Boas
O meu cournil ja teve motor 2.5td e caixa de 4
Existem alguns detalhes a acrescentar/corrigir.
No caso do cournil tens sempre que arranjar um volante de motor do alter 1 devido a furacão do mesmo ser diferente da furacão do motor 2.5, no alter 1 se for2.5 de origem não há stress e so arranjar o motor turbo neste aspecto.
Depois o ideal e teres os dois fora e descascares tudo o que são periféricos menos injecção e turbo e tentares colocar o turbinado o mais semelhante com o teu original para facilitar a montagem, por saberes o estado e teres o menos número de adaptações a fazer desde, depressor, Alternador etc.
Depois tens ainda o cárter e vareta de óleo, estes dois convém mudar mas não e imperativo, faço trial com um motor 2,5 com cárter e vareta do alter 2 e nunca tive stress mas convém trocares até para teres medições mais exactas dos níveis. A bomba de oleo convém alterares o chupador, um torneiro acrescenta isso na boa.
No motor turbo tens que obrigatoriamente ter bomba agua de 4 pás senão vais queima lo rápido, e uma diferença da noite para o dia.
Para finalizar vais ter que adaptar os tubos de ar e optar por colocar ou não intercooler.
O escape tem que ser outro devido a largura e ao encaixe.
O oleo passa a ser 10w40
Se a tua embreagem for daquelas que parece cortiça deita ao lixo e compra uma das normais de ferodo senão vais ter problemas cedo.
Senão fores usar sofagem mete os turnos de agua a mesma para teres mais circulação de agua e coloca uma ventoinha eléctrica auxiliar.
O turbo se for o original montado nos umm não há problema nenhum encaixa na boa, so tens de rodar o lado frio contra o bloco um pouco desapertando 4 parafusos. O garret dos 2.3td e que a Malta diz que bate na chapa nos cournil.
O garret não e mau, há quem diga que e grande mas eu discordo, o enchimento dele e rápido se tiveres uma bomba injectora bosch.
Se for um 2.3td há de vir com bomba e injectores bosch e garret, ficas com um kit muito melhor do que se montares um 2.5 td do umm que traz a bomba Lucas que pessoalmente não gosto nada.
Ambas as soluções tem vantagens e desvantagens, qualquer e boa!
Neste momento ando com 2.5td bomba bosch, caixa de 5, ja tive um kkk16 híbrido, ja tive um kkk14 e agora tenho um kkk16 de origem.
Todos eles são bons, boas apostas para p umm.
CUMMps