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Motor 2.1 TD e caixa de velocidades/transferência

zerui

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22 Abr 2010
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Boa tarde,

Muito tenho lido sobre diversas actualizações mecânicas aos nossos UMM's. O assunto bate sempre no mesmo... motor? 2.1TD? 525tds? etc...

Assumindo que o 2.1TD é uma boa solução e que chegou a sair de fábrica em vários modelos, o problema principal da sua aplicação é a caixa de velocidades e a ligação entre o motor e a caixa.

Já há uns tempos que me lembrei disto e que andei a investigar alguma coisa...

Os Vitara e os Samurai 1.9TD vinham com motor Peugeot da mesma série que os 2.1TD, ou seja um XUD... no caso dos Suzuki era o XUD 9 e nos UMM's era o XUD 11.

Visto a aplicação do XUD 11 na caixa de 5 do UMM Alter II não ser "muito fácil", porque não utilizar uma caixa de velocidades e transferências de um Suzuki?

Pelo que tenho lido, são razoavelmente fiáveis...

Já alguém pensou nisto?

Já alguém investigou?

Já alguém tentou?


Cumprimentos,
Zé Rui
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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olá.

- As alavancas da caixa ficariam na mesma posição dentro do habitáculo?

- As desmultiplicações da caixa dos suzuki e do vitara ( jipes mais pequenos e leves ) serão compativéis com as do pesado UMM?


É sem duvida uma questão interessante, e espero que os especialistas em mecanica apareçam por ai dar a sua opinião!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
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..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..."
 
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8 Out 2011
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Não é o rubenfaustino que está a adaptar um motor 2.1td de um Vitara no UMM dele? Não sei se é só o motor se também as caixas... Pode ser que ele passe por aqui a dar a opinião.

Miguel Matias
Alter Turbo 2000
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Sócio nº 278 do Clube UMM
 
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29 Abr 2012
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Oi pessoal, sim em parte foi essa opção que tomei como pode ser visto no meu tópico mais detalhadamentehttps://for-umm.pt/oldthreads/20765https://for-umm.pt/oldthreads/20765 .A aplicação das caixas Vitara também foi equacionada e tive uma aqui na minha oficina para estudar mas o material é mais fraco que a nossa e daria mais trabalho na aplicação.So aproveitei a coloche ,o resto da caixa regressou a um Vitara que é lá que fica bem :D

Reservo-me o direito de não cumprir o novo acordo ortográfico.
Alcobaça

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29 Abr 2012
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Parece que afinal anda para aí muita "obra de inginhiria" por partilhar, o "segredo" é a alma do negócio :D:D:De a tradição já não é o que era, como diz o povo.

Reservo-me o direito de não cumprir o novo acordo ortográfico.
Alcobaça

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batrakiu

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11 Jun 2009
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Olá

Eu tenho dois UMM's com motor xd3te e caixas da UMM, e o curioso é que ambos funcionam...:D:D:D

André Santos
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..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..."
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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:D:D:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..."
 

zerui

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22 Abr 2010
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quote:Originally posted by batrakiu

Olá

Eu tenho dois UMM's com motor xd3te e caixas da UMM, e o curioso é que ambos funcionam...:D:D:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..."

Pois... eu também tenho 2 XD3TE e 1 XD3 lá por caso... e funcionam... pelo menos a maioria das vezes! :)

Mas agora queria juntar um XUD11 à colecção... :) Mas como de origem à venda só há em versão "autocarro", lá vou ter de arranjar maneira de montar um num UMM "curto"... :)


Voltando ao assunto do tópico... um dos problema da aplicação do XUD11 num Alter II com caixa de origem é também a largura do tunel/baia do motor/caixa. Na maioria dos casos obriga a andar a cortar a zona dos pés do passageiro.
Isto é uma das coisas que eu dispensava e que já reparei que a falta de espaço do lado do passageiro para o turbo "só" existe porque do lado oposto "sobra" espaço devido ao alinhamento com a caixa de velocidades.
Isto volta a levar-me à questão da caixa diferente para precisamente compensar esse problema de localização do motor.
Tendo em conta que estas "medições" foram feitas por fotografia, quem já aplicou o XUD11, confirma estas minhas medições ou não? Realmente sobra algum espaço do lado do condutor ou não?

