Desconheço a razão pela qual procuras esclarecimentos sobre esta matéria, mas como tenho um Alter turbo com ventilação eléctrica vou-te dizer o que me levou a fazer tal coisa!
Com a ventoinha antiga nunca tive problemas de aquecimento no motor, mas tive alguns problemas (muitos):dizzy_face: com as correias da ventoinha!
O sistema de correias dos UMMs na minha opinião é muito singelo, logo pouco robusto!:blush:...como fazia muito uso do meu jipe, muitas vezes em condições bastante severas tinha que substituir as correias e rolamento do tensor com muita frequência!
Ao colocar ventilação eléctrica deixou de haver tanto esforço nas correias não só por causa do peso da ventoinha como pelo esforço provocado pelo seu movimento!
Já fiz esta alteração há mais de dois anos e ainda não tive necessidade de voltar a mexer nas correias, coisa que tinha que ser feita todos os anos!
Esta é uma alteração que pode ser feita, mas como deve ser, caso contrário deixa estar como está de origem que não está mal!
Só tenho que te alertar para o seguinte:
Não coloques um ventilador eléctrico sob dimensionado nem apenas com ligação a recurso manual!
Também podes ter um interruptor que te permita ligar o ventilador manualmente, mas o importante é que ele(ventilador) esteja sempre ligado a uma válvula de temperatura!
Só para teres uma ideia, no meu está uma válvula de temperatura que liga o ventilador aos 82º e desliga aos 69º .
Cumprimentos.