• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Mais uma ideia maluca

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
De vez em quando há que agitar as mentes engenhosas aqui do forumm e lançar possibilidades, ora aqui vai mais um desafio (pouco provável mas não deixa de ser interessante)

visto que a alteração de motores nos nossos meninos tem sido alvo de debate por este espaço que tal a aplicação de um DK5ATE (equipava os 605 2.5 svdt com 130 cv)? bem sei que a colocação do motor é diferente mas isso não haveria de ser problema já que na vw o mesmo motor é aplicado longitudinalmente ou transversalmente consoante o modelo da viatura que o usa, bastando para isso jogar com os apoios, o problema seria arranjar caixa compativel ou adaptar as nossas, o que gostava de saber é as qualidades/vantagens deste motor em comparação com os XD3TE ous os XUD11ATE se elas existirem, não me venham é com as dificuldades financeiras e o trabalho que dava e o camandro porque se já meteram motores bmw e toyota lá dentro não há-de ser um da mesma linhagem de o de origem que vai ser impossivel de lá meter.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mario. era esse mesmo isso que queria saber, entusiasmou-me os valores de potência e binário mas intrigou-me a escassez que normalmente se explica pelos opostos, ou porque é muito bom e quem tem não vende porque não dá chatices ou então já morreram todos por falta de fiabilidade/qualidade o que vai de encontro ao que dizes. Pode ser que encontre outra ideia maluca entretanto...

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Xor Pedro, bem fujiste mas da próxima amarramos-te á cadeira, a ti e aos outros!!:D:D:D:D
Xor Paulo, quanto aos toyota já existe por aí algumas soluções mais ou menos ezequiveis agora quanto aos isuzu só me lembro dos 2500 das bedford e não sei se existiu algum turbinado mas a única mais valia que lhes reconheço é a fiabilidade porque no resto perfiro os indenor mas se alguém tiver outros conhecimentos baseados noutros dados que desconheço que avance.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Motores para aplicar no UMM eu pessoalmente tinha algumas preferencias...
Umas hipoteses simpaticas e em conta são:
2.8td Izusu trooper
2.8td daihatsu rocky
2.4td toyota (2lt)
A dar mais trabalho
2.7td nissan terrano

E depois claro os da moda mas com mais investimento...
3.0 toyota vx
3.0 da Cabstar

Isto para continuar com um jipe a serio para TT.

Para estrada o 2.1 td da peugeot fica muito bom mas para mim com pouca força em baixas,mas isso sou eu que quero andar com 35":D

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
POISON, HEHEHEHEHEHE

Paulo, tens de mudar a tua assinatura:
"UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
O Poison!"

HEHEHEHEHEHE!!!!!!!!!

Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Filipe, e a mecânica Mercedes G? é válida ou apenas mais um mito que por aí circula?!!

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Registo
30 Mar 2006
Depois de ultimamente ter andado a fazer umas mexidas num, acho que o 4M40 da mitsubishi até é um motor bastante completo, pena é ser um pouco bebado.
Com a vantagem de antes de 96 serem de BI mecanica.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by pajomoro

Filipe, e a mecânica Mercedes G? é válida ou apenas mais um mito que por aí circula?!!

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Os motores que falei é já com caixas "deles",menos o do 2.1td que tem de ser com a nossa caixa.
Eixos do Mercedes G é valido se já vier com os bloqueios de origem e pelo peso...,o que não é mito e está mais que aprovado são os eixos do GR y61.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by pajomoro

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Paulo,

Essa mecanica e' a que se enquadra na mecanica que "e' boa fiavel e quem a tem mantem-na".

Lembra-te tambem de uma coisa...e' das mais caras.

Eu pessoalmente gostei >>> ...não me venham é com as dificuldades financeiras e o trabalho que dava e o camandro ...

Motor e caixa de um veiculo simplifica muita coisa.
Se pensares que embraigem e outros passas sempre a gastar "desse" carro / veiculo, terias sempre era que trabalhar a parte da caixa de transferencias.

Pensando assim muitos dos problemas ficam "minizados" ou ate inexistentes. (caloches da cx de velocidades etc..etc..)

E pensar sempre numa "base de motor" que nao ande muito fora dos valores de torque que as transmissoes "originais UMM" e "mecanica" trabalham.

A mim soa-me sempre bem a ideia do 2100cc.

Ja agora estas a "fazer uma pergunta" para motor e caixa somente?
Ou estas a questionar "que mecanica no seu todo"?

E' que ao inicio do teu topico expressas-te somente em relacao a motores.

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Boas Carlos,
Na minha opinião acho que deve-se optar sempre pelo conjunto e nunca pela parte, até pelas razões que apresentas,mas não só, se pensarmos que o dimensionamento da caixa foi feito para a capacidade do motor isso pode-nos evitar alguns dissabores enquanto que as caixas de transfrências "normalmente" são sobredimensionadas o que deixa maior margem. Aquilo que aqui pretendo é conseguir um equilibrio entre força, aceleração e velocidade de forma a termos um UMM que agrade a todos visto que as suas caracteristicas de chassi já lhe conferem o potencial TT que, com uma suspenção de pressão regulável e uns "sapatos" a condizer, o tornam mais versátil e de comportamento mais aceitável em estrada.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Na questão das caixas serem dos motores é pela razão de simplificar mais o trabalho e claro,estar já tudo dimensionado(embraiagem,coloche,volante de motor etc)
O grande problema do UMM (5 vel.)é que a caixa de velocidades+transferencia têm uma relação muito longa(ou dos diferenciais muito curta:D) em relação a outros conjuntos,e quando se adapta motor+caixa tem de se ter em atenção a relação dos eixos.Se montarmos um motor+caixa de um "japonês" com os eixos de origem do UMM este é capaz de ficar a andar ainda menos,mas com mais força.Se mantivermos o motor+caixa de origem e aplicar-mos uns eixos de um y61,o motor nem vai ter força para arrancar em altas...por isso tem de ser tudo muito bem estudado.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Li hoje pela manhazinha o teu post Paulo, e estava para lembrar o que o Filipe exactamente lembrou.
Mas vi ca agora deixar mais umas palavras.

