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Minimizar ruido das manetes das caixas

Dias

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16 Mai 2007
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Boas
Vou aqui apresentar uma dica que pode ajudar a minimizar / eliminar os ruidos provocados pelas manetes das caixas, principalmente as de ferro.
O principal factor que origina estes ruidos parasitas é devido ao atrito existente nas manetes, pois estas roçam ferro com ferro não tendo por ex: um casquilho que isole e evite o ferro com ferro.

A dica que apresento já anda no meu JB á uns 2 meses, até ao momento os ruidos são praticamente nulos, não será certamente uma solução vitalicia, com o tempo irá surgir desgaste no capeamento derivado ao material utilizado.
Vamos a fotos:

Manga retratil



Colocação da manga na zona que fica dentro da caixa de velocidades (seletores), não convem ser muito grossa porque pode dificultar a engrenagem das mudanças.

Dar-lhe calor para fazer o ajustamento



acabamento após lhe dar calor



Tambem foi feito o capeamento da parte restante da manete.

devemos retirar o batente da bola ou moca (manete)
introduzir a manga retrátil mais grossa (pode ser adquirida numa casa de material eléctrico) e por fim dar calor de preferencia com um secador industrial (o de secar o cabelo não serve :D:D)
até ficar a manga justa á manete, por fim montar no UMM.






Esta operação caso desejem devem repetir para as outras manetes.


cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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26 Out 2007
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Essa cabeca nao para sempre boas ideias

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ravediver

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12 Mai 2006
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e já agora, há alguma ideia para substituir a mola de chapa que separa as manetes das redutoras e 4x4 e eliminar a zoada que aquilo faz?


 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by ravediver

e já agora, há alguma ideia para substituir a mola de chapa que separa as manetes das redutoras e 4x4 e eliminar a zoada que aquilo faz?




Boas
Podem ser retiradas as chapas, no lugar das chapas ou entre as manetes deve ser colocada uma anilha de preferencia em teflon ou baclite para eliminar a folga de forma a ficarem justas, se pretende fazer essa alteração aproveita e faz o capeamento das manetes.



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Abreu

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25 Mai 2009
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De facto parece uma exelente solução, não só para resolver o problema das alavancas que andam sempre raspadas e com mau aspecto, mas também a questão da passagem de ruídos e vibrações.

Aproveito também este tópico para questionar se nas vossas caixas ZF também existe o seguinte fenómeno; Em andamento quando coloco a mão sobre a alavanca das redutoras sinto uma vibração e oiço um "chocalhar", já me lembrei de desmontar a ver se detectava algo anormal, mas interrogo-me se será defeito ou será feitio...

cUMMprimentos;
 

fcpereira

Iniciado
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24 Mar 2011
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Fantástica ideia.
Torna-se melhor ainda quando partilhada.
Esta é de facto uma das maiores vantagens de um Forumm.
A partilha.

Bom Trabalho, Continua.
FP
 

ravediver

UMM
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12 Mai 2006
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quote:Originally posted by Abreu


(...)Aproveito também este tópico para questionar se nas vossas caixas ZF também existe o seguinte fenómeno; Em andamento quando coloco a mão sobre a alavanca das redutoras sinto uma vibração e oiço um "chocalhar", já me lembrei de desmontar a ver se detectava algo anormal, mas interrogo-me se será defeito ou será feitio...
cUMMprimentos;

eu chamei "zoada" a esse "chocalhar"! tem a ver com a falta da tal mola de chapa que deveria estar entre as 2 manetes no local onde giram para encaixar nos tirantes (ver foto aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/19320 - que também não tem a mola)...
nos últimos 23 anos tenho andado com as manetes apertadas cá em cima com umas tiras de camara de ar, alivia bastante, mas como a máquina está a dquirir características de "coisa-fina e antiga", dá mau aspecto ter ali os elásticos... :D:D:D:D:D:D



 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Não há o problema da borracha da manga retráctil se ir desfazendo e ir para dentro da caixa?
De resto a ideia parece excelente... mas tenho medo disso...
 
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