• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Molas - Elipticas e Parabólicas

zerui

Iniciado
Registo
22 Abr 2010
Boas,

Estou com um problema com o meu UMM Alter II Turbo de 90.
O UMM é capota de lona com roll-bar troféu, sem barra estabilizadora, sem alcatifas e derivados, sem bancos atrás (só 2 bacquets) e apenas leva acréscimo de peso o guincho na frente.
Desde que comprei a máquina que a frente sempre esteve sobre o baixo. Tenho dois jogos de pneus, uns 31x10,5R15 e uns 215/85R16 e desde inicio que em situações extremas, estes tocavam nas cavas.

O problema é que com o tempo, a frente aninhou ainda mais ao ponto de facilmente os pneus baterem nas cavas. Como é lógico, optei por mandar "espertar" as molas. Mas o resultado ainda foi pior... gastei dinheiro e só durou 2 idas ao monte.
Também, desde inicio que tenho problemas de cruzamento, ou falta dele, andando com as rodas no ar ao mínimo desnível. Esta situação é que têm estado igual indiferentemente do estado das molas.

Após muito pensar e pesquisar, a solução encontrada passa pelas seguintes duas opções:

1- Montar laminas mestras mais longas (2 a 4cm) de modo a dar mais arco às mesmas para ter os brincos a trabalhar a 45º (posição mais favorável ao cruzamento) mas com altura suficiente nas cavas das rodas.

2- Montar um jogo completo de molas parabólicas, feitas por medida com mais 2 a 4 cm de comprimento (possivelmente 3 lâminas na frente e 2 atrás) com o intuito de tornar o carro mais maleável e confortável.

Com estas duas hipóteses, o que me aconselham?
Já alguém experimentou alguma destas soluções?

Falta referir que meter mais lâminas nos jogos actuais está fora de hipótese porque ainda diminui mais o cruzamento e o conforto. Montar molas helicoidais e/ou coil-overs também já foi posto de parte pois requer muita alteração no carro e acima de tudo, muita invenção!
Se interessar, tenho montados 4 amortecedores Koni que devem estar com afinação para o rijo visto o carro ter sido preparado para correr quando era novo.

Se tiverem mais alguma solução, é favor dizerem... já sei que vou gastar dinheiro mas queria gastar de vez para os próximos 2/3 anos!

Cumprimentos,
José Rui Martins

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
A minha opção seria mandar fazer molas parabolicas,tenho no meu á frente e qualquer dia monto atrás tambem.
O ideal será 4 folhas á frente e 3 atrás.Com mais 2 cm de comprimento.

zerui

Iniciado
Registo
22 Abr 2010
Obrigado pela resposta Filipe.

Tenho andado à procura de molas de outros carros que sejam compatíveis, mas não encontro nada... as dos jeep YJ parecem ter as mesmas dimensões mas as taragens são inferiores. Dos Land Rover, não encontro o comprimento das molas traseiras dos 109 para saber a sua compatibilidade (a largura dá, e as dos 88 ou da frente dos 109 são curtas).
Como já li em alguma lado que o Filipe tinha molas de patrol à frente, estou farto de procurar molas parabólicas originais de patrol mas não aparecem em lado nenhum...

É que sinceramente, estou com algum receio de gastar +/- 500 euros em molas para a frente "à experiência", visto não encontrar nenhuma casa de molas que me dê garantia do serviço.

Por isso, alguém consegue medir o comprimento e largura das molas traseiras de um Land rover 109?

Ou então, alguém sabe onde comprar molas parabólicas para um Patrol?

Ou ainda, alguém conhece alguma casa (preferência na zona de Norte/Braga) que esteja habituada a fazer molas por medida, de preferência parabólicas?

Cumprimentos,
José Rui Martins

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
As unicas que são plug&play no UMM são as do patrol 3.3(160) mas é muito dificil de arranjar parabolicas.O melhor e mais em conta é comprar as da frente de um patrol 2.8(260) que são mais compridas e numa casa de molas porem-nas á medida dos nossos.Experimenta so á frente para não gastares tudo de uma vez...mas vais dar por bem empregue o dinheiro;)

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Bom dia.
Eu aconselho a ir a um fulano em Guimarães que por mim não há pai para o senhor.
Chama-se Manuel das Molas. Se precisares de contato, avisa pois posso enviar por email.
Até agora tem deixado toda a gente que lá enviei muito bem servida e o preço é o melhor que encontrei aqui na zona.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
A falta de cruzamento pode estar relacionada com a barra estabilizadora/amortecedores muito rijos e/ou curtos.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Registo
21 Set 2009
as molas do patrol 260 dão para aplicar no umm? mas se calhar é preciso tirar uma ou outra lamina não? isto por cusa do peso de um e de outro, digo eu, estou enganado?

UMM= Uma Maquina de Monte...

Registo
21 Set 2009
ja agora alguem me diz que raio é as molas parabolicas, não estou a ver....lol

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by Darkmaster

as molas do patrol 260 dão para aplicar no umm? mas se calhar é preciso tirar uma ou outra lamina não? isto por cusa do peso de um e de outro, digo eu, estou enganado?

