• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Melhores recauchutados tipo BF Mud

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Boas pessoal,

Quero meter uns BF Mud na medida 235/85/R16, são eleitos os melhores pela maioria e nesta medida cabem no carro de origem - corrigam-me, por favor, se estiver errado - com as jantes de triangulos.

Estou a procurar em segunda mão, mas não encontrando o que pretendo gostava de saber a vossa opinião sobre as melhores alternativas em pneus tipo Mud recauchutados:

Aurora RT02 (tenho estes em jante 15)

Fedima F/Mud

Insa Turbo Dakar

Nortenha MT

Isto dava para fazer uma votação, não sei se é possível no fórUMM...

Abraço e obrigado pela ajuda

Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Em relação á Fedima e á Insa turbo, posso-te dizer que os primeiros são mais duros (devido ao processo de fabrico), apresentam mais durabilidade mais também menos conforto e menos tracção, devido á dureza da borracha.

Os segundos são mais "moles", menos durabilidade, mas mais conforto e melhor tracção.

Quanto aos Nortenha, não tenho feedback desses pneus na prática, mas sei que em relação ás outras marcas são ligeiramente mais caros, mesmo que sejas tu a fornecer as carcaças. Caso contrário conta sempre com mais cerca de 15€ por pneu. Nas Fedima e Insa turbo o preço é o mesmo, independentemente de forneceres ou não as carcaças.

Quanto aos Aurora, não conheço...

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com
[email protected]

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boas, eu tenho Fedima F-Mud e nao me queixo, tenho nas medidas 235/85/16. Têm a desvantagem de ser pesados, mas na lama e areia não me têm deixado mal.

Aurora, penso que o Patrick tem pneus desses!

UMM abraço!

João Miranda
Metade da velocidade

Dobro do prazer!!!

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Obrigado aos dois pelos cometários.

Eu tenho uns Aurora RT02 para jante 15 e gosto bastante, excepto condução em alcatrão molhado porque escorregam muito - curiosamente já um amigo que tem um Range Rover disse-me que também os BF Mud escorregam um bocado, é necessária uma condução mais atenta. De resto, são óptimos em lama e areia, um pouco pesados mas como não tenho comparação com a restante concorrência fico na mesma.

Passarinho, em quais votas?
Miranda, voto para Fedima

VOTAÇÃO:
Aurora RT02 - 0
Fedima F/Mud - 1
Insa Turbo Dakar - 0
Nortenha MT - 0

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Bem, eu comecei com uns Fedima Extreme e odiei. Eram pesados como tudo rijos e com pouca aderencia. Como diz o Passarinho, valem pela durabilidade.
Mudei para uns Insa Turbo Sahara e... granda barrete. Começaram a abrir rasgos... quase que os ofereci... vendi os 4 pelo que paguei por cada um. Mas já os comprei usados a um user aqui do forumm...
Agora tenho uns Recip Trial (ainda não mencionados) e acho que estão uns furos acima dos fedima e dos Insa... nem tão pesados como os Fedima, boa aderencia, e muito mais resistentes que os Insa.
Para terem uma ideia consegui calibrar as 5 rodas com muito pouco chumbo... coisa rara em recauchutados, hein?

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

kanguru

UMM
Registo
13 Abr 2009
Se for para mais monte que estrada Fedima, caso contrario insa.

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - [email protected] - 933893482

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Epa os meus Aurora n são recauchutados e têm o peso record de 20 kg!!! e no alcatrão molhada fogem um pouco nada de muito perigoso, mas em piso seco... pu£§a que pariu! incríveis, quase tão bons quanto os BF MT que tenho na jante 15. Mas uma coisa me intriga... rechapados?? Aurora? os meus não são!

Quanto a fedima (merdima) tive os extreme, ressequidos... Nunca mais... pois os MT de jante 15 têm mais tracção que os extreme na jante 16, e esta heim! Fedima são tugas e o camandro mas desculpem lá, os vossos pneus rebentam, ganham bolhas, não agarram, gastam-se, lascam. Estou farto de ver rasto Extreme a dar raia,só têm 1 ponto positivo quase impossivel furar (talvez por serem feitos de composto pedra em vez de borracha) vendí-os antes que me acontecesse a mim tmb, perdi dinheiro com o negócio mas ganhei saúde para o coração. Com excepção dos do ******* que é composto de competição e aí falamos doutro campeonato.

