cv e deve vir com uma BI Lucas.
Para tirar dúvidas não há melhor que ir sempre aos sites dos fans de cada marca que neste caso é o seguinte link: http://www.fordscorpio.ee/eng/?page=diesel

Espero ter ajudado.



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 

Fante

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5 Out 2008
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Kingstar, as referencias no bloco do motor não tem nada a ver com a numeração dos peugeot. Amanha já posto umas fotos da numeração do bloco. Efectivamente tem uma BI lucas e supostamente tem 94CV. Visualmente é muito identico mas em termos de referencia/numeração nada de nada. Mas como disse amanha há fotos.

Carripana on the way ...
 

Fante

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5 Out 2008
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Eu e estas coisa de colocar imagens às vezes é quase para esquecer. Então aqui ficam as fotos, se alguem reconhecer alguma peça agradecia. Como podem verificar a numeração/referecia nao tem nada a ver com os moteres Peugeot/UMM, embora visualmente são identicos (acho eu). O Amigo Marcio já deu uma espreitadela ..
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Carripana on the way ...
 

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Como podem verificar a ventoinha de refrigeração não está na bomba de agua mas sim mais abaixo. A propria bomba de agua presumo que seja diferente daquelas que veem nos UMM. Ei não posso confirmar pois tenho um 2100.



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Carripana on the way ...
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,

O que tens de mudar é:

Bomba de agua, tampa das valvulas, tampa da distribuição,a bomba da direcção assistida, o carter, a valvula de temperatura,a cloche da caixa de velocidades, os apoios do motor e passar a vareta para o lado da bomba injectora os fords usam o motor direito como os alter 1. Dá um bocadinho de trabalho mas consegues coloca-lo la dentro.



UMM abraço
Samuel Sousa

 

TEBI

UMM
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6 Set 2006
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Só agora reparei no tópico...isso dá na perfeição, como alguém já aqui disse, dá um bocadito de trabalho, o bloco em si é todo igual, depois tens que mudar por(ex) os apoios de motor, bomba agua, tampa válvulas tampa de distribuição etc, etc. a numeração não é igual porque isso é um indenor montado num Ford, logo a numeração nada tem a ver com peugeot....

O meu pai ainda reparou uma maquina dessas....e se não me engano ainda deve estar parado num "barracão" ali para os lados de Torres novas, o Sr era emigrante, teve uma doença grave e deixou de conduzir, acabou por ficar em França, acho que já faleceu...vou ver se consigo contactar o filho.


Esse motor também esta presente, num furgão (daf) um modelo de carrinha tipo (iveco) nunca se viu muito em Portugal.

UMM abraço
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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United Kingdom
Eh pah por acaso tb me estava a passar despercebido este topico e junto mais duas perguntas:

O meu irmao mais novo estavamos a almocar no domingo passado e ele teimava que o Citroen CX usa o mesmo motor tambem?

E relacao a carrinha DAF TEBI - Sergio, nao sera LDV? ...muito parecida com algumas DAF...mas eu creio que estas a falar das LDV (fabrico ingles) que por vezes eu estava parado nos semaforos e escutava o trabalhar dos motores Indenor ao meu lado mas quando olhava via uma carrinha...eu achava estranho ate depois realmente confirmar que as LDV em modelos "antigos" usava motores Indenor...mas DAF por acaso nao sabia, confirmam isso?

(a LDV ja fechou no inicios deste ano)

Boa sorte com as mudancas.
Carlos Pires


 

Dias

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16 Mai 2007
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Boas
se queres colocar esse motor no teu UMM e se a montagem for feita em casa sem recorrer a um mecânico não tenhas receio, quanto a componentes a trocar de posição ou de um motor para o outro a forma mais fácil é retirar os dois motores e cá fora faz a mudança dos componentes copiando pelo motor que está no UMM.
Quanto à tampa das válvulas eu não a trocava porque a nível de respíros estes já estão devidamente colocados.
Bomba de água retirava a do motor do UMM para colocar nesse para que a poli da ventoinha encaixe, mas antes de montar verificava as palhetas da bomba se fossem iguais mantinha a do UMM caso contrário trocava as palhetas da bomba do Ford para a bomba do UMM.
Caixa de velocidades /motor: se for caixa de 4 de ferro terá de retirar o volante do motor para colocar a coloche e o volante do motor do UMM (é maior).

