• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

montar um vidro da frente

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
queria recolher informaçoes, de qual seria a melhor maneira de montar um vidro frontal(prabrisas) no UMM.
vou ter de montar um, e queria ver se montava correctamente a primeira para nao aver um segunda:D:astonished: obrigado
abraço

Paulo Alves

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sei que há um truque com um cordel. Mas é complicado de montar. Faz como eu, pedes ao vidraceiro que monte. Ele está habituado e faz isso na boa (ou não:D).

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
o vidraceiro que conheco nao me monta o vidro:disappointed_relieved:.
ate agora sei de 3 hipoteses:
1-meter a borracha no vidro e depois com a ajuda do cordel montar no aro(menos plausivel)

2-meter a borracha no aro e depois com a ajuda do cordel montar o vidro(melhor axo eu)

3-ja ouvi dizer que tambem se monta com a borracha no aro e depois mete-se o vidro a correr de um lado para o outro tipo cassete, e no final mete-se o que sobra do vidro com a juda de um cordel(parece-me que envolve um pouco de esforço e torce um pouco o vidro...)

dai a minha duvida...qual sera o melhor sistema para montar sem partir:dizzy_face:
se alguem viu montar ou ja montou que se prenuncie:cool:

Paulo Alves

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
E não tens nenhum chapeiro amigo? Eles também dominam esses assuntos!:)

UMM abraçUMM

j.aldeia

Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

eduardorego

UMMzito
Registo
5 Mai 2008
Boas, aqui à tempos copiei de um site brasileiro de carochas o seguinte texto:

1º) Você deve ter em mão uma cordoalha (cordinha não muito grossa e em muito fina).

2º) Tendo a cordoalha em mãos partamos então para a ação. Você deve pôla na aba da borracha do lado de fora ou de dentro (analise como a borracha fixa o vidro na janela e escolha o melhor lado). Bom, a borracha deve ser passada por todo o perímetro da borracha/vidro de modo que uma ponta encontre a outra (na verdade deve passar um pouco - geralmente dá-se várias voltas ao invés de uma só). É evidente que uma das pontas (escolhida como puxador) deve ser maior que a outra de modo a facilitar a operação do puxado e extração fácil e suave do vidro.

3º) Feito isso, tudo está pronto para a extração do vidro. Para a operação seguinte você deve contar com um ajudante. Muito bem, você deve puxar a cordoalha (não muito rápido) enquanto o seu ajudante pressiona o vidro ( se você enrolou a cordoalha pelo lado de fora o ajudante deve pressioná-lo para dentro do veículo (cuidado com excessos e cuide para que ele (o vidro) não saia violentamente pelo outro lado podendo assim danificá-lo (mesmo que seja velho).

Colocando o vidro novo

O procedimento é o mesmo:

1º) Use a cordoalha. Envolva a borracha pela cordoalha da mesma forma que a anterior.

2º) Se você na extração o fez pelo lado externo (lado de fora)
agora o fará pelo lado interno ao veículo.

3º) O processo se repete. Enquanto você puxa a cordoalha o seu (a) ajudante empurra o vidro (para fora).

Está em brasileiro :D mas espero que ajude...

Cumprimentos

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Shor paulo, curiosamente o unico que nao montei no meu foi o do parabrisas, mas em todos os outros usei a tua 2ª hipotese e ficou que foi um mimo, sem esforço, sem rasgoes na borracha e sem vidros partidos ou rachados ;)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Era bom que alguém colocasse um video ou link demonstrativo. É muito comum (quase uma sentença) partir o vidro a tentar retirá-lo. Até uma chapeiro meu amigo diz isso!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

eduardorego

UMMzito
Registo
5 Mai 2008
Boas,

Conforme me disseram, no caso de o vidro estar estalado, o melhor é colocar pelicula autocolante dos dois lados do vidro antes de o tentar retirar, de modo a não haver ferimentos :dizzy_face: e assim, no caso de o mandarem cortar a um vidraceiro, já terão o molde. ;)

Cumprimentos

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
eu ja tenho o vidro desmontado na minha posse e o do UMM tambem ja la nao mora:cool:. e so mesmo o acto de montar que me falta...vamos a ver se corre bem.vai ter de ser com muito miminho a ver se ele nao me vai a carteirinha.lolol
vamos la a ver se eu acerto a primeira no sistema ideal de montagem;)
obrigado pelas dicas

Paulo Alves

Registo
30 Mar 2006
Quando montei o meu à quatro anos, estalei-o no último esforço, porque tentei metê-lo de frente, e empurrar a última ponta.

Quando fui à vidreira para me montarem um novo, vi que fizeram como tu descreves na terceira hipótese, mas adicionaram já n#227;o sei o quê para escorregar melhor para dentro da borracha, provavelmente sab#227;o serve.

