• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Modificar ou não os UMM's-tópico para homens!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Ultimamente tem havido muitas polémicas acerca da modificação ou tuning nos UMM's, o que dá para ser criado um tópico próprio, incendiário claro está, para que os UMMistas possam colocar o seu ponto de vista e objectivos acerca desse tão polémico assunto.

Cada um dos 977 membros(649 activos) terá a sua opinião relativamente a este assunto e provavelmente todos estarão correctos e todos errados dependendo do ponto de vista. Cada qual é bem capaz de defender a sua ideia nem que para isso seja necessário agredir a ideia dos outros.

Ora, cá encontramos os mais puristas, que imediatamente são apelidados de velhos do restelo e que nada fazem, mas provavelmente até fazem muito, temos os mais revolucionários que produzem modificações de fundo, bem ou mal feitas, que por vezes rompem imediatamente com o design do UMM, temos os mais realistas que fazem as modificações que consideram realmente necessárias de fazer para a utilização que é dada ao UMM, temos os intermédios destes, pessoas que sabem exactamente aquilo que querem e temos os que realmente nada fazem e que apenas andam ao sabor da maré, na realidade à mama dos outros e que agitam a bandeira do mais influente no momento.

Eu considero-me um intermédio entre o purista e o realista e julgo acertadamente ou erradamente que apenas deve ser melhorado o que é realmente mau, mas não se deve romper com as linhas base de um carro antigo seja ele qual for sob pena de o descaracterizar e de o transformar numa coisa sem sabor, tipo sopa sem sal, ou então com tanto sabor que imediatamente se torna enjoativo. No entanto prezo muito quem faz grandes trabalhos de fundo, admiro-lhes a força de vontade que têm em ter algo único e em condições, muitas vezes com trabalhos até bastante bons, equilibrados e até mesmo bonitos. Por vezes essas pessoas com o dinheiro investido conseguiriam comprar e equipar outros veiculos TT existentes no mercado e com um nivel muito superior de capacidades fora de estrada.

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Viva,

Acho que, quando tiver o meu (ainda n tenho :( ) a única coisa que poderei alterar, caso tenha condições financeiras, será o motor e todo o resto que tiver de levar devido a essa alteração.

Acho que não ficava muito bem ver UMM's armados em naves espaciais com luzes de neon em baixo, cima, lados, etc, como vemos em alguns Chunnings, ou rebaixar (eheh!! esta tinha alguma piada!! eheh!!), mas cada um é que sabe.

Cumprimentos

Registo
2 Mai 2007
Boas

Desde ja axo uma simples fuleirada altereçoes esteticas...
Max tudo que seja a nivel de motor e suspençao para melhorar as capacidades OFF-ROAD axo bem...

Abraço

Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Há dois tipos de utilizações de carros. Os práticos e os conservadores.
Os práticos é melhorar o que foi feito em tempos. Dentro desses existem os que alteram tudo o que aparece, chamo a isso tuning e outros que alteram mantendo as linhas originais, sem descaracterizar.
Depois os conservadores, que até mantêm o modelo de pneu original.

Eu situo-me nos práticos que melhoram o que podem sem descarecterizar. Se puder meto eixos mais fortes, motor turbo, direcção assistida, umas molas helicoidais, uns bloqueios e uns bons pneus. Tudo isso melhora a prestação e não descaracteriza o jipe.ç

É uma opinião, as pessoas só têm que aprender a respeitar e curtir os seu UMM e as ideias dos outros.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
alteraçoes esteticas sou contra (mas respeito)salvo uns cortezitos na chapa onde ela precisa... alteraçoes mecanicas, tudo o que for para melhor será bem vindo, desde a mais simples a mais complexa e radical, sejam elas molas ou motor/caixas, eixos , etc.

mas é so e apenas a minha opiniao, respeitem-se, o que interessa é cada um gostar do seu carro e po-lo a sua maneira.

tanto gosto do UMM do *******, apologista do pouco peso, como do filipumm, que pôs um dana 44 a frente, como do cournilao do marquilhas.

abraço

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Cada qual é livre de alterar o seu veiculo, seja ele qual for e apenas terá de apresentar contas à PSP, GNR, IPO e IMTT.

Carlos aka Aloevera é chamado ao tópico... Escuto. Tens ideias e já tomaste decisões, sejam elas do agrado ou não. Acho que deves dar a tua opinião.

Gostaria que todos os inovadores e pessoas com ideias venham ao tópico e expressem a vossa opinião.

