• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Monocontacto de temperatura

Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Ao forumm:
Onde posso comprar um mono contacto eléctrico de temperatura a preço mais acessível, para o Cournil (com 2 ligações/terminais).
Desde já, obrigado!
João

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Se não te safares podes optar por pôr um de uma peugeot 504 com o contacto só de sobre-aquecimento.Depois montas uma sonda de encosto á cabeça universal e ligas lá o fio que vai para o ponteiro de temperatura de origem.É um "desenrascanço" mas funciona bem,e é uma boa alternativa ao preço exagerado da sonda que precisas...


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Filipe:
Obrigado pela sua informação.

Já agora, qual a razão dos dois terminais na sonda de origem?

Falam-me em diversos modelos (4???) de sondas para o Cournil, sabe-me dizer para quem já não tem o motor original (o meu caso), qual será a que eventualmente poderei comprar? (penso ter um 2500cc)

João
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola a razão dos dois terminais é um para o luz vermelha de aviso de auecimento e o outro para o manometro. A valvula do 2.5 e facil de arranjar e penso que até é relativamente barata.

UMM abraço
Samuel Sousa
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
João a razão de ter 2 terminais na sonda é que 1 é o mono-contacto para a luz vermelha no quadrante(sobre-aquecimento),e a outra patilha é uma sonda de temperatura que vai dar indicação para o ponteiro.
Nos UMM estes motores indenor têm as 2 sondas no mesmo corpo(valvula que está na cabeça mesmo lá atrás:)) e nos peugeots 504 a sonda para o ponteiro é montada na bomba de agua,como as nossas bombas de agua são diferentes dos peugeots...
As r(c)aras de encontrar são para os motores 2.3d (xd2p e xd2s)pois a furação para a sonda na cabeça não dá para montar a dos motores 2.5 (xd3).Como nas peugeots 505 já traziam a sonda com 2 bornes(patilhas) e o motores destas carrinhas já são os 2.5d(xd3) é mais fácil encontrarmos a preços acessiveis.
Para o cournil como é 2.3 essas valvulas creio que foram feitas especificamente para a UMM,daí a terem um preço mais elevado.


Filipe Pinheiro
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Já agora o meu Cournil não tem luz de sobre-aquecimento pelo menos não sei dela será que sou eu que sou "cego" ou este modelo não tem essa luz????


AbraçUMM, André Pires
 

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Mensagens
306
Localização
-
Boas noites. Caros companheiros vou aproveitar o Tópico por que ando com uma dúvida no meu Cournil de 83… o ponteiro de temperatura com o carro desligado e frio vai para o meio.. mas quando esta a trabalhar não sai do lado Esq. Contudo o radiador esta bem quente quando se mete a mão em cima. qual será o trabalhar correcto do manometro?

Octavio Freitas
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
O facto de o ponteiro desligado ir para o meio está correcto... não há contacto eléctrico e o ponteiro cai por gravidade.
Agora o UMM trabalhar a frio... isso está mal... deves ter o termóstato avariado. Verifica bem isso, porque o carro trabalhar a frio dá muito desgaste ao motor.
O correcto é o ponteiro estar a meio, e subir um pouco quando o motor aquece, e tornar a baixar depois de o termóstato abrir, e volta o ponteiro para o meio.

Se o ponteiro fica mesmo "agarrado" ao lado esq e nunca mexe nada de nada, então é o manómetro que está avariado.
 

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Mensagens
306
Localização
-
Pois é amigo Nuno, não mexe nada de nadinha :disappointed_relieved: só que não sei onde ver o termóstato montado . Será uns fios desligados?
é que comprei o meu meninumm a um Sr. que estava a restaurar, foi desmanchado e pintado por eles será que ha fios desligados o mal ligados?.... :clown:


podem me dar mais uma ajudinha? :D



Octavio Freitas
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Octávio:

O meu Cournil (83) tem luz de temperatura no c/km (se bem me lembro, na parte de baixo junto à luz ind. de max.).

A válvula de temperatura está montada, na vertical e na parte de trás da cabeça, tendo as suas duas ligações acesso:angry: através do painel junto aos pedais.

Esse mono contacto tem dois terminais, um para a luz e outro para o manómetro de temperatura. Para testar todo o sistema tem que tocar na "massa" com os fios que irão ter á válvula. Se a instalação, o manómetro e a luz estiverem bons, a luz acenderá e o manómetro indicará a max. temperatura. Por exclusão de partes também ficamos a saber que o problema é da válvula (mono contacto).

Se o problema fosse do termóstato e este não abrisse, a temperatura disparava até acender a tal luz vermelha. Se por outro lado ele não fechasse, o motor aqueceria na mesma, mas mais lentamente.

UMM abraço

João

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Se não mexe nada de nada pode n ter nada a ver com o termóstato, mas sim com o interior do próprio manómetro.
Pode ser um fio partido lá dentro. Os fios são muito finos e frágéis e podem partir. Já me aconteceu com um fio do indicador do alternador.
Tens que retirar o manómetro e abrir a peça.
Para abrir o manómetro tem que ser pela frente, retirar o aro cromado e o vidro e tens acesso ao interior.
 

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Mensagens
306
Localização
-
ok muito obrigado a todos vou ver assim que possa.. tirar a chapa devo ter de desligar os tubos de agua do radiador? o nao é essa chapa (radiador de dentro):cool:
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Não é preciso tirar chapa nenhuma,desde que tenhas boa ginástica:D,abres o capot "entras" de cabeça até chegares ao fundo do motor:D e tens acesso á valvula.


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Octávio
A chapa a que me refiro é a que está ao lado do pedal do acelerador, provávelmente tem a sua tapada por uma alcatifa(?), assim, por principio apenas suja as mãos. Agora se quiser "entrar à Rambo" e sujar o resto, é consigo.
UMM abraço
João
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Estava-me a esquecer que os Cournil têm essa "portinhola maravilha",nesse caso é bem melhor só sujar as mãos:D:D:D


Filipe Pinheiro
 

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Mensagens
306
Localização
-
Caros amigos e companheiros, hoje logo pela manha foi mergulhar á Rambo! Estou a brincar. O meu cournil real mente tem uma chapa com 4 parafusos do lado lateral dos pedais, que dá directo para o monocontacto. Agora é assim o que pode ver foi que tocando com um dos fio na massa o ponteiro do manómetro da temperatura vai o Max. Mas quando toco com o outro a luz de sobreaquecimento não acende! Pode estar a precisar de uma lampada nova, certo?
Agora o que fico baralhado é se o fio do manómetro tem posição nos 2 terminais do monocontacto e se tem qual deles é? porque o ponteiro teima em não mostrar o aquesimento.
Filipe é mesmo uma portinhola maravilhosa e ainda bem que a chapa não esta forrada com nada!


Octavio Freitas
 
Top Inferior