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motor atm por turbo

Gatumm

UMM
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5 Mai 2009
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Boas,
Talvez ja haja topicos abertos com esta questão, mas cá fica na mesma.

É possivel trocar um motor atm por um turbinado e manter a mesma caixa de 4 de ferro?

Que é necessário?
Alterações?
Ventagens e desvantagens?

Cummprimentos

UMMundo à parte....
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Ser possível é, mas tendo em conta o trabalho que uma intervenção dessas exige, ficas melhor servido se colocares um motor turbinado já com caixa de
5 velocidades...
Se for para um alter 1 penso que não dá para colocar lá um motor turbinado por causa da diferente inclinação de trabalho dos motores!
O motor do alter 1 trabalha na vertical enquanto que o alter 2 sofre uma ligeira inclinação!
Sem essa inclinação não sei se é possível acuplar o motor, mesmo que dê não sei se mecãnicamente é funcional!

 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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sim, é possível! o Neiro tem essa solução no carro, o cournil branco que esteve no passeio de Fagilde. penso que o cournil do volino tb seja caixa de ferro.

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 

Gatumm

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5 Mai 2009
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Obrigado aos dois.
O Volino montou um turbo no atmosferico.creio que foi isto. O Neiro não sei. Vou tentar falar com ele

UMMundo à parte....
 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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e possivel sim tem de se alter a furaçao e fazer novos suportes de motor a fim de inclinar o motor..ja ca foi feito umas 2 vezes com o motor a funcionar direito, tenho fotos de um cournil com o motor direito e caixa de 4...lembro me que aquilo estava qualquer coisa de descomunal.
UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 

Gatumm

UMM
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5 Mai 2009
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Mas sabem dizer-me que alterações, alem da inclinação do motor, tenho mais a fazer. Por ex. A acopulação da caixa ao motor é igual?
Peço desculpa pelas perguntas mas como por aqui tenho resposta para tudo;) antesde precipitar mais vale perguntar.
Encontrei um motor a bom preço e aparentemente em bom estado.
Não perco nenhuma fortuna na aquesição do motor, mas também queria evoluir e não regredir na alteração. O meu jipe satisfaz-me. Gosto bastante da "força" da minha caixa de 4. O turbinado seria para lhe dar um pouco mais de "alma" num obstaculo mais ingreme. Não me preocupa velocidade de ponta nem nada parecido. Gosto muito de conduzir. Quanto mais devagar for, mais tempo conduzo;)
Todas as vossas ideias, palpites, opnioes serão levadas em conta e devidamente respeitadas.
Antes de mais obrigado

UMMundo à parte....
 

mrbooo

UMMzito
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20 Mar 2009
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Fazes isso sem problema nenhum e muito facil, so tens que alterar o carter e bomba de oleo para o modelo atm, trocar o volante do motor e aquela acoplação que esta presa com 3 parafusos no atm e o resto o serviço fala por si, deixa-te la dessas inclinações de alter I ou II. O principal mesmo é carter e bomba de oleo o resto logo se ve como tem que ser montado, nada de especial o meu alter I foi feito assim no alter II como ja tem cx de 5 foi so montar.
 

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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boas Sérgio

O meu Alter I, também era atm como o teu e já lá tem um motor turbo á mais de 3 anos, não implica alterações difíceis é quase tirar um e meter outro
o volante de motor é o mesmo
O carter foi o mesmo durante bastante tempo, só recentemente coloquei o de um Cournil (pela sua inclinação e maior capacidade de óleo) pois em inclinações mais violentas a luz de pressão de óleo acendia, aproveitei a troca de carter para alterar o chupador da bomba de oleo (aumentar o comprimento para ir buscar óleo mais abaixo)
Podes também ter que dar um pequeno corte na longarina (mesmo pequena)
para o turbo não tocar na mesma, mas isto depende do turbo e coletores que colocares
Se for um 2.5td a acoplação á caixa é direta, se for um 2.3td só tens que verificar se é de 8 furos a acoplação á caixa

Vantagens-mais força, menos perda de potencia em subidas

Desvantagens-maior temperatura funcionamento de motor, radiador atmosferico pode ser insuficiente quando submetido a grande esforço ou em dias de temperatura elevada