Filipe aka FilipeUMM, como já tinha afirmado anteriormente o teu UMM tem uma das modificações que mais aprecio e no conjunto o teu UMM ficou um dos mais bonitos que eu conheço, agora chega-te à frente conta-nos a tua opinião e como fizeste o trabalho.

Existem outros trabalhos relatados aqui no forumm dignos de grande respeito, rompem com a originalidade mas atingem a perfeição e alguns deles autenticos protos de competição. Há quem não goste mas só pelo esforço merecem muita atenção e muito respeito.

Pedro

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by PedroUMM

Filipe aka FilipeUMM, como já tinha afirmado anteriormente o teu UMM tem uma das modificações que mais aprecio e no conjunto o teu UMM ficou um dos mais bonitos que eu conheço, agora chega-te à frente conta-nos a tua opinião e como fizeste o trabalho.

Pedro

Registo
30 Mar 2006
Olha Filipe, concordo contigo, aliás quem me conhece sabe que eu sou muito conservador, gosto de ter os meus UMM's o mais original possível, ou quando altero ter sempre o cuidado de não estragar o que tiro para que um dia se quiser voltar a montar, ser possível. Mas tenho uma paranóia de saber o que se passa com o motor, daí ter montado os manómetros de pressão de óleo e o voltímetro, assim como o conta rotações e pressão do turbo.
As baquet's e o TerraTrip tem a ver com a utilização que lhe dou o meu Alter II Turbo é só para me divertir, não é um carro do dia a dia.

Quanto ao que mais gosto, bom o Gil é indiscutivelmente UMM mais bonito que já vi, entrando nos UMM's ditos normais, um UMM original e imaculado como o que o do Silvino, e sempre bonito de se ver.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
A minha opinião é de manter o UMM o mais original possivel tb! Não concebo alterações que podessem comprometer a estética do bicho. Deixaria de ser um UMM, na minha opinião.
Eu tenho um alter turbo e nunca trocaria, por ex, de motor. O motor é o coração do animal.
Alterações radicais, como motor, eixos, suspenção, caixas, como alguns preconizam, leva-me a pensar: então o que tem aquilo de UMM? a carcaça? a chapa? A chapa é só um invólucro, a meu ver.
Se eu pusesse a carroçaria de um carocha em cima do chassis e mecanica de um Vitara, por ex, esse veículo passava a ser um Carocha? Acho que não...
Há alterações, que, dependendo da utilização, julgo que sejam necessarias: levantar suspenção (mantendo o sistema original de laminas), colocar pneus de medidas mais adequadas, inserir bloqueios de diferencial.
Na minha opinião, estas seriam as unicas alterações que eu faria no meu UMM. Ainda para mais, o UMM é cada vez mais um classico e, sendo assim, acho que o devemos conservar o mais original possivel.
Mas repito: isto é a minha opinião, ou seja, aquilo que eu faria no meu UMM. De resto, não critico quem explore mudanças mais radicais.

Rui Oliveira

UMM - Orgulho Nacional

Registo
20 Abr 2008
Boas...
Assim sendo tb vou meter a minha "colherada"!
Como sabem estou a restaurar o meu trofeumm e quando decidi restaura-lo surgiu um dilema...
Voltar a pô-lo como veio ao mundo ou alterar alguns pormenores? Logo se levantaram vozes a defender que a simples mudança de cor(era branco e agora é azul)retirava toda a alma ao carro...chegaram a dizer que não sendo branco nunca mais voltaria a ser umm troféu!!
A alma do carro está lá,a história ninguem lha retira,agora não indo eu fazer provas com ele(axo que merece umma reforma tranquila)e depois de gastar o que estou a gastar com ele,porque é que umma mudança aqui outra ali desvirtua o carro?
Para finalizar vou ser muito sincero,gostava de ver umma tranformação radical e BEM feita de um UMM!!
Axo que este carro é tão bom e versátil que se presta para tudo,desde tractor até carro de luxo!
Já imaginaram o que seria a Paris Hilton ou o David Beckam aparecer em Bevery Hills de UMM ao estilo Hummer? hahaha
Acima de tudo vamos manter as máquinas vivas e vamo-nos respeitar(coisa que tem faltado um pouco em certos tópicos),afinal de contas não somos donos de uns carros quaisquer,somos donos de um UMM!!!!
UMM abraço
Pedro

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas a todos
é sem duvida sempre umma questão polemica:devilish:,mas no fundo o que está causa é manter a maquina o melhor possivel do nosso agrado!
admiro muitas alterações apresentadas por companheiros ,em que houve sempre umm cuidado em não modificar a parte estetica da maquina;).
eu no meu caso,tenho 2UMMs,e como tal vou por umm o mais original possivel,mas o outro ai,ai;vai levar melhoramentos a nivel de suspenção,travoes,possivelmente difrencias.o motor vou tentar umm 2.3td quem sabe!tirar tablier,colocar umm bom rolbar,estribos para apoiar o hi-lifth,etc...:D;)
mas que se perceba sempre que é umm UMM sem a minima duvida;):p!

