• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Manocontacto do óleo - onde estás tu? (foto)

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
Ola Malta,

Sei que sou um chato, sempre a insistir nisto, mas alguém me sabe dizer onde anda o sensor da temperatura do oleo num Cournil?

Já andei à procura mas so encontro o da temperatura da água

Obrigado

HJCAnema

 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
segundo o manual oficial do Cournil estou a procuro do Manocontacto do Olee, e segundo as imagens devia tar muito perto to manocontacto da temp da agua

ora pelo que vi no meu motor, so pode estar aqui, mas não há nada aqui pra colocar o terminal do fio



é aqui que devia estar?

HJCAnema

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
O do oleo está junto do filtro de oleo.
Pela foto que pões estás a fazer confusão,pois esse fio que tens aí que me parece faltar ligar deve ser para ligar ao sensor de temperatura,mas como na foto me parece que na sonda só tens um terminal logo não o podes ligar...
Tens o ponteiro da temperatura (de agua) a funcionar correctamente?
Esse motor é original do UMM?Ou é proveniente de uma peugeot?Tambem falta aí o sistema de arranque a frio,o que leva a crer já houve praí umas invenções...
Mas voltando ao fio,experimenta com a chave ligada encostar o fio á massa e vê o que acontece no quadrante,em principio ou mexe o ponteiro de temperatura ou acende a luz de sobreaquecimento do motor.Se acender a luz vermelha liga-o na sonda que se vê na foto (e desliga o outro claro)se o ponteiro mexer diz que depois dou-te 2 soluções possiveis:cool:
 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
quote:Originally posted by filipeumm

O do oleo está junto do filtro de oleo.
Pela foto que pões estás a fazer confusão,pois esse fio que tens aí que me parece faltar ligar deve ser para ligar ao sensor de temperatura,mas como na foto me parece que na sonda só tens um terminal logo não o podes ligar...
Tens o ponteiro da temperatura (de agua) a funcionar correctamente?
Esse motor é original do UMM?Ou é proveniente de uma peugeot?Tambem falta aí o sistema de arranque a frio,o que leva a crer já houve praí umas invenções...
Mas voltando ao fio,experimenta com a chave ligada encostar o fio á massa e vê o que acontece no quadrante,em principio ou mexe o ponteiro de temperatura ou acende a luz de sobreaquecimento do motor.Se acender a luz vermelha liga-o na sonda que se vê na foto (e desliga o outro claro)se o ponteiro mexer diz que depois dou-te 2 soluções possiveis:cool:



Boas Filipe,

Obrigado pelas dicas, fiz conforme sugeriste, e de facto mexe o ponteiro da temperatura da água mas a luz do oleo não.

E de facto a sonda só tem um terminal, não consigo encontrar onde devo meter o cabo da luz da temp do oleo..

O motor penso que seja de origem, mas não posso garantir.

Também penso que o ponteiro da temp da agua não funciona bem, nunca o vi subir muito, mesmo com a água a ferver. portanto penso que tenho alguns problemas para resolver aqui.

Alguém pode dar mais umas dicas?

HJCAnema

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Hjcanema

quote:Originally posted by filipeumm

O do oleo está junto do filtro de oleo.
Pela foto que pões estás a fazer confusão,pois esse fio que tens aí que me parece faltar ligar deve ser para ligar ao sensor de temperatura,mas como na foto me parece que na sonda só tens um terminal logo não o podes ligar...
Tens o ponteiro da temperatura (de agua) a funcionar correctamente?
Esse motor é original do UMM?Ou é proveniente de uma peugeot?Tambem falta aí o sistema de arranque a frio,o que leva a crer já houve praí umas invenções...
Mas voltando ao fio,experimenta com a chave ligada encostar o fio á massa e vê o que acontece no quadrante,em principio ou mexe o ponteiro de temperatura ou acende a luz de sobreaquecimento do motor.Se acender a luz vermelha liga-o na sonda que se vê na foto (e desliga o outro claro)se o ponteiro mexer diz que depois dou-te 2 soluções possiveis:cool:



Boas Filipe,

Obrigado pelas dicas, fiz conforme sugeriste, e de facto mexe o ponteiro da temperatura da água mas a luz do oleo não.

