Li hoje pela manhazinha o teu post Paulo, e estava para lembrar o que o Filipe exactamente lembrou.
Mas vi ca agora deixar mais umas palavras.
Pois para off topics mais vale OFF TOPICS DESTES
Imagina um "puzzle" cada peca tem o seu lugar, se tirares ou "alterares" uma peca o final nao vai ser o mesmo - isto se conseguires montar algo "apresentavel".
Explicado numa maneira mais acessivel e para que muita gente que ca anda perceber.
Agora no meu caso practico partilho aqui contigo:
Caso nao saibas eu e mais pessoal andamos de volta do protummble de estrada, sim com linhas do Protummble que corre nas 24hrs de Fronteira, mas longe de ser uma "space frame" = chassis tubular.
Voltando ao teu caso inicial e fazendo um parentises no "criar um veiculo que agrade a todos"...
simples e curto nao e' possivel.
1 - Nunca na vida um veiculo com grandes articulacoes sera "guiavel" a altas velocidades e dara as prestacoes em curva em asfalto, ate mesmo em recta.
2 - Um veiculo que se agarre bem a estrada nunca vai ficar de perninha no ar quando os obstaculos fora de estrada assim o exigir.
Tens que ter o "meio ponto"...esticar as possibilidades ate valores "aceitaveis", pois a partir dai tens um "aborto" em cima de rodas, ou ate mesmo uma situacao de perigo para o prorietario e os outros utentes da via publica.
Eu num conjunto "original UMM" nao mexia ...ou nao mexia muito. dai dizer que "esticar valores" = usar o 2100cc mantendo os resto original ainda "passa". Para cima de isso e' "complicado" tanto a execucao do trabalho como a "performance" do carro no seu todo.
Bem ves motores 2800cc a serem "papados" por veiculos UMM...que com o seu vagar la passam onde os "monstros" berram e berram para passar. A essencia do UMM e' isso mesmo ser um veiculo apto para transpor dificuldades nas herdades, campos mundo rural, pois a essencia de criar um por exemplo nissan patrol GR e' dar mais mas muito mais conforto, oferecer a componente estradista ao proprietario e "algum todo o terreno"...por mais que queiram criticar e' essa a base, repara no "despido" que os veiculos eram e "naturalmente" executavam as tarefas sem stress....e ves carros mais "apinocados" cheios de "salamanecos" e quase que nao transpoem o obstaculo....recorrendo a forca bruta como nos sabemos.
Portanto se tens amor aos UMM, deixa-os esta como estao pois na realidade sao muito eficientes.
Agora voltando ao protummble de estrada, e' uma ideia maluca, mas olha que de maluca nao tem nada.
Nasce no meio de pessoas que entendem e respeitam os UMM, e vao simplesmente pegar no "esqueleto" do animal, sim so os "ossos".
1 - E' dado ao esqueleto um novo conjunto "muscular" diferente do original = transmissoes + caixa vel + motor + eixos "tudo"
2 - com base em chassis "original" de outra marca e' replicado no "esqueleto UMM" "ponto por ponto" de toda a parte inferior desse chassis "dador", num banco de carrocarias. (e nao e' "a' fita" metrica que se faz o trabalho)
3 - Motor vai debitar cerca de 390Nm (newtons por metro) logo a caixa tera que trabalhar "dentro desses valores" pois nao e' "casada" de origem com este motor...pois a caixa e eixos + cx transf todos fazem parte do "mesmo conjunto" dador...
E foi aqui que me questionei se nao compensava ir buscar uma caixa ainda mais resistente.
Sim uma caixa que ate aguentasse mais que 380 / 390Nm...e existe uma caixa de 6 velocidades ZF manual, o que me da plataforma para poder subir na potencia do motor....Sim estamos a falar de inicio em motores diesel 3000cc BMW mas de uma certa geracao...e se eu optar por ainda mais recentes o torque passa a 440Nm, ja viste onde ficavam todas as transmissoes "originais UMM"?...lembra-te da historia do "puzzle"...se mudares uma peca tens que re-equacionar todo o conjunto.
Voltando a tua questao de inicio...para mim este sera um carro ideal.
Se tiver que sair fora de estrada, passara onde necessario ou possivel.
E tera optimos comportamentos de estrada, dado receber componentes de um chassis dos mais equilibrados em estrada.
Pois se quisesse ter um veiculo apto para transpor obstaculos "fora de estrada"
Construia um monstro completamente diferente e com outras caracteristicas.
Cada macaco no seu galho...e e' bem verdade.
Nao comes a sopa com um garfo pois nao?
capixi...
Abraco
CP