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros :)
Excelente iniciativa este tópico!
Sem dúvida que o assunto já foi debatido noutros tópicos com alguma inflamação e até mesmo com algumas crelas desnecessárias :disappointed_relieved:.
Quem me conhece sabe que eu defendo o original até ao ultimo parafuso.
Eu comparo as alterações desvirtuadas do conceito original com um bom par de xuxas repletas de silicone.. :D.
As xuxas ficam excelentes à vista.. mas não são originais!!! :D
Agora fora de brincadeiras..
Como sabem eu tenho um Cournil de 84 100% original com ligeiros up-grades ao meu gosto. Guardei todas as peças originais e fiz as modificações em peças que comprei. A qualquer momento coloco a máquina exactamente igual como veio ao mundo.
Recentemente veio fazer companhia ao Cournil um Alter II de 89 que muito em breve vou apresentar na secção própria.
O Alter está praticamente 100% original e super bem conservado.
Tem ligeiras alterações que em nada desvirtuam o seu estilo original.
Concluindo, confesso que sou um conservador e aprecio imenso a originalidade de uma viatura, independentemente das questões menos bem conseguidas.
Também gosto muito de ver um UMM modificado e artilhado para Off Road sem que seja violada a sua identidade.
Em relação ao motor.. quem me tirar do UMM o cantar que se reconhece a km's de um motor Indenor, tira-me tudo! :disappointed_relieved:
Sem me alongar mais, existe uma razão que quero partilhar convosco e que justifica o meu apurado ouvido para o cantar dos motores Indenor.
Quando eu era cachopo e ainda não tinha licença de condução, fartava-me de andar com o tractor dos meus pais na aldeia e, graças a isso, levei uns bons puxões de orelhas (só se perderam as que caíram no chão :D).
Na aldeia vizinha havia um posto da GNR.
Ora os Senhores da Lei faziam o cumprimento do seu dever com uns belos UMM's.
Aqui o rapaz já conhecia o cantar do UMM ao longe.. :D :D
Um dia correu mal! :disappointed_relieved: A ronda foi feita de Fiat Tempra.. Lá teve o meu pai que saír do trabalho para ir ao Posto da GNR resolver a bronca. :D :D
Assim se justifica o apurado do meu ouvido para o cantar dos Indenor.
Respeito que cada um faça o que gosta nos seus UMM's.
Lamento quando se transforma um UMM em tudo e mais alguma coisa menos num UMM.
Desculpem o testamento!
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

Registo
8 Jun 2006
Modificar! Ou não?
ou “Viajar pela originalidade de UMM”

Quando se altera qualquer coisa, altera-se porque se não gosta do que se vê. Esses descontentamentos podem ser de diversa ordem, como por exemplo: segurança, estética e prestação ou desempenho. Quem altera/modifica sai do anonimato e passa a ser um inovador, uma de muitas maneiras de ser notado, diferente, peculiar. Muitas vezes essas modificações ficam pelo simples, óbvio e útil, outras são radicais, outras ainda verdadeiros monumentos à ignorância, sendo espelho e cartão de visita naturalmente lógico, de quem as faz.

Ao alterar deixamos de gostar do objecto que nos move enquanto comunidade de um interesse e passamos a ser amantes da nossa própria criação. Passamos a ser um mundo à parte na galáxia, neste caso, dos UMM. Não quero dizer com isto que lhe deixemos de pertencer, ficamos é com um estatuto diferente, numa classe à parte digna de toda a consideração como todos os outros.

Corro o perigo de adormecer quem não conseguir ler o que escrevo, até eu próprio me perco, mas… Voltando ao primeiro parágrafo. Ao alterar deixamos de ter o original e passaremos a ter um XPTO , quer se queira ou não. O que me leva a pensar que, em realidade, nunca gostámos dele (do original), ou que lhe achávamos tantos defeitos que apenas intervenções plásticas permanentes o curam de tamanhas enfermidades.

