• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

molas por cima do eixo

• Iniciador de Tópicos LTmaverick
  • Data de início
L

LTmaverick

Guest
depois de ver um outro UMM fiquei com vontade de meter as molas do UMM por cima do eixo.

e agora a duvida.

Quais os contras dessa operação?

é muito trabalhoso?

tenho que trocar algum material ou o de origem da?

abraço

I commend your courage, but I will show you no mercy!

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Não te metas nisso!!!! Isso só para quem anda no trial ou grandes aventuras!!!

Este assunto já foi discutido aqui no forumm, dá uma vista de olhos!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Vou dar-te um conselho de amigo, não leves a mal. É apenas a minha opinião.

Quanto mais alteramos, mas sujeitamos componentes da máquina a forças superiores a aquelas para as quais elas estavam inicialmente previstas. Pneus mais largos e altos diminuem a longevidade dos rolamentos, levantar o carro diminui a longevidade das cruzetas. Vão te dizer para inclinar os eixos de modo a aliviar as cruzetas, mas não se lembram que assim estão a prejudicar a lubrificação interna do diferencial...

Além do simples passar as molas para cima do eixo, conta também com tubos flexíveis dos travões mais compridos, barra de direcção mais comprida, assim como alterar o apoio da mola no eixo.

Depois, não acredito que gostes de ver o UMM levantado com pneus sem ser de 33 para cima, há que comprar pneus...

Depois segue-se a perda de estabilidade do UMM devido a subires o corpo sem alargar as vias. Pões jantes com off set maluco, ou alargadores (que tens que comprar) e vais a seguir sentir os rolamentos a irem a vida...

Isto para dizer que arriscas a gastar mais dinheiro a médio prazo do que inicialmente pensas. Cada sabe da sua carteira e de si, cada um sabe o que pretende obter da máquina: eu não o farei no meu.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

L

LTmaverick

Guest
esclarecido!! hehe

I commend your courage, but I will show you no mercy!

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Pelas preço das alterações adjacentes todas que essa alteração implica para o veículo ficar com a condução anterior, metes 2 bloqueios arb fica mais barato, poupas a mecânica e ainda passas em sítios que sem eles continuarias a não passar como é o caso de lameiros..

Eu também já pensei bastante em fazer essa alteração para o meu jipe ficar com um cruzamento exagerado, mas o facto do eixo dar a volta a carroçaria só te beneficia se quiseres andar a subir manilhas ou bidons desalinhados, um na roda da frente direita e outra na traseira esquerda, e troca os lados a seguir e volta ao mesmo. Deixas de poder dar gás nas curvas porque pode tombar, deixas de andar inclinações laterais porque vai tombar, continua a atolar na lama, e vai ser ainda mais difícil desatolar.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
A minha opinião é que é asneira. Mas conheço pessoal que tem e não quer outra coisa.
Vantagens é só ganhar altura da carroçaria aos eixos e mais nada.

Quanto aos UMM's de origem é que têm os parâmetros perfeitos, hummmmm... não estou tão de acordo, mas se as pessoas gostam do original, respeito. Existem alterações para melhor, essas só não são possíveis quando o 4x4 ou qualquer coisa já o é perfeito. Ou seja, não é possível melhorar o que já é perfeito.

Abraço.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
So para reactivar o topico nao va alguem ler este topico e ficar ainda na "duvida"...

Por um "expert" UMM segui o conselho de trocar as molas semi elipticas por cima dos eixos dianteiro e traseiro.
Ja la vao uns valentes anos que fiz essa asneira.

Tinha visto o seu UMM com "SPOA" feito e tinha o meu UMM nas suas maos na altura a fazer uns trabalhitos,
(que mais valia estar quieto pois acabou por ser outro familiar desse "expert" a faze-los)
Decidi entao dar uma volta no seu UMM...honestamente parecia um BARCO, mas pensei para comigo talvez fosse da dimensao dos seus pneus ou de alguma suspensao "pasmada"....

Estava assim:

Ficou assim:

O UMM fica altamente inseguro.
E' facto.

Alem de:
1 - Toda a configuracao de transmissoes mecanicas: veios de transmissao / cruzetas ficam sob um esforco maior devido a angulos de inclinacao ainda maior que o de origem. ("subiste" a caixa de velocidades logo a caixa em relacao aos eixos dianteiros e traseiros fica menos ao "nivel" do dos eixos)

Ver foto de seguida:

2 - A barra de direccao tambem vai requerer alteracaoes...pois nao vai "OPERAR" devido as alteracoes de cota, honestamente so mesmo por uma empresa de engenharia ou alguem que de verdade tenha conhecimentos mecanicos e de soldas etc...

3 - O centro de gravidade do UMM altera o que nao e' bom, no entanto se alargasses a "largura" do UMM = largura dos eixos em funcao / proporcao...ainda va que nao va, mas so para adaptares "novos" eixos mais vale poupares a trapalhada em fazeres um "SPOA" = Spring Perch over axle e entao sim toda a fabricacao de metalo mecanica ser ja feita em funcao de novos eixos que ja permitem equipar: travoes de discos as 4 rodas de "origem" nesses eixos + suspensao helicoidal + mais largura total de eixos "vias mais largas" que nos eixos originais UMM

Como neste caso:

Top Inferior