Boa Sorte

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
ja estive na carglass a pedir orçamento para a montagem do vidro.levavam cerca de 30 e tal euros mais iva so pela montagem,e nao se responsabelizam se partirem o vidro que eu levasse so se fosse la comprado...pronto ate axo justo:blush:.
Nota:vidro para UMM com monatgem e tudo na carglas com iva etc fica perto de 190 euros:astonished:

depois penso para comigo eles tem experiencia mas é em xarutos:D:D:D:D e nao UMM´s(refiro-me so ao vidro da frente) esto mesmo a ver meto la a bomba e depois a montarem o vidro que eu tenho partem-no e por cima tenho que pagar os 30 e tal euros e saio pior do que entrei:D:D:D.
nao eide morrer burro:) axo que vou experimentar montar aquilo mas antes faço um pouco de yoga ou paneleirice zen parecida:D:D para ir la com a maior calma e paciencia do mundo:D:D:D:D:D

Paulo Alves

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Paulo,tens que ter muita calma e sorte,isto é daqueles trabalho que deve ser por quem sabe e é profissional,se todos os vidros do UMM se pôem e tiram sem nenhuma dificuldade o do parabrisas nem parece que foi idealizado por quem construiu UMM´s,ou então estavam a pensar vender logo o aro com vidro cada vez que se partisse o para-brisas:D:D
Se não tens nenhuma pratica,sugiro-te mesmo que vás a um bate-chapa...ou então treina 1º com um vidro das portas:cool:,esse não tens qualquer risco,só tens que ter cuidado nas curvas para não rasgar a borracha com o cordel.
O meu foi montado em Torres Vedras na autorpm e ficou-me em menos de 100eur já com iva!Acho esse preço de 190 um absurdo...mas é uma oficina da moda...:dizzy_face:

O meu foi montado conforme a tua 1ª hipotese,puseram a borracha no vidro,depois o cordel á volta da borracha e encaixaram o vidro no aro.Acho que foi de dentro para fora.

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas Filipe
eu estive a ver essa hipotese de dento para fora mas axo que nao da assim muito jeito visto embirrar no esquema do limpa vidros e na base que e um pouco saida, sobrando pouco espaço...pelo menos foi o que me pareceu.
mas meter de fora para dentro e capaz de ser mais complicado passar o cordel porque a parte de dentro da borracha e maciça logo nao e tao maneavel.
quando chegar o dia D,logo se ve:astonished::8ball::8ball::8ball::D

Paulo Alves

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Eu já desmontei e montei diversas vezes os vidros do cournil, mas quando tive de coloca o meu no alter1 sofri um pouco.
O vidro tem de entrar de fora para dentro, no meu caso com a borracha presa no vidro, encaixei em baixo, fui colocando aos poucos a aba da borracha para dentro com a ajuda de uma chave de fendas não muito afiada, sempre a forçar o vidro para baixo com umas ventosas daquelas rafeiras que existem nas drogarias, encaixando a borracha aos poucos de um lado ora do outro.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Paulo, é vaselina nisso e pimba, quando deres por ti escorregou a borracha, o cordel e o vidro fica que é um mimo :p

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
bOAS

Malta eu e um chapeiro amigo demoramos cerca de uma hora meia pra meter o vidro, e depois a borracha que prende no final ... mas ficou impecavel.
Truque: vaselina a dar com um pau,,, depois muito cuidadinho e paciencia e ele vai lá. (a tirar antes pintar é que estalou, este como era novo foi com muiiita calma)

João Luís Pinho - JoaUMM
Alter Turbo

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
bem...ao retirar o meu..parti-o!
o que acho que é normal, principalmente nos nosso meninos!!!:D

para colocar na oficina arranjaram-me o vidro por...85 oiros, se não me engano, e montamo-lo!
claro que o ghefe tá farto de montar vidros..e passo a contar!

o vidro foi metido de dentro para fora, pois tal como foi dito a bochacha :Dela parte de fora tem aquele rasgo, que parece feitio, mas não é:D, é mesmo para retirar a outra borracha que lá tem!

eramos 3...e a borracha foi primeiro metida no vidro, depois 2 dentro a empurrar...e o chefe por fora a puxar a corda....com cuidao porque a borracha pode ficar cortada!!

se besuntarmos bem, claro que facilita!!!

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Rapaziada, desculpem reactivar este tópico, mas alguém tem dicas complementares para a montagem do parabrisas???

Estalei o meu a desmontar para pintar, agora comprei outro usado mas não queria estalar este também a montar.... HELP!!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Abreu, nada melhor que seguires o exemplo do Pedro.
Tiras do meio do perfil de borracha um cordão de borracha e o perfil fica flexivel para o lado de fora.
Untas bem a borracha onde fica a chapa com o melhor dos "escorregas": vaselina!
Montas o perfil à volta do pb e a toda à volta colocas um cordel ou uma corda de nylon fina (não muito fininha).
Pelo lado de dentro encaixas em baixo ou em cima o dito cujo no parabrisas e pelo lado de fora tem de ficar uma pessoa a meter a borracha puxando o fio devagar para a borracha vir para fora da chapa.
Parece dificil mas não é desde que seja feito com paciência!
Pessoas com os nervos à flór da pele dispensam-se neste trabalho que é melindroso.

Abraço

Top Inferior