• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Maquinas soldar MIG sem gás

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Reparei que existem agora por aí à venda umas maquinetas de soldar a MIG sem gás.

Claro que são de marca branca...da China...problemas assistência..peças......esses factores todos.

A minha questão é se alguém já alguma vez usou e qual o feedback.
O objectivo é mesmo para bricolage....pouco uso.

Registo
30 Mar 2006
Esquece, fazem uma grande cagada a trabalhar e é uma soldadura muito mais "quente".
Se poderes avança para uma solução com gas.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Valter

A ideia era mesmo destas devido utilização que ia dar:dizzy_face::dizzy_face:

E fazendo pequenos cordoes afastados....deixar arrefacer....dar novamente pequenos cordoes....:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

CUPS
Hernani

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani

Registo
29 Abr 2012
Boas eu tenho uma que comprei no e-bay mas vem preparada para trabalhar com gás .Tudo o que se disse até agora eu comprovo.Eu soldo frequentemente com uma MIG Electrex de fabrico nacional no meu trabalho e não tem nada a ver.Compra um inverter e assim podes soldar uma grande variedade de materiais com um investimento mais reduzido sem andar com um trambolho de 50 Kg atras.Estas MIG sem gaz alem de ser dificil de controlar o fluxo, deixam escoria tal como o electrodo revestido, são super sensiveis à sujidadedas peças , o fio é caro e desperdiça-se 3.0m (a minha tocha é de 2.5m),e os respingos são mais que muitos.Não concordo com o Mario nas posições de soldadura.Acho que acima de 1G solda mal e acima de 3G é impossivel:D ou seja solda mais ou menos em plano .
Ja ca tenho uma garrafa de gaz de imperial para montar mas ainda não arranjei os redutores e o regulador de caudal e então como tenho o meu velho transformador que funciona muito bem, tenho soldado quase tudo a electrodo revestido em AC, com desvantagem de só soldar com electrodos rutilicos.

Conclusão:não compres

Alcobaça
TLM919565374
[email protected]

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

O problema é que não sei soldar:dizzy_face::dizzy_face:
Sempre que precisei de dar um pinguinhos, pedi a alguém que me desenrascasse o trabalho.

O objectivo desta máquina é que arranjavam-me uma a metade do preço que se veêm por aí.....
Uma vez que não usa gás de proctecção, teria muita mais escória....mas isso também não seria problema

Vou dar uma vista de olhos ao ebay a ver se aparece alguma coisa.

Obrigado a todos pela opinião

Registo
8 Fev 2012
Hernani,

Tal como já foi dito acho que é um investimento que depois acabas por não usar.

Não porque não tens coisas para soldar mas sim pela dificuldade que há em conseguires obter um resultado decente.
Um fio fluxcore ou seja fluxado sem protecção gasosa vai exigir muito mais amperagem para trabalhar.

Exemplos concretos, com eléctrodo 2.5mm consegues soldar chapa de 2mm a partir dos 50 amperes.
Com um eléctrodo de 2.0mm a partir dos 35 amperes e mediante a tua mão já é possível trabalhar também.
Com uma máquina mig com arame de 0,8 para chapa de 2mm para fundires material sem correres o risco de andar a fazer colagens consegues trabalhar na ordem dos 80 a 100 amperes isto com protecção gasosa.
Com um aparelho fluxado só a partir dos 120 é que consegues trabalhar.

Por aqui consegues ter uma ideia das amperagens necessárias para trabalhar.

Cada caso é um caso e estou a dar valores para situações normais, depois mediante o material, a espessura, a folga e principalmente a posição é tudo susceptível de acerto.
Dois soldadores a trabalhar na mesma peça e na mesma posição trabalham com amperagens diferentes com velocidades diferente.

Em chapa fina o que acontece é mal o arame toca na chapa ela fura, mesmo aos pingos vai sempre furar e acabas por fazer um buraco maior.
Antes de comprares um aparelho se quiseres experimentar para sentires as dificuldades combinamos um dia e vens fazer umas soldas.

Não te quero desanimar mas sim alertar para as possíveis dificuldades...

Abraço

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Humberto

Valeu pela explicação..um dia destes trocamos umas ideias.

Mário
O objectivo é mesmo bricolage..nada de especial.
Devido ao uso e exposição não me parece que vá dar 70€ por uma mascara:D

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
A maquina de soldar que tenho actualmente foi comprada no MAXMAT uma inverter de 180A Inverter, 150 euros com 3 anos já soldou muito.

Posso disser que derrete 6013 ou mesmo 7018 de 4mm, mas num UMM uma maquina que derreta 2.5 mm é suficiente.

Um dia quando tiver espaço na garagem vou arranjar certamente arranjar uma semi-automatica mas sem ser com fio fluxado, quanto ao gás utiliza-se as bilhas das maquinas da cerveja, até la ando a preparar-me para treinar no argon/Tig.

insanitty40

Iniciado
Registo
8 Out 2013
Boas,

Acabei de comprar uma MIG para efeitos de aprendizagem, mas o problema é que não consigo encontrar quem forneça o gás de proteção na zona de Lisboa. Alguém consegue ajudar?

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
De que zona és em concreto?

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Em Alverca pode-se fazer contrato com Elvira&Vieira para argon ou co2 conforme queiras Mig ou Mag.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Registo
29 Abr 2012
Se tens a máquina para bricolage faz como eu.Tenho 2 extintores de co2 5kg.Quando um está na máquina o outro está na parede a fazer o papel dele .Quando se gasta é so ir a uma casa de extintores (por acaso tenho um amigo que tem uma loja do ramo)e tá feito,Os manometros/reguladores comprei no e-bay.Tambem tens o co2 da imperial .Para bricolage a minha solução serve-me perefeitamente e não tenho contratos com ninguem.A soldadura mild steel fica com uma qualidade bastante boa mesmo sem mistura de Argon.

Alcobaça

[email protected]

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boa... Assim é mais facil e Mag é tão bom quanto Mig.

Eu é que já não posso fazer com o mesmo avontade pois compliquei e escolhi o processo TIG o que me obriga mesmo a ter de fazer um contrato por causa da utilização de argon, embora a coisa fique por um bocado menos que 50€ por ano pela garrafa.

insanitty40

Iniciado
Registo
8 Out 2013
Assim que me sinta confortável a soldar, um dos objetivos da máquina é fazer umas reparações no UMM.

Vou experimentar estas soluções, parecem-me uma boa opção. Já agora que capacidade de 'garrafa' aconselham?

Registo
29 Abr 2012
Boas eu com um extintor de 5kg gasto 5kg de fio 0.8.Se soldar na rua gasto mais gás porque tenho de aumentar o débito devido ao vento.A minha máquina equipa com tocha 150 , consome menos gás do que as 250 , devido as correntes mais baixas e menor diametro do bocal.Como o Humberto referiu, a processo MIG/MAG pode camuflar uma má soldadura pois é muito fácil obter um cordão com bom aspeto mas que não teve uma penetração suficiente no materiaal de base e isso nem sempre é fácil de detetar à primeira vista.Uma boa limpeza e preparação das peças e correcta afinação da máquina é fundamental.Normalmente quando deixo a máquina do trabalho e pego na minha em casa ,tenho de me adaptar à tocha mais pequena e comportamento diferente da máquina mas para ter em casa é mais do que suficiente.Quanto a mim , as fluxadas(sem gás) são mau investimento pois a qualidade da soldadura é fraca e o fio muito caro.

Alcobaça

[email protected]

Top Inferior