Cumprimentos,
Zé Rui
 

zerui

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22 Abr 2010
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Pronto... tinha que vir o Mário desmotivar... eheheheh

Que dá para montar quase tudo num UMM eu sei... a questão é montar e legalizar. Daí pensar no XUD11 e no 525TDS.

Em tempos cheguei a ver uma "montagem" de um UMM com o 2.1TD - XUD11 e com eixos Patrol (do 260 salvo erro). Lembro de ver isto numa revista tipo a Turbo em 1900 e muitos ou até 2000 e poucos. Era uma espécie de teste ao que se pressupunha na época de ser o sucessor ou evolução do Alter II. Estou farto de procurar esse teste/noticia mas não encontro em lado nenhum... :(

Alguém se lembra disto?
Alguém sabe que caixa de velocidades é que estava aplicada neste modelo?

A outra hipótese que existe já aplicada em alguns UMM's em Portugal e em quase todos os Espanhóis que ainda andam regularmente é mecânica 2.7TD dos Terrano I e II e dos últimos Patrol 260. Neste caso, aproveitar tudo, motor, caixa, eixos, etc... Mas o problema é legalizar algo deste género...
Já alguém tentou legalizar um UMM com motor que não seja o 2.1TD e o 525TDS?

Cumprimentos,
Zé Rui
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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Agora que falas em UMM's de Espanha, eu conheço um que tem adaptado motor DAF, para ser sincero nem sequer vi a adaptação, mas conheço relativamente bem o dono e ele contou-me como fez.

A questão passa por da proxima vez que o ver sacar umas fotos do enterior do compartimento do motor!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..." - Vata.
 

zerui

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22 Abr 2010
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Houve uma série de DAF's que saiaram com o motor XUD da Peugeot... e tinha montagem longitudinal... o unico problema é que a caixa de velocidades desses DAF não dava mais que 80/85Km/h... :(

Cumprimentos,
Zé Rui
 

batrakiu

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Isso não sei, se bem me recordo esse motor aplicado era turbo!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..." - Vata.
 

manuel80

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16 Ago 2008
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quote:Originally posted by zerui

A outra hipótese que existe já aplicada em alguns UMM's em Portugal e em quase todos os Espanhóis que ainda andam regularmente é mecânica 2.7TD dos Terrano I e II e dos últimos Patrol 260. Neste caso, aproveitar tudo, motor, caixa, eixos, etc... Mas o problema é legalizar algo deste género...


Como é que é isto dos motores Nissan?
Alguém já tentou esta alteração?
cUMMpts!
 

markilhas

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devido a um funcionamento do forumm que me deixou muito triste, e me fez estar afastado, leva me tambem a nao abrir ou neste caso mostrar o que e possível se fazer, pois fala-se muito, mas existe muitas aplicações feitas e aqui ja foram 3 diferentes do normal....td27 ok bom motor, agora utilizar o restante material do terrano, bem a saida da caixa para a transmissão da frente e pela esquerda elimina utilizar os nossos eixos sem alterações de posicionamento da bola, atras a saida e ao centro convém utilizar eixos com bola central, os terranos a frente nao tem eixo rigido, por isso utilizaçao dos eixos deles estao fora de escolha, utilizar eixos de origem com as relaçoes curtas em mecanicas que tem relaçoes mais longas tb nao e muito boa ideia para dia a dia, montar caixa gr com motor td 27, melhor ideia, ja se entra em alteraçoes que os eixos tem de saltar fora para algo melhor, e por sua vez e suspensoes etc etc resultado carro ilegal.motor 2.1 nao e ma escolha tem mais cavalos que o td 27, porque montar caixas UMM? existe ainda muitas correntes e material para montar nessas caixs? o preço desse material compensa? existe caixas niponicas de barato valor e de carretos e 5v exemplos patrois 3300 toyotas motor vm....resumindo e baralhando, fala se em motores e suas aplicaçoes e quem faz a aplicaçao fala correta de forma a respeitar divisoes de pesos centramentos angulos de transmissoes e afins?sao varios os aspetos a meter na mesa para avaliar que se vai colocar debaixo do capot.



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