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Monocontacto de temperatura

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8 Jun 2006
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Ao forumm:
Onde posso comprar um mono contacto eléctrico de temperatura a preço mais acessível, para o Cournil (com 2 ligações/terminais).
Desde já, obrigado!
João

 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Se não te safares podes optar por pôr um de uma peugeot 504 com o contacto só de sobre-aquecimento.Depois montas uma sonda de encosto á cabeça universal e ligas lá o fio que vai para o ponteiro de temperatura de origem.É um "desenrascanço" mas funciona bem,e é uma boa alternativa ao preço exagerado da sonda que precisas...


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Filipe:
Obrigado pela sua informação.

Já agora, qual a razão dos dois terminais na sonda de origem?

Falam-me em diversos modelos (4???) de sondas para o Cournil, sabe-me dizer para quem já não tem o motor original (o meu caso), qual será a que eventualmente poderei comprar? (penso ter um 2500cc)

João
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Ola a razão dos dois terminais é um para o luz vermelha de aviso de auecimento e o outro para o manometro. A valvula do 2.5 e facil de arranjar e penso que até é relativamente barata.

UMM abraço
Samuel Sousa
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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João a razão de ter 2 terminais na sonda é que 1 é o mono-contacto para a luz vermelha no quadrante(sobre-aquecimento),e a outra patilha é uma sonda de temperatura que vai dar indicação para o ponteiro.
Nos UMM estes motores indenor têm as 2 sondas no mesmo corpo(valvula que está na cabeça mesmo lá atrás:)) e nos peugeots 504 a sonda para o ponteiro é montada na bomba de agua,como as nossas bombas de agua são diferentes dos peugeots...
As r(c)aras de encontrar são para os motores 2.3d (xd2p e xd2s)pois a furação para a sonda na cabeça não dá para montar a dos motores 2.5 (xd3).Como nas peugeots 505 já traziam a sonda com 2 bornes(patilhas) e o motores destas carrinhas já são os 2.5d(xd3) é mais fácil encontrarmos a preços acessiveis.
Para o cournil como é 2.3 essas valvulas creio que foram feitas especificamente para a UMM,daí a terem um preço mais elevado.


Filipe Pinheiro
 

APires

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16 Abr 2006
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Já agora o meu Cournil não tem luz de sobre-aquecimento pelo menos não sei dela será que sou eu que sou "cego" ou este modelo não tem essa luz????


AbraçUMM, André Pires
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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Boas noites. Caros companheiros vou aproveitar o Tópico por que ando com uma dúvida no meu Cournil de 83… o ponteiro de temperatura com o carro desligado e frio vai para o meio.. mas quando esta a trabalhar não sai do lado Esq. Contudo o radiador esta bem quente quando se mete a mão em cima. qual será o trabalhar correcto do manometro?

Octavio Freitas
 

nunumm

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30 Mar 2006
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O facto de o ponteiro desligado ir para o meio está correcto... não há contacto eléctrico e o ponteiro cai por gravidade.
Agora o UMM trabalhar a frio... isso está mal... deves ter o termóstato avariado. Verifica bem isso, porque o carro trabalhar a frio dá muito desgaste ao motor.
O correcto é o ponteiro estar a meio, e subir um pouco quando o motor aquece, e tornar a baixar depois de o termóstato abrir, e volta o ponteiro para o meio.

Se o ponteiro fica mesmo "agarrado" ao lado esq e nunca mexe nada de nada, então é o manómetro que está avariado.
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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Pois é amigo Nuno, não mexe nada de nadinha :disappointed_relieved: só que não sei onde ver o termóstato montado . Será uns fios desligados?
é que comprei o meu meninumm a um Sr. que estava a restaurar, foi desmanchado e pintado por eles será que ha fios desligados o mal ligados?.... :clown:


podem me dar mais uma ajudinha? :D



Octavio Freitas
 
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8 Jun 2006
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Amigo Octávio:

O meu Cournil (83) tem luz de temperatura no c/km (se bem me lembro, na parte de baixo junto à luz ind. de max.).

A válvula de temperatura está montada, na vertical e na parte de trás da cabeça, tendo as suas duas ligações acesso:angry: através do painel junto aos pedais.

Esse mono contacto tem dois terminais, um para a luz e outro para o manómetro de temperatura. Para testar todo o sistema tem que tocar na "massa" com os fios que irão ter á válvula. Se a instalação, o manómetro e a luz estiverem bons, a luz acenderá e o manómetro indicará a max. temperatura. Por exclusão de partes também ficamos a saber que o problema é da válvula (mono contacto).

Se o problema fosse do termóstato e este não abrisse, a temperatura disparava até acender a tal luz vermelha. Se por outro lado ele não fechasse, o motor aqueceria na mesma, mas mais lentamente.

UMM abraço

João

 

nunumm

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30 Mar 2006
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Se não mexe nada de nada pode n ter nada a ver com o termóstato, mas sim com o interior do próprio manómetro.
Pode ser um fio partido lá dentro. Os fios são muito finos e frágéis e podem partir. Já me aconteceu com um fio do indicador do alternador.
Tens que retirar o manómetro e abrir a peça.
Para abrir o manómetro tem que ser pela frente, retirar o aro cromado e o vidro e tens acesso ao interior.
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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ok muito obrigado a todos vou ver assim que possa.. tirar a chapa devo ter de desligar os tubos de agua do radiador? o nao é essa chapa (radiador de dentro):cool:
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Não é preciso tirar chapa nenhuma,desde que tenhas boa ginástica:D,abres o capot "entras" de cabeça até chegares ao fundo do motor:D e tens acesso á valvula.


Filipe Pinheiro
 
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8 Jun 2006
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Amigo Octávio
A chapa a que me refiro é a que está ao lado do pedal do acelerador, provávelmente tem a sua tapada por uma alcatifa(?), assim, por principio apenas suja as mãos. Agora se quiser "entrar à Rambo" e sujar o resto, é consigo.
UMM abraço
João
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Estava-me a esquecer que os Cournil têm essa "portinhola maravilha",nesse caso é bem melhor só sujar as mãos:D:D:D


Filipe Pinheiro
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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Caros amigos e companheiros, hoje logo pela manha foi mergulhar á Rambo! Estou a brincar. O meu cournil real mente tem uma chapa com 4 parafusos do lado lateral dos pedais, que dá directo para o monocontacto. Agora é assim o que pode ver foi que tocando com um dos fio na massa o ponteiro do manómetro da temperatura vai o Max. Mas quando toco com o outro a luz de sobreaquecimento não acende! Pode estar a precisar de uma lampada nova, certo?
Agora o que fico baralhado é se o fio do manómetro tem posição nos 2 terminais do monocontacto e se tem qual deles é? porque o ponteiro teima em não mostrar o aquesimento.
Filipe é mesmo uma portinhola maravilhosa e ainda bem que a chapa não esta forrada com nada!


Octavio Freitas
 
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