 
Registo
30 Mar 2006
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A Pantera cor rosa, é Alter 1, e tem o 2.5td, a única coisa que tive que trocar foi o volante do motor, e o sítio dos apoios do motor no proprio motor.
O motor está na vertical e até agora nunca acendeu a luz do óleo, o radiador tb é do Atm. é obvio que não posso abusar muito, mas já anda assim a 5 anos 90% de monte :pe até agora não se passa nada .
Com a cx de ferro de 4 esgota mt facilmente mudanças, a 80 já vai quase a desintegrar-se:D, mas é um bicho de força;)


 
Registo
29 Abr 2012
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Boas , a situação pode melhorar trocando as relações dos diferenciais pelas do turbo , aumentando o rácio e ficando um pouco mais solto e aplicando um over-drive mas realmente entre o over-drive e montar as caixas de 5...eu montava as caixas de 5 .
Se não for para andar muito em estrada ,eu deixava como está,tudo depende do uso.

Alcobaça

[email protected]
 

Gatumm

UMM
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5 Mai 2009
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Boas,
Antes de mais obrigado pelos comentarios.
Vejo que ha opnioes diferentes entre o ser dificil e facil:)
Contudo pelo preço vou adquirir o motor. Depoia falo com o sr. Almiro (cheiraaventura) para darmos inicio ao projecto:)
Alguma coisa hade sair de lá;)

UMMundo à parte....
 

Gatumm

UMM
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5 Mai 2009
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Nao sei Passarinho. Ainda nao fui aos pormenores. Apenas vi o motor e estava embrulhado em plastico "filme".
Esta semana é que vou ver tudo ao pormenor e fazer negocio

UMMundo à parte....
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas

O meu cournil ja teve motor 2.5td e caixa de 4
Existem alguns detalhes a acrescentar/corrigir.

No caso do cournil tens sempre que arranjar um volante de motor do alter 1 devido a furacão do mesmo ser diferente da furacão do motor 2.5, no alter 1 se for2.5 de origem não há stress e so arranjar o motor turbo neste aspecto.
Depois o ideal e teres os dois fora e descascares tudo o que são periféricos menos injecção e turbo e tentares colocar o turbinado o mais semelhante com o teu original para facilitar a montagem, por saberes o estado e teres o menos número de adaptações a fazer desde, depressor, Alternador etc.

Depois tens ainda o cárter e vareta de óleo, estes dois convém mudar mas não e imperativo, faço trial com um motor 2,5 com cárter e vareta do alter 2 e nunca tive stress mas convém trocares até para teres medições mais exactas dos níveis. A bomba de oleo convém alterares o chupador, um torneiro acrescenta isso na boa.

No motor turbo tens que obrigatoriamente ter bomba agua de 4 pás senão vais queima lo rápido, e uma diferença da noite para o dia.

Para finalizar vais ter que adaptar os tubos de ar e optar por colocar ou não intercooler.
O escape tem que ser outro devido a largura e ao encaixe.
O oleo passa a ser 10w40
Se a tua embreagem for daquelas que parece cortiça deita ao lixo e compra uma das normais de ferodo senão vais ter problemas cedo.
Senão fores usar sofagem mete os turnos de agua a mesma para teres mais circulação de agua e coloca uma ventoinha eléctrica auxiliar.

O turbo se for o original montado nos umm não há problema nenhum encaixa na boa, so tens de rodar o lado frio contra o bloco um pouco desapertando 4 parafusos. O garret dos 2.3td e que a Malta diz que bate na chapa nos cournil.
O garret não e mau, há quem diga que e grande mas eu discordo, o enchimento dele e rápido se tiveres uma bomba injectora bosch.

Se for um 2.3td há de vir com bomba e injectores bosch e garret, ficas com um kit muito melhor do que se montares um 2.5 td do umm que traz a bomba Lucas que pessoalmente não gosto nada.

Ambas as soluções tem vantagens e desvantagens, qualquer e boa!

Neste momento ando com 2.5td bomba bosch, caixa de 5, ja tive um kkk16 híbrido, ja tive um kkk14 e agora tenho um kkk16 de origem.
Todos eles são bons, boas apostas para p umm.

CUMMps
 

Abreu

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25 Mai 2009
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A adaptação é directa. Podes no entanto ter mais dificuldade se for um motor 2.3 TD em que o turbo garret é maior e pode tocar na carroceria, nada que não se resolva. Um motor turbo com caixa de ferro é uma combinação muito boa, no futuro podes pensar num overdrive.

cUMMprimentos;
 

Gatumm

UMM
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5 Mai 2009
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Obrigado a todos pelas explicações.

Ok Dias,

ver se esta semana trato disso:)

abraçUMM

UMMundo à parte....
 
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