E de facto a sonda só tem um terminal, não consigo encontrar onde devo meter o cabo da luz da temp do oleo..

O motor penso que seja de origem, mas não posso garantir.

Também penso que o ponteiro da temp da agua não funciona bem, nunca o vi subir muito, mesmo com a água a ferver. portanto penso que tenho alguns problemas para resolver aqui.

Alguém pode dar mais umas dicas?

HJCAnema



Ora bem,vamos esquecer para já a luz do oleo!

Vamos só falar de água!:D
Quanto á ligação do ponteiro da temperatura,perguntei se o motor é proveniente de uma peugeot pois os motores que estão instalados nas peugeots normalmente têm a sonda de temperatura na cabeça só com 1 terminal que é igual á tua e essa sonda é um monocontacto que quando atinge uma certa temperatura(sobreaquecimento)acende a luz vermelha no quadrante.Os UMM de origem vêm todos com sonda de 2 terminais...por vezes quando se troca o motor por de uma peugeot,por falta de conhecimento ou por dificuldade em encontrar sondas com 2 terminais com o mesmo tipo de rosca deixa-se o trabalho a meio e neste caso sem leitura de temperatura do motor,que no UMM é essencial!

Se encostaste o fio solto(na foto) á massa e o ponteiro da temperatura da agua mexeu é porque não estás a ter leitura da temperatura através do ponteiro porque te falta a sonda onde ligar o fio...
Agora para teres isso a funcionar correctamente tens 2 hipoteses:
-1-Desmontas esse monocontacto que tens na cabeça(do jipe:D),o tal da foto que só tem um fio ligado,e procuras uma sonda equivalente com a mesma rosca mas para UMM com 2 terminais, um é monocontacto de sobreaquecimento e o outro terminal é uma termoresistencia que vai dar sinal ao ponteiro de temperatura.E ligas então esses 2 fios que tens na foto.
-2-Se tiveres dificuldade em encontrar esta sonda ou se o preço for disparatado(que acredito que seja...)podes comprar uma sonda de encosto á cabeça e montas essa sonda num desses parafusos dessas tampas triangulares que estão por de trás da cabeça e ligas esse fio que está solto,ficas logo com leitura de temperatura no manometro original(ponteiro)
A referencia desta sonda universal na FAE é 31220
http://www.pieceseco.com/fiche/2804...-deau-fae-31220-renault-10-r1190-1.3-1300.htm

Lê tambem este topico;)
https://for-umm.pt/oldthreads/1858

Voltando ao oleo,por baixo do filtro de oleo ,tens uma sonda com 1 terminal,é aí é que liga o fio de baixa pressao de oleo,se tiveres lá um fio ligado faz o mesmo teste de encostar á massa e vê se acende a luz vermelha do oleo no quadrante.Se sim tens lá ligado o fio correcto;)

 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
Ok Filipe, mas uma vez obrigado pelas dicas,

vamos por partes a ver se eu percebo :p

junto ao filtro de oleo há uma ligação sim, mas isso como mencionas é efectivamente da pressão do oleo (luz laranja que acende antes de ligar o motor) mas a Luz vermelha da temperatura do oleo não tenho onde ligar.

Se bem percebi, o que sugeres é ou comprar uma sonda original com dois terminais (para a temp dá água e oleo ao mesmo tempo, certo?)

ou deixar o da temperatura do oleo onde esta (segunda a foto) e comprar um sensor de tempertura da água adicional... estou correcto?

- ainda outra questão; o sensor que tenho montado agora, como sei se é um sensor de temperatura de agua ou de oleo e como posso ter a certeza que funciona?