As molas do Patrol 260 não dão aplicação directa no UMM!!Para serem montadas no UMM têm de ser emendadas no comprimento,mas como são compridas dá para cortar e fazer novos olhais.
As que dão praticamente directas que têm praticamente o mesmo comprimento das do UMM são as do Patrol 160 da frente.
Em relação ao peso entre o Patrol e o UMM é quase a mesma coisa.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by Darkmaster

ja agora alguem me diz que raio é as molas parabolicas, não estou a ver....lol

Aqui fica uma imagem de umas molas elipticas vs parabolicas

Registo
21 Set 2009
pois as do patrol 260 tem duas só e ja olhei para elas um par de vezes... partindo estas que pus no outro dia vou aplicar umas dessas a ver

Registo
21 Set 2009
espera ai mais uma questão e pedisdo desculpa por me intrometer no topico, as da frente e traz do 160 (cabine alta) dão aplicação dieta no umm?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Do 160 só as da frente,e dá directamente com pequenos acertos dos casquilhos.

Mas atenção que não há Patrois 160 de tecto alto...
Os Patrois 160 são os mais antigos,até 88 e são os 3.3d e 3.3td
Os Patrois 260 são a partir de 89 e são os 2.8d 2.8td(há mais motorizações mas estas são as mais comuns)
Os de tecto alto são 260 mas comerciais.

Registo
21 Set 2009
quote:Originally posted by filipeumm

Do 160 só as da frente,e dá directamente com pequenos acertos dos casquilhos.

Mas atenção que não há Patrois 160 de tecto alto...
Os Patrois 160 são os mais antigos,até 88 e são os 3.3d e 3.3td
Os Patrois 260 são a partir de 89 e são os 2.8d 2.8td(há mais motorizações mas estas são as mais comuns)
Os de tecto alto são 260 mas comerciais.
bem eu de patroleiros não preçebo nada, mas diz mais uma coisa, as da frente dão nas 4 do umm é isso?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Sim o UMM tem as 4 molas com as mesmas medidas,as de trás é que poderam ter mais ou menos laminas consoante o serviço do UMM.Normalmente os UMM têm 6 laminas em cada feixe(nos4)mas nos 2 feixes traseiros têm mais uma folha de mola que é a mola de espera ou de carga,para poder-mos adicionar-mos peso na caixa de carga sem comprometer a segurança com o veiculo carregado.
Mas cada UMM é um UMM,o meu que é só para uns passeios e trialadas as ultimas configurações que tive foram:

Frente - molas elipticas - 7 folhas de origem em cada feixe,tenho guincho e parachoques "reforçado"
Atrás - molas elipticas - 5 folhas de origem em cada feixe sem mola de carga (era a unica maneira do carro cruzar sem capota...)

Agora tenho
Frente - molas parabolicas - 3 folhas sendo a mestra reforçada
Atrás - molas elipticas - 7 folhas mais compridas 10cm e com menor taragem do que as de origem.
Mas estou com ideias de montar parabolicas atrás tambem só com 2 folhas em cada feixe e á frente quando montar capot em fibra poderei abdicar tb de mais uma folha.Mas claro tenho de experimentar e ver o que fica melhor.
É muito dificil chegar a uma formula certa,e aconselhar ainda pior,pois o que é mole para uns é rijo para outros:D
No meu carro como faço trialadas preciso de flexibilidade mas se for em demasia perde-se fiabilidade e facilmente se verga ou parte uma mola.Por isso está um pouco duro á frente,e a cruzar menos que alguns UMM.Enfim tem de se ir por tentativas e ao gosto do freguês:D

Mas com todas as experiencias que já fiz posso adiantr uma formula que penso que seja a melhor para o comum UMM que faça uns passeios softs de vez em quando...
Á frente - molas parabolicas - 3 folhas por feixe (se tiver guincho 4)
Atrás - molas parabolicas - 3 folhas

Registo
21 Set 2009
pa eu ja tive as de origem com mais 1 lamina em cada, estava como um penedo, mas afuantaram quase 3 anos sem partir nenhuma, quado começou foram umas a traz das outras, mudei os 4 feizes para umas de origem co, as 6 folas, mas não confio muito naquilo, mandei arquer e ja estão a começar a baixar, isto ha 2 meses, pode ser que não baixe mais, que tenha só "acamado" mas estas indo ao ar vou entretanto procurar umas do patrol, sei onde esta em 3.3 atm vou ja ronrdar... o ideal era darem as de traz e as da frente assim só trocava de um para o outro, não tinha que andar a traz de 2 patroleiros...

Registo
21 Set 2009
quote:Originally posted by andre ligeiro

Ricardo, nao te esqueças que o Filipe fala de aplicaçao em Alter 2, as dos Alter 1 e cournil teem largura diferente!
Abraço!

www.UMMistas.com

boas andé, sim eu sei, mas o meu é um dos tais alter 1 e meio, tem toda a suspenção de um alter 2..

Registo
11 Jun 2008
entao pelo menos as da frente ja sabes que dão!:)
nas molas tenho sorte, apenas parti uma 3ª lamina do feixe traseiro direito, andou assim cerca de um ano.. sempre a adiar, até que ganhei coragem pra trocar o feixe por um que tinha em stock, as outras nunca me xatearam, nao têm aquele arco.. mas tem um arco aceitavel! (o diabo seja surdo nao va eu ter azar ja amanha..)

abraço!

www.UMMistas.com

Top Inferior