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Motor de arranque

pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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Ora bem, depois de um longo periudo de ausência (PedroAlcanena ainda não me esqueci que tenho um brinco para devolver :p) e do BichUMM estar parado desde Setembro,não tter o selo em dia nem inspecção desde Outubro, vou finalmente começar a reparação do "gajo". Para já vou começar pelo motor de arranque e, como os problemas são todos da mesma zona (abrirei outro post na secção da caixa de transferências), vou retirar aquela "maldita" tampa que fica entre os bancos da frente (da qual alguma dica para a retirar com "facilidade" é bem vinda) para mandar ver o motor de arranque, daí este post e algumas perguntas. Primeiro: gostava de saber de onde se saca os desmultiplicados para pôr nos nossos meninos? Segundo:Se me der na vineta de cortar uma escoltilha para acesso ao dito cujo e arranjar uma tampa amovivel e devidamente "acondicionada ao buraco" será que dá imbirração na inspecção?

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Nos UMM's Cournil tens uma tampa que logo ligaçao ao motor de arranque e filtro de oleo, mas prontos a UMM nesse aspecto regrediu ao fabrica o Alter.

Nao precisas tirar as tampas para tirar o motor de arranque, com ferramenta e um pouco de paciencia aquilo sai tudo, pois para tirar as tampas tens que levantar o tablier, desligar os tubos da agua que vao a chaufage o que leva a que quando montares teras que sangrar o circuito e tens que andar a desafinar o travao de mao.
O motor de arranque tiras com calminha sem tirar isso tudo e desmontas, vez o que precisa e qualquer casa de peças vende peças para isso

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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quote:Originally posted by show_time

Boas!

mas prontos a UMM nesse aspecto regrediu ao fabrica o Alter.


Essa informação não é a correcta. A chapa central (onde prende a solfagem) é diferente em ambos os modelos. No cournil só tens uma chapa ente o habitáculo e o motor, logo a solfagem dá directamente para o vão do motor. Dessa forma sente-se mais o calor, os cheiros e o ruído dentro do habitáculo.

No Alter essa chapa foi modificada, passando agora a ser um canal que vai buscar o ar ao exterior (pela grelha do capot). Assim algumas das (más) características que referi anteriormente foram minimizadas, contudo trouxe como consequência a impossibilidade de se poder aceder tão facilmente ao motor de arranque.

Para quem sabe e tem a ferramenta adequada (e a paciência) consegue desmontar o motor de arranque por baixo (e até as caixas!). Para nós, os curiosos, lerpamos a ter que desmontar o interior quase todo do UMM.
 

bruno-991

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Com calma por baixo desapertas o M.A. por cima tiras o filtro de óleo, desligas os fios e puxas o gajo para cima.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Falaram em tirar o Sr. motor de arranque?

Nisso acho que já estou a ficar especialista, em 10 anos já tive que tirar o do meu UMM duas vezes.:dizzy_face::dizzy_face:

No meu caso e porque sou um simples curioso optei por tirar os bancos, o tablier, a chapa do chão e a da choufagem, é certo e sabido que há métodos menos evasivos mas na minha opinião esta ainda acaba por ser uma das melhores maneiras de se fazer um bom trabalho, uma vez que tendo tudo desmontado é muito mais fácil trabalhar e sempre se aproveita para fazer uma boa inspecção a algumas coisas do jipe que doutra forma não seria possível!

Quanto à questão de abrir uma escotilha lateral no alter, à semelhança do cournil, julgo não se justificar porque depois de fazer a escotilha não se consegue aceder com facilidade ao motor de arranque por causa dos tubos de alimentação e retorno de gasóleo, dos tubos da bomba injectora, do corpo do filtro de óleo e respectivos tubos e em alguns casos mais o tubo de respiro da caixa de velocidades!

Este é o cenário negro de quem tem um UMM turbo e precisa de tirar o motor de arranque, não sei se nos atmosféricos fica mais fácil!

Abraço.;)



 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Em 7 anos já mexi no MA umas 5 vezes. Sim, sei que tenho tido pouca sorte...:D Portanto a minha experiência leva-me a optar por retirar o MA grande pelo interior. O pequeno facilmente se tira pela baia do motor.

O MA desmultiplicado pode ser sacado de uma 505 posterior a 90 ou 91 mas atenção ao carreto. Na secção de "Peças compativeis" coloquei dados em relação ao carreto adequado.














A minha melhor amiga...
 

joaquim santana

UMMzão
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4 Jan 2007
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boas
bem eu como "catedratico" no assunto,(desde que tenho umms devo ter desmontado ummas 20 vezes pelo menos!),acho que o melhor mesmo é rezares antes 10aves,e para facilitar a sua remoçáo tiras o filtro oleo,desapertas o conjunto do filtro do gasoleo..atenção eu faço isto,mas é so para facilitar!
1º tudo desligas a bateria,depois desligas os fios do motor de arranque.
depois arranjas umma chave de luneta metes na parte que tem a porca(por cima)deixas de modo que ao desapertares com o roquete por baixo a chave de luneta ao rodar fique a "bater" para segurar a porca.
importante,faz isso durante o dia.pq a noite mesmo com gambiarra é mais manhoso!
qualquer coisa apita!

 

pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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depois de um arduo dia a dar cabo das mão e encurtar o caminho para o inferno atravé de erezias proferidas contra tudo quanto é mais sagrado, consegui tirar dois dos três parafusos faltando o que fica encostado ao chassi. Preciso de ideias para o retirar antes que aplique uma receita caseira (5 litros de gasolina e um fósforo). Obrigado.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Boas Paulo:
Muita calma e uma boa dose de paciência, e verás que é fácil, só custa a primeira vêz.
Bom trabalho.

 

pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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Alguém me pode dizer se existe desmultiplicados ( motores de arranque dos pequenos) já com o bendix igual ao nosso retirados directamente das 505?

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

pinhas

UMM
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16 Set 2010
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Paulo, conta o número de dentes do bendix que tem o MA (grande), só assim podes solicitar ajuda, já sabes que o veio do MA grande (avariado) tem espessura de 14mm.
Pelo que me informei ontem penso que terás de continuar com o mesmo número de dentes, mas como é um ALTER II, é melhor alguém mais destro do assunto dar a sua opinião.
Vê se reparas o BichUMM rápidamente, se não vais levantar muito pó!!!!! Hihihihi
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by pajomoro

Alguém me pode dizer se existe desmultiplicados ( motores de arranque dos pequenos) já com o bendix igual ao nosso retirados directamente das 505?

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96


Como tinha escrito acima, coloquei os dados do carreto na secção de peças.

Segundo me recordo o carreto normalizado para o UMM é o carreto 11/9, mas nada mais simples e uma vez que tiraste o teu MA fora é contares o número de dentes e a espessura do carreto.

Podes ter a sorte ao comprar um MA pequeno com um carreto igual.














A minha melhor amiga...
 
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