HJCAnema

 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
Só para adicionar info; com um fervedor de agua, coloquei o sensor em agua a ferver durante um minuto ou dois e o ponteiro da temperatura não mexeu nem um bocadinho, pelo que concluo que não está mesmo a funcionar

deixo aqui as fotos do sensor que tenho

a unica coisa que diz é; jaeger 31 FO 115 (18x150)




agora compro um igual, tento comprar um que funciona tanto para o oleo como para a agua?

HJCAnema

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Hjcanema

Ok Filipe, mas uma vez obrigado pelas dicas,

vamos por partes a ver se eu percebo :p

junto ao filtro de oleo há uma ligação sim, mas isso como mencionas é efectivamente da pressão do oleo (luz laranja que acende antes de ligar o motor) mas a Luz vermelha da temperatura do oleo não tenho onde ligar.
A sonda de oleo que há nos UMM é só de pressão e sim é essa que está junto ao filtro,mas a luz que costuma acender é vermelha e não laranja!Sonda de temperatura de oleo nos Cournil acho que nunca teve,e penso que no quadrante tambem não tenhas avisador de temperatura de oleo...

quote:Originally posted by Hjcanema


Se bem percebi, o que sugeres é ou comprar uma sonda original com dois terminais (para a temp dá água e oleo ao mesmo tempo, certo?)

ou deixar o da temperatura do oleo onde esta (segunda a foto) e comprar um sensor de tempertura da água adicional... estou correcto?

Percebeste mal:Do oleo não tem nada a ver com a agua,nunca podem andar juntos!Logo com a mesma sonda nunca podes ter leitura dos 2!

As fotos que puseste aqui é só da sonda de temperatura de agua!!!

O que te disse é para comprares é uma sonda de temperatura de agua com 2 terminais,um que liga á luz de sobre-aquecimento vermelha e o outro terminal liga ao ponteiro.Essa que tens é só de ligar á luz de sobreaquecimento.

quote:Originally posted by Hjcanema


- ainda outra questão; o sensor que tenho montado agora, como sei se é um sensor de temperatura de agua ou de oleo e como posso ter a certeza que funciona?

HJCAnema



Para veres se ele funciona a maneira mais pratica é arranjares uma lampada de 12v e ligas o + da lampada ao + da bateria,e o - da lampada ao terminal da sonda,ligas outro fio desde a rosca da lampada ao terminal - da bateria.Depois com um maçarico ou mesmo um isqueiro aqueces a sonda e há-de chegar a uma temperatura (100 e poucos graus) e vai acender a lampada
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
977
Localização
Portugal
Olá, Não é para o oleo, é tudo para a agua.

A sonda que o Filipe fala com 2 contactos é só para a agua (misturar oleo e agua dentro do motor não é bom). Um dos terminais acende a Luz avisadora de temperatura e o outro para o manometro.

Para o ponteiro mexer em agua aferver tens de terminar o circuito. tens de por exemplo ligar um fio na rosca do sensor e o outro no terminal.

Para terminar o sensor que tens só de temperatura excessiva.

Pela medida da rosca diria que tu tens no teu cournil um motor 2500. É este que tens?




UMM abraço
Samuel Sousa

 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
ok, já percebi

tenho 3 fios pra ligar a 2 sondas:

- a da pressão do oleo liga ao tal que o Filipe mencionou junto ao filtro do oleo, e esse funciona sem problemas (liga a luz laranja com o simbolo do oleo antes de ligar) e nada tem a ver com o resto aqui falado, certo?

- agora faltam os outros dois fios (luz de aviso da temperatura da agua e ponteiro da temp da água, correcto?) mas para os quais so tenho um terminal na sonda

penso que seja isto.

Tenho de facto confirmar se a sonda ta a funcionar, fui um bocado Urso não fechar o circuito... vou tentar agora

HJCAnema

 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
sim, fiz o teste com a lampada e nada... :(

vou ver se arranjo uma sonda nova com os tais 2 terminais

alguem sabe onde arranjar?

HJCAnema

 
Top Inferior