• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Montagem de ventoinha electrica

nxummjip

UMMzito
Registo
3 Mai 2010
Mensagens
104
Localização
Portugal
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a montagem de uma ventoinha electrica.

Qual é a de mais facil montagem

Obrigado
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Antes de montares uma "coisa" dessas pensa na real necessidade e nos motivos que te levam a fazer isso.
O carro aquece ???

Talvez haja outros factores a ter em conta..., nunca tive nenhum aquecimento no carro e com este já são 2 UMM que tenho,e a ventoinha de origem continua a ser a mais fiavel.
Verifica o sistema de arrefecimento (incluindo termostato,bomba de água, radiador, a chapa inferior de arrefecimento, o tunel de vento se o teu bichUMM for turbo, etc, pois se não verificares estes problemas, nem a ventoinha electrica te safa...

Abraço
Vitor Rato
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Eu tenho montada no meu Cournil uma ventoinha extra montada na frente, mas n tirei a de origem.
A 2a ventoinha eu ligo com um interruptor quando quiser.
Como tenho o motor turbo com radiador de atmosférico é uma segurança extra.

Mas tudo o que o Vitor disse está certíssimo... verifica o teu sistema primeiro.
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Nuno tenta trocar o radiador para o do turbo (é maior), e não sei que motor colocas-te, mas verifica se tem o tunel de vento (2.5TD), pois sendo uma peça de plástico/fibra é de vital importância no arrefecimento, pois vai canalizar o vento gerado pela ventoinha directamente para o radiador que nos turbos fica afastado (contrariamente aos atmosféricos).

Abraço
Vitor Rato
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Desconheço a razão pela qual procuras esclarecimentos sobre esta matéria, mas como tenho um Alter turbo com ventilação eléctrica vou-te dizer o que me levou a fazer tal coisa!;)

Com a ventoinha antiga nunca tive problemas de aquecimento no motor, mas tive alguns problemas (muitos):dizzy_face: com as correias da ventoinha!

O sistema de correias dos UMMs na minha opinião é muito singelo, logo pouco robusto!:blush:...como fazia muito uso do meu jipe, muitas vezes em condições bastante severas tinha que substituir as correias e rolamento do tensor com muita frequência!

Ao colocar ventilação eléctrica deixou de haver tanto esforço nas correias não só por causa do peso da ventoinha como pelo esforço provocado pelo seu movimento!

Já fiz esta alteração há mais de dois anos e ainda não tive necessidade de voltar a mexer nas correias, coisa que tinha que ser feita todos os anos!

Esta é uma alteração que pode ser feita, mas como deve ser, caso contrário deixa estar como está de origem que não está mal!

Só tenho que te alertar para o seguinte:

Não coloques um ventilador eléctrico “sob dimensionado” nem apenas com ligação a recurso manual!

“Também” podes ter um interruptor que te permita ligar o ventilador manualmente, mas o importante é que ele(ventilador) esteja sempre ligado a uma válvula de temperatura!

Só para teres uma ideia, no meu está uma válvula de temperatura que liga o ventilador aos 82º e desliga aos 69º .

Cumprimentos.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Alô Vitor.

O que dizes no meu caso n dá para aplicar.
O radiador do turbo n cabe num Cournil, daí ter mantido o do atmosférico, e depois o tunel tb n dá porque o radiador está mesmo encostado à ventoinha. Nem sequer é preciso o tunel.
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Ok Nuno.
Se está junto não precisa de tunel de vento, porque o ar é projectado com força suficiente para chegar ao final.

Quuanto às ventoinhas eléctricas, não sou muito adepto para quem leva o carro a "beber àgua" e lama.

Acho que são mais susceptíveis de falhar..., mas colocar duas é melhor do que ter só uma, isto se for respeitado o que o que foi dito anteriormente.

Abraço
Vitor Rato
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Na aplicação da ventoinha eléctrica extra é preciso ter em atenção o sentido de rotação da ventoinha ou o UMM ainda aquece mais.
Não esquecer que a ventoinha original puxa o ar no sentido da frente para o bloco, por isso a nova ventoinha tem que respeitar isso, ou uma anula a outra e depois é o mesmo que n ter nenhuma.
 

nxummjip

UMMzito
Registo
3 Mai 2010
Mensagens
104
Localização
Portugal
Caros UMMistas
Agradeço a todos as contribuições,
O problema é que o UMM Alter II de 2.5D, já tem o radiador velhote, assim estou a pensar em arrnajar um novo. No entanto quando levamos o carro carregado e se circula por exemplo no Alentejo no Verão (45ºC) e o condutor pouco percebe de condução, o carro aquece um pouco mais, ainda que nunca tenha chegado ao vermelho.

A montagem de uma ventoinha auxiliar poderia ser uma solução. Julgo que existe espaço para montar uma.

A opinião/experiência do Mário Machado é muito importante e atendendo a que vou trocar de correias na proxima manutenção.
Agradecia senão der muito trabalho, nos informe qual é a ventoinha que adaptou, e umas fotos da montagem davam geito.

Obrigado

Pedro Dias
 
Top Inferior