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Está a animar.

Eunema, foi bom lembrares esse aspecto, obrigado.

Taranto, não mencionei os Recip Trial propositadamente, queria cingir a discussão ao piso tipo BF Mud, mas obrigado pela contribuição

Kanguru, tens direito a dois votos!

Patrick, os Extreme não estão a votação, já tive disso num Defender e não gostei nada. Falo dos Fedima F-Mud... Quanto aos Aurora, julguei que fossem recauchutados pelo preço (há uns anos dei cerca de 400 euros) e afinal tenho um tesouro sem saber... até sei, porque a verdade é que gosto muito destes pneus, macios e com muita tracção, mas escorregam um bocado em alcatrão molhado, o que afinal parece ser característico deste piso. Votas Aurora, portanto?

VOTAÇÃO:
Aurora RT02 - 1
Fedima F/Mud - 3
Insa Turbo Dakar - 3
Nortenha MT - 0

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Rúben,

Eu também tive uns Extreme no Defender e não gostei, não pelo comportamento fora de estrada mas mais pela utilização mista que fazia do carro, eram muito barulhentos e pesados e isso são dois factos que não podes negar.

Dai ter comprado os Aurora com piso tipo BF Mud para o UMM, que é um pneu mais silencioso, mais macio e parece-me mais leve (apesar de nunca o ter pesado na balança)... mais bonito até, se é que isso importa num pneu...

Centremo-nos no objectivo deste thread, que é reunir opiniões (e votos!) para pneus de piso tipo BF Mud.

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Olha esquece, não percebo nada disto, não tenho razão e gosto que me tratem mal, adooooorooooo quando levo uma chapada dou a outra face.
Compra fredima pelo mesmo preço com mais 4 kg's em cada pneu, ah e carrega o carro com mais 1800 kgs em cima.
Já agora, eu nem curto do fórum nem do pessoal do forumm na realidade sou anti UMM e o meu motor é um TD5.
Se quiseres via PM envio-te desde notícias a relatos de tudo o que mencionei, não o digo em público senão ainda me mandam pa tribunal e eu tenho fobia a Juizes!

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira

Registo
30 Mar 2006
Bem, eu tenho pouco mais que uma coisa a dizer.

1º - Fedima nunca mais(pelo menos vou-me esforçar). Agora porquê?
Vamos a isso. Já sei que o piso Extreme não está a votação, mas ainda assim vou relatar uma situação que em conjunto com outros aspectos, que também vou dizer para suportar a minha opinião, me leva a dizer Fedima nunca mais.
Eu tinha uns Fedima Extreme que também nunca me deixaram mal e blá blá blá whiskas saquetas, até um dia destes, em que caía uma valente carga de água, e numa rotunda, ao arrancar para entrar, atenção que estava parado, atingi os quê... 10 ou 20 km/h quando comecei a curvar, a traseira começou a querer chegar primeiro, lá andei armado em DJ a virar o volante, mas ao fim de 2 ou 3 traseiradas em que cada uma era maior que a outra pois apanhava balanço, desisti e deixei-o ir... contra os rails.

Ora bem, o F-Mud que se fala... Conheço 2 pessoas com esses em UMM, e já experimentei os 2 porque gostei do aspecto do piso, e a primeira vez que vi até fiquei curioso com a borracha molinha pah. Mas, desilusão, fui experimentar e a zoada era igual aos meus. Um desses UMM's ao fim de pouco tempo, tem os pneus todos gretados, mas mesmo a sério. Diz o rapaz, "ah e tal isso é porque o meu fica na rua e aquele fica na garagem".
Esperem lá, atão mas, um pneu que se espera que aguente carga a rodos, pedras afiadas, flechas, lanças, rockets, tiros, bombas e murros nas trombas... não pode passar as noites ao relento???? Desculpem lá, mas como consumidor não posso aceitar isto, venha o pneu da fábrica ao lado de minha casa ou da China. Portanto, isto leva-me a prever que estes F-mud, venham a ficar como os meus Extreme, e me provoquem o mesmo.
Mas ah e tal são pneus para TT!! Sim, mas não vivo numa rua em terra batida e cheia de buracos, para chegar ao TT tenho de andar em alcatrão, e em dias de chuva não quero andar a 5 à hora porque se andar a mais corro o risco de me espetar.
Ah e o mais importante, já troquei os rolamentos todos à frente, cruzetas, e ainda tenho os rolamentos de trás para trocar... Adivinhem... pois, calibragem à moda da Fedima...