Já aqui tive oportunidade de expressar por mais do que uma vez e sem querer atingir ninguém, porque se o fizer terá que ser cordial e pessoalmente, que quem participa apenas com o pouco que resta da carroçaria de um UMM em qualquer tipo de competição, “NÃO PARTICIPA COM UM UMM” e não é, sendo assim, uma equipe com um UMM que tira qualquer tipo de louros nessa prova. A meritosa equipe poderá ter os mais louvados elogios e as hossanas mais bem cantadas, Terá corrido com “um não sei o quê”, mas com um UMM é que não foi. Porque se o fosse, nem sendo um UMM ou outra marca qualquer, faria aquilo a que se propõem, e que algumas vezes levam a bom porto, outras vezes não! Claro está que seria um UMM se essas alterações tivessem sido introduzidas na fábrica ou autorizadas e particionadas por ela.

Prova disso é me dizerem qual a percentagem de peças e sistemas aplicados num carro original se apresentam de facto na linha de partida, 20%? 10%? Menos?

No fórum dos Hummer não estarão agora a dizer: Olha aquele gajo!!! Com um carro com mais de 50% de material nosso:astonished:, passou-se para o fórum da UMM…(n)

O mesmo se passa com modificações estéticas que alterem a fisionomia do carro, a sua aparência, a sua alma, aquilo que para muitos de nós realmente é o sacana do carro, um tractor com capota;). Os ajudantes de feiticeiro não compreendem que a própria fábrica alterou o modelo "Cournil" curto para mais longo, o longo de portas curtas para portas grandes, esse para o Alter e o Alter para o “Gil” (tendo de permeio mais umas dezenas de versões). Querendo agora inovar ainda mais, serem os novos Bertone, Panninfarina ou os Bertonni dos nossos dias, partem para uma aventura interessante, mas no meu entender não passará de um fait-diver (“faitedaiver” como dizia um cérebro privilegiado num antigo reality show). Penso que estão a tentar descobrir que para fazer açorda é preciso ter pão.

Claro está que têm esse direito, só um estúpido não o admitiria, mas têm que estar preparados para que haja oposição, para que haja reacção a este seu intento. A este estofo de desencadearem interessantes “tempestades”, e com a sua lógica se afirmarem, chama-se: maturidade e educação. Do triste resto não haverá memória.
Apenas a maldade ou a ignorância podem explicar que se veja, quem se rebela contra as alterações, como um inimigo figadal ou pessoa que vê em todos os transformadores monstros de sete cabeças. É assim, por falta de melhores argumentos, que se ataca e se subvertem as pessoas.

Como ninguém, apercebo-me dos sonhos que são investidos nos projectos, visualizo os rios de dinheiro empregues, compreendo as aspirações, e sinto o muito sacrifício pessoal dispendido. Como se dizia antigamente “Não preciso que me assobiem para beber água”. Se mais não bastasse isso seria o suficiente para eu lhes tirar o meu chapeu

A originalidade de um carro o que é? Esta pergunta tem sido posta muitas vezes e ainda ninguém, em nenhuma parte do mundo, lhe deu cabal resposta.

Será uma Citroen 7cv de 1947 “original” depois de ter sido pintada mais de 15 vezes, ter sido 50% da sua chapa remendada com aço novo, ter todas as borrachas substituídas, já ter tido o motor e caixa substituído 6 vezes (sendo o último todo restaurado com peças novas), tendo sido estofada 4 ou 5 vezes, e totalmente aparelhada e pintada com acrílico e recebido milhentas peças de outros 70 carros idênticos (mas não do mesmo modelo)??? Onde estará a originalidade!? O que é realmente a originalidade?

Se partirmos daí, logo se vê que nem os puristas podem dizer que o um determinado UMM é totalmente original, salvo raríssimas excepções (que deverão estar a apodrecer num qualquer canto com 0 km). O termo “original” é uma palavra levada da breca.

Se voltarmos ao tema da competição, até onde é que seria admissível alterar para que o UMM se pudesse considerar ainda um UMM? Deixo o alvitre para quem se quiser debruçar sobre o tema. Seria muito interessante.

