Mais uma opinião para baralhar as coisas...
Tenho um UMM Alter II Turbo de fim de 92 já com tablier e alterações existentes nos de 93.
O meu UMM é conhecido como WhiteBoy (WB), uso e abuso do UMM o mais que posso.
Tanto faço estrada como TT, o WB tem levado ao longo destes quase dois anos em que sou proprietário muitas mudanças muitas alterações e muitas invenções da minha parte.
Tenho muito aram muitas horas e muita paixão envolvidas na máquina.
Tenho andado em diversos UMM's desde Cournis a Alter I, Alter II, carros originais, carros com motorizações diferentes desde Toyota a Bmw a Peugeot 2100 etc.
Cada personalização vai ao gosto do dono e ao uso que se pretende dar à máquina.
Desde que comprei o WB já fiz cerca de 45 mil Km nele, relembro em perto de dois anos.
A minha máquina está a meu gosto, confortável QB em TT mas com segurança para andar diariamente na estrada.
Como já foi partilhado o motor tem o seu trabalhar característico, a caixa de velocidades faz barulho tb, o meu carro não está insonorizado tem apenas uma camada de borracha por cima da chapa nada mais. É barulhento tens de elevar a voz para falar com o pendura o volume do rádio anda acima do volume normal dum carro para "abafar" os barulhos.
Mas falas na boa com o pendura.
A nível de travagem tenho disco nas 4 rodas, uso pneus grandes diariamente, ou os Bf 265 85 r16 ou então os Silverstone MT 117 35 10.5 r16.
O WB não trava como a minha mercedes mas trava. Se carregar no pedal a fundo ele reage de imediato e trava.
Não tem ABS nem ESP e por vezes temos de compensar com a direcção ou para a esquerda ou para a direita. Não é logo que carregas no pedal mas ao fim de uns metros por vezes tens de compensar direcção.
O TT não perdoa, lamas terra areia pó agua tudo isto influencia.
Sou-te franco é cansativo fazer 600 kms de UMM em estradas nacionais, é mais cansativo ainda fazer 600 kms em AE de UMM, gosto de andar depressa e com três faixas livres ir a 110 moi-me o juízo.
Os UMM's no geral são máquinas muito equilibradas mas que carecem de manutenção com muita frequência.
A manutenção por norma é simples e pode ser feita por cada um de nós, existem alguns componentes mais detalhados bombas injectoras, grupos cónicos, caixas que convém serem vistas por alguém que saiba o que faz.
Tudo o resto é lubrificar, ver níveis e por ai.
De uma forma geral são máquinas mimadas que se usares com cabeça tornam-se companheiros para o resto da vida.
Posso-te garantir que por muito dinheiro que tivesse não tinha coragem de meter qualquer outra máquina a fazer o que faço em TT com o WB.
Sei as capacidades dos UMM's em TT e dificilmente encontras outra máquina tão polivalente tão capaz como.
Óbvio que depois de um fim de semana em TT tens de ir verificar as coisas.
De uma forma geral nas outras marcas depois de um fim de semana TT depois de um passeio a serio tens de levar a máquina ao mecânico.
Isto são os aspectos menos positivos dos UMM's, barulhentos, lentos, mimados e com cada aventura que nem ao diabo lembra.
O porreiro é o facto de haver um grupo tão unido tão coeso tão solido que estejas onde estiveres neste Portugal sempre que acontecer uma das aventuras k nem ao diabo lembra pegas no telefone fazes meia dúzia de telefonemas e ao fim de pouco tempo estás safo.
É o facto de ires na estrada de UMM e alguém passa por ti a civil e acena-te com o braço ou então és ultrapassado e fazem te sinal para parar.
Ou apareces pela primeira vez num passeio, num encontro, num acampamento e és recebido de uma forma única que te faz sentir especial e faz valer a pena todas as horas todos os dedos esfolados todo o aram investido.
É esta a "magia" que torna quase todos os proprietários felizes e gratos por terem um UMM
Na minha opinião um Alter II Turbo de 93 capota de chapa é a máquina mais polivalente, capaz de andar em estrada confortavelmente e em segurança mas também capaz de ir fazer uns trilhos e umas brincadeiras em TT.
Se pretendes uma máquina fiável SÓ para estrada que te sirva como carro de dia sem teres problemas muito honestamente não optes pelo UMM.
Opta por um veiculo ligeiro Renault, Toyota, Opel tudo menos UMM.
Se queres algo que te permita viver a vida, gozar a vida e aproveitar o teu pouco tempo livre de uma forma como ainda não conheces-te nesse caso vai para um Alter II.
Como diz o Miranda dificilmente te vais arrepender.
Humberto Pinto
www.ArnaldoGomes.com