Vai daí, um amigo aqui do Fórumm, emprestou-me os pneus com que tenho andado, à tempo demais, diga-se de passagem, espero em breve poder devolvê-los. São uns BF A/T, já sei já sei que não estão também em votação com este piso, MAS... Estes BF A/T, em TT faço o mesmo que com os Extreme, não fico mal nem blá blá blá, só tenho mais cuidado por não serem meus, obviamente, e em estrada molhada, posso dizer que já forcei a situação de DTC(Deixa a Traseira Curtir), e das 1 ou 2 vezes que fugiu, foi pouco ou nada e nunca fora do controlo. Portanto, facilmente chego a várias conclusões:
A diferença entre pneu recauchutado e fabricado de raiz é notória, a borracha fica com as propriedades alteradas, e é o que se vê...
BF é BF e o resto é conversa, por muito que me custe pois eu detesto americanices
Fedima, para uso do comum dos mortais, entenda-se todos aqueles que não têm camiões, dumpers, pás-carregadoras, carros de competição, ou ainda nissan patrol, esse espécime raro de escavadora rotativa.... não me parece adequado.

Portanto, o meu voto vai para... Aurora, isto se não houver verba para uns BF, claro ;)

PS - Dispenso respostas a dizer que não percebo do que falo, que não conheço, que não tenho unhas, que isto ou aquilo. Apenas dei a minha opinião, como pedido no tópico, e expliquei por A+B porque é que a tenho

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

tiago_mrp

Iniciado
Registo
13 Out 2013
Eu conheço os bem nortenha... Sempre tive esses pneus nos meus jipes e não tenho nada de mal a apontar, para mim são os melhores para bolsos curtos e utilização em todo o tipo de piso, a nortenha lançou já a algum tempo os MTK2 que têm o piso identico aos BF. Para uso extremo e bolsos igualmente curtos para mim o melhor são os insa turbo special track.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
RubenFaustino,

na tua resposta inicial ao patrick, concordo plenamente contigo quando dizes que não consegues ter um exclusivo de vantagens e ter zero desvantagens, isso é um facto! mas podemos sempre arranjar um equilibrio! Penso que é essa a origem deste tópico, tentar encontrar a solução mais equilibrada dentro da oferta proposta pelo JJBA.

Nesse sentido, penso que os Insa Turbo estão bastante á frente, penso que foi isso que o Patrick quis dizer.

Voltando á minha opinião sobre os Fedima, posso acrescentar que neste momento se me oferecessem 4 pneus Fedima novos a estrear, eu não os montava no meu UMM. na minha opinião são maus demais por não terem esse equilibrio, apesar de terem todas as vantagens que indicaste.

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com
[email protected]

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Bom dia,

André, voto para Aurora e não se fala mais nisso!

Tiago, como se comportam os Nortenha em alcatrão, particularmente no alcatrão molhado?

Passarinho, o objectivo é esse mesmo, por momentos pensei que me tivesse explicado mal no thread de abertura. Obrigado pelo reforço da ideia!

VOTAÇÃO:
Aurora RT02 - 2
Fedima F/Mud - 3
Insa Turbo Dakar - 3
Nortenha MT - 1

engeniumm

UMMzito
Registo
7 Out 2008
Fedima Extreme,comprados para o UMM foram parar á Portaro,esta trabalha,muito duros,barulhentos e em chuva valha-me .... o Kit de unhas ( nunca mais ).
Insa Turbo Dakar,óptimo pneu.Macio,boa tração e seguro em qualquer tipo de piso.
A minha modesta opinião.
João Couto

engeniumm

Top Inferior