Já repararam que a Land-Rover tem mil acessórios para os seus modelos, sem contar com inúmeros fabricantes paralelos à fábrica que fazem todo o tipo de inutilidades (e não só) para montar no carro? Desde: pontes, diferenciais, bancos, calças para homem, senhora e meninas, chapéus-de-chuva, motores, cabeças artilhadas, variadas caixas e carretos HP, cagadeiras e aviões, escapes e luzes abichanadas. O mesmo se passa com muitas outras marcas!!! A toda essa imensa “bugigangada” (alguma, muito útil) pode ser introduzida nos carros sem eles perderem a dita “originalidade”, pois são acessórios de época, muitos deles oriundos das próprias fábricas ou com a sua chancela.

Ora muito bem, e nós com a triste da UMM, o que é que temos? Parece-me que apenas guinchos e duas tomadas de força, passe bem, obrigado e pouco mais. Tudo o resto não lhe pertence.

Acabou-se-me o sumo de laranja (agora vai vodka simples!). Porque não continuar esta discussão sem fim? Esta pescada de rabo na boca? Apesar de “Velho do Restelo”, decrépito, chéché, cota, senil, retrógrado acho que merece a pena, pelo menos devemos isso ao UMM.

Aos transformadores, aos puristas e aos “nem uma coisa nem outra”, uma noite em paz.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Boas Malta

Agora falo eu ...ehehehhe
Tenho um Alter Turbo de 92 e um Alter "cabriolet" de 93 que ando a restaurar.
Em Ambos mantive tudo como estava qd sairam da fabrica (excepto os pneus, pois nao arranjei ainda os CAMAC 205. Tudo como de origen portanto... Mas (e porque há sempre um mas...) isso pq nao tinha dinheiro pra mais eheheheh. Pois se nao o motor era substituido por um mais generoso, os diferenciais eram trocados, os travoes mexidos, as suspensões tratadas etc etc etc... o que nao mudaria nunca era a tão tipica chapa de linhas direitas de construção natural. Para mim esse design sóbrio de linhas rectas é a alma mater do UMM.
Qd vemos um UMM é isso que nos toca, é essa primeira impressão que nos faz viajar aos tempos das "vacas" do Dakar, aos tempos de infancia lembrando os UMM´s da GNR, ou aos tempos em que o meu pai trabalhava na EDP onde essas belas maquinas laboravam arduamente.
De resto, se o motor é de + ou - cavalos, se tem 1m de suspensao, brincos XPTO e nao sei k mais... são promenores. Que podem e são certamente importantes, quanto a mim o UMM é algo mais que um motor e traçao integral, é ter parte da história em meu nome, e poder conduzir um "chasso" com muita pinta.

João Luís Pinho - JoaUMM
Alter Turbo

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Boas e vai mais uma posta..
O meu Alter II de 92 esta quase de origem quem o vir na rua so nota que faltam os plasticos dos parachoques traseiros.
Mas a grande alteracao foram os bancos, como tenho 2 filhotes e nao gosto do banco transversal de origem e (tinha corridos dos dois lados)toca de tirar duma peugeot 505 os bancos do meio e fazer a alteracao, neste momento acho que o meu é dos poucos que tem 7 lugares visto que coloquei tambem os 2 pequenos atras.
Quem olha ve que é um UMM carro de dia a dia, carro de passeio para a familia e o mais importante nao fico com vergonha quando vai para fora de estrada.
Um UMM é isso mesmo UMM tres em UMM.
Nao sou radical cada um deve colocar o seu carro como quer (e algumas alteracoes estao bem catitas), mas UMM para mim é o MEU.
E uso como dizia o slogan 'para o campo e a cidade'.
Abracos a TODOS

Pedro
Clube UMM 149

Registo
17 Nov 2007
Boas
Existem diversos tipos de estádo de consevação de carros de "culto"
-Original
-Conservado/preservado
-Restaurado
-Alterado

Para mim sempre achei uma pena quando um carro está parado todo o ano ou tem pouca ou nenhuma utilização

Acho que os veículos adquirem uma certa alma quando são usados e apanham manias e vão adquirindo mazelas, tornando-os diferentes e únicos.

Afinal quando saiem da fábrica são todos iguais, e é com a utilização que adquirem carácter e se tornam quase humanos.

No caso dos UMM, o que acho mais negativo é a sua não utilização "No Mato", no caso de carros de estrada, e fora algum acidente a sua utilização não provocará grandes danos, no caso dos Todo-terreno, a sua utilização "normal" implica alguns danos e desgaste. Na minha opinião acho que compensa, pois dá-lhe alma e carácter, para além do gozo que dá quando há algo que nós fizemos e que resulta.