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
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tteventos

UMMzito
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13 Jul 2007
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Olá,
De facto esse motor deve ser um XD3T, o motor da DAF Leyland 400 também é um XD3T, neste momento estou a montar um no meu umm atmosférico de 92, quer dizer já está montado fiquei foi sem bateria para o por a trabalhar, dá um bocado de trabalho, eu apliquei os tubos do respiro e do escorrimento do óleo no carter do atmosférico, mudei a tampa da distribuição, deixei ficar a bomba de água original do motor, tive que tornear a poli da bomba de água, aplicar toda a tubagem do radiador de água, fazer uma nova entrada de ar no colector de admissão para aplicar um intercooler, fazer um tubo de escape novo, recortar o apoio do motor ld. direito para o turbo caber lá e amassar um pouco o compartimento do motor para ter espaço para o colector de admissão, ainda falta acabar o tubo de escape.
Espero amanhã ficar com o motor a trabalhar!

Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
 

Fante

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5 Out 2008
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quote:Originally posted by tteventos

Olá,
De facto esse motor deve ser um XD3T, o motor da DAF Leyland 400 também é um XD3T, neste momento estou a montar um no meu umm atmosférico de 92, quer dizer já está montado fiquei foi sem bateria para o por a trabalhar, dá um bocado de trabalho, eu apliquei os tubos do respiro e do escorrimento do óleo no carter do atmosférico, mudei a tampa da distribuição, deixei ficar a bomba de água original do motor, tive que tornear a poli da bomba de água, aplicar toda a tubagem do radiador de água, fazer uma nova entrada de ar no colector de admissão para aplicar um intercooler, fazer um tubo de escape novo, recortar o apoio do motor ld. direito para o turbo caber lá e amassar um pouco o compartimento do motor para ter espaço para o colector de admissão, ainda falta acabar o tubo de escape.
Espero amanhã ficar com o motor a trabalhar!

Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
~

Olá Fernando, tambem estou a ver se o dito motor vai caber no estreito espaço do UMM, ainda não tirei medidas mas a verdade é que tambem acho que vai ser preciso haver cirurgia ....

Neste momento ainda estou em fase de "adaptação visual" ou seja, a ver o que deverá ser feito/adaptado. Quando puderes posta ai umas fotos para o pessoal ver como ficou sff, obrigado.


Carripana on the way ...
 

espanhol5

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14 Set 2009
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epah voces falam de motores como eu nunca vi!!!! lool:D li isto tudo e na percebi nada... loolbom eu de motores não percebo nada, mas parece me muito igual...;)



Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..


Pedro Santos
961268217

 

Fante

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quote:Originally posted by espanhol5

epah voces falam de motores como eu nunca vi!!!! lool:D li isto tudo e na percebi nada... loolbom eu de motores não percebo nada, mas parece me muito igual...;)



Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


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Pedro Santos
961268217



As aparencias iludem, meu caro. Efectivamente eu tambem sou um amador nestas coisas, mas pelo que já vi efectivamente bloco e Cabeça são iguais, tirando as referencias é claro. No entanto carter, bomba de agua, motor de arranque (não tenho a certeza), servofreio (não tem, é electrico e não está acopolado ao motor) são diferentes. dai a necessidade de serem alterados/substituidos.


Carripana on the way ...
 

Fante

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ainda não, estou a tratar agora da chapa. O motor quando frio estava a fazer muito fumo branc. Não me perguntes como mas estive a mexer na bomba e qual não é o meu espanto, agora já não faz fumo, nem branco nem preto, ficou no ponto, isto graças às dicas do Amigp Marcio que falou me no tal cabo que tempos nas nossa bombas Injectoras e que muito facilmente deixam de trabalhar ou que funcionam mal. Acho que foi o meu caso. Agora como disse é tratar a chapa e depois o motor.




Carripana on the way ...
 

Fante

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Com o tratamento da chapa em avançado estado de recuperação voltei as atenções para a alteração do motor. tenho uma pequena / grande duvida... os colectores, como podem confirmar abaixo, acho que os colectores do scorpio são mais largos que os de origem, estive a medir, e desde o motor até ao colector de ar/turbo são 20 cm, que penso ser um tamanho superior ao espaço disponivel. Agradecia que se alguem tiver disponibilidade de medir qual o tamanho/medida normal dos colectores de um motor turbo umm ficava muito grato, ou seja, a distancia entre o motor e o colector do turbo, obrigado.




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