Pessoalmente comprei o UMM para andar no mato, e apesar de ter reconstrução da frente com pintura do mata-vacas e as fibras , não deixo de o meter no mato , mesmo sabendo que o primeiro a riscar serão
as peças que recuperei.

O meu primeiro carro foi um FORD capri que comprei e recuperei (tinha ardido) e utilizei com muito orgulho durante alguns anos (fiz 10 000 km nele) e acabei por vendê-lo, porque não o utilizava e sinceramente preferi entrar no mundo do todo-terreno, pela maior utilização que estes proporcionam.

É claro que se eu tivesse dinheiro suficiente para não ter de trabalhar, tinha tempo para ter 10 Carros e 20 Motos assim andava todos os dias num veículo diferente, e de dois em dois meses ficava um dia em casa, mesmo assim o UMM seria um dos que mais gozo me daria, sem dúvida.

Mas...e há sempre um mas, a vida não é assim e tenho de me sujeitar a ter apenas um carro, um UMM e duas motas.

Quanto à competição, acho que faz realmente falta uma categoria de Trial em que os carros, fossem limitados a ter apenas, algumas alterações, essencialmente de segurança, podiam ter limitações por
idade, sem bloqueios, apenas um guincho, tipos de suspensão.
Em todas as competições há categorias/grupos diferentes.

Acho que haveria muitos participantes pois seria bem mais barato.
Obviamente que os obstáculos teriam de ser mais soft.

Hoje em dia os carros participante são TODOS , TODOS altamente modificados, (até costuma andar lá um freelander-agora digam-me quantas peças originais tem esse carro?), portanto dizer que o UMM altamente modificado não é um UMM, é o mesmo que dizer dos restantes, que também têm poucas peças originais.

Uma categoria com
-Molas de folha
-Sem turbo
-eixos originais
-Carroceria original (cotas, forma geral etc.)
-Sem bloqueios
-UM só guincho

Teriam frente a frente (Patrol 2.8 , UMM , L-Rover serie 3 , Toyota BJ 70, samurai, etc)

Seria bem mais equilibrado, participativo e interessante do que ver aranhas a subir paredes.

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Registo
8 Jun 2006
Amigo Nuno

quote:Hoje em dia os carros participante são TODOS , TODOS altamente modificados, (até costuma andar lá um freelander-agora digam-me quantas peças originais tem esse carro?), portanto dizer que o UMM altamente modificado não é um UMM, é o mesmo que dizer dos restantes, que também têm poucas peças originais.
.

Tem razão:p, os outros também não são o que já foram quando sairam de fábrica, são híbridos, são protótipos, são modelos pessoais, são o que se lhes quisermos chamar, até "Proto F1 Manel das Couves GT/TT Indy 4WD Iraqunita (Iraque+UNITA!)":blush:

O Mickael Jackson quando passou de muitíssimo escuro (mesmo muito escuro) a mais ou menos "branco de neve:kissing:", ou a Lili Caneças, por ter sido repuxada, esticada e passada a ferro uma série de vezes, não perderam a identidade (penso eu:thinking:), nem deixaram de serem quem são, porque são seres vivos (talvez(y)).

Um cão com cabeça de gato é um aborto, uma anormalidade, uma experiência do Dr. Mabuse, uma curiosidade científica, deixando de ser cão, para ser gato, uma vez que o seu controle passara a ser feito pela cabeça do gato. O inverso também se aplicará. Teríamos que estudar percentagens se os pobres bichos tivessem que ser serrados ao meio e colados?/cosidos? de novo.(n) A razão é a mesma: Serem seres vivos.

Agora se numa mobília Arte Nova lhe serrarmos os pés e pusermos lá uns de alumínio lacado e uns autocolantes de um gorila com uma gaja nos braços, ou pegarmos num bonito ID19 e lhe pusermos um motor Alvis-Chambers, uma suspensão de molas de carroça e bancos de praia, nunca mais irá ser de novo um ID19! Porquê? Porque é um objecto, é simples.

Não quero dizer com isto que o ID/DS não ficasse mesmo "bué de nice" e vanguardista, nem que não haja o direito de o fazer.:D

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Essa do ID/DS é muito baixa:angry::angry:, é pior que meter luzes de natal no UMM;);)

Pedro

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
so pra meter fogueira....dakar correm carros de fabrica e de privados...entao pela logica os de fabrica com maior preparaçao sao da marca que levam no capot os outros nao....

Mais vale um UMM artilhado que um UMM no meio das silvas

Top Inferior