Pois para off topics mais vale OFF TOPICS DESTES

Imagina um "puzzle" cada peca tem o seu lugar, se tirares ou "alterares" uma peca o final nao vai ser o mesmo - isto se conseguires montar algo "apresentavel".

Explicado numa maneira mais acessivel e para que muita gente que ca anda perceber.

Agora no meu caso practico partilho aqui contigo:
Caso nao saibas eu e mais pessoal andamos de volta do protummble de estrada, sim com linhas do Protummble que corre nas 24hrs de Fronteira, mas longe de ser uma "space frame" = chassis tubular.

Voltando ao teu caso inicial e fazendo um parentises no "criar um veiculo que agrade a todos"...
simples e curto nao e' possivel.

1 - Nunca na vida um veiculo com grandes articulacoes sera "guiavel" a altas velocidades e dara as prestacoes em curva em asfalto, ate mesmo em recta.

2 - Um veiculo que se agarre bem a estrada nunca vai ficar de perninha no ar quando os obstaculos fora de estrada assim o exigir.

Tens que ter o "meio ponto"...esticar as possibilidades ate valores "aceitaveis", pois a partir dai tens um "aborto" em cima de rodas, ou ate mesmo uma situacao de perigo para o prorietario e os outros utentes da via publica.

Eu num conjunto "original UMM" nao mexia ...ou nao mexia muito. dai dizer que "esticar valores" = usar o 2100cc mantendo os resto original ainda "passa". Para cima de isso e' "complicado" tanto a execucao do trabalho como a "performance" do carro no seu todo.

Bem ves motores 2800cc a serem "papados" por veiculos UMM...que com o seu vagar la passam onde os "monstros" berram e berram para passar. A essencia do UMM e' isso mesmo ser um veiculo apto para transpor dificuldades nas herdades, campos mundo rural, pois a essencia de criar um por exemplo nissan patrol GR e' dar mais mas muito mais conforto, oferecer a componente estradista ao proprietario e "algum todo o terreno"...por mais que queiram criticar e' essa a base, repara no "despido" que os veiculos eram e "naturalmente" executavam as tarefas sem stress....e ves carros mais "apinocados" cheios de "salamanecos" e quase que nao transpoem o obstaculo....recorrendo a forca bruta como nos sabemos.

Portanto se tens amor aos UMM, deixa-os esta como estao pois na realidade sao muito eficientes.

Agora voltando ao protummble de estrada, e' uma ideia maluca, mas olha que de maluca nao tem nada.
Nasce no meio de pessoas que entendem e respeitam os UMM, e vao simplesmente pegar no "esqueleto" do animal, sim so os "ossos".

1 - E' dado ao esqueleto um novo conjunto "muscular" diferente do original = transmissoes + caixa vel + motor + eixos "tudo"
2 - com base em chassis "original" de outra marca e' replicado no "esqueleto UMM" "ponto por ponto" de toda a parte inferior desse chassis "dador", num banco de carrocarias. (e nao e' "a' fita" metrica que se faz o trabalho)
3 - Motor vai debitar cerca de 390Nm (newtons por metro) logo a caixa tera que trabalhar "dentro desses valores" pois nao e' "casada" de origem com este motor...pois a caixa e eixos + cx transf todos fazem parte do "mesmo conjunto" dador...

E foi aqui que me questionei se nao compensava ir buscar uma caixa ainda mais resistente.
Sim uma caixa que ate aguentasse mais que 380 / 390Nm...e existe uma caixa de 6 velocidades ZF manual, o que me da plataforma para poder subir na potencia do motor....Sim estamos a falar de inicio em motores diesel 3000cc BMW mas de uma certa geracao...e se eu optar por ainda mais recentes o torque passa a 440Nm, ja viste onde ficavam todas as transmissoes "originais UMM"?...lembra-te da historia do "puzzle"...se mudares uma peca tens que re-equacionar todo o conjunto.

Voltando a tua questao de inicio...para mim este sera um carro ideal.
Se tiver que sair fora de estrada, passara onde necessario ou possivel.
E tera optimos comportamentos de estrada, dado receber componentes de um chassis dos mais equilibrados em estrada.

Pois se quisesse ter um veiculo apto para transpor obstaculos "fora de estrada"
Construia um monstro completamente diferente e com outras caracteristicas.

Cada macaco no seu galho...e e' bem verdade.

Nao comes a sopa com um garfo pois nao?
capixi...

Abraco
CP

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Carlos, a minha ideia seria aquilo que para alguns, e lá vem bomba, se aproximasse mais do conceito SUV, e não dos extremos de trial ou velocidade, daí o equilibrio, mas também não queria mexer em coisas que definem o UMM como único como a estética ou pelo menos os traços que o caracteriza pois, não quero um carro para o qual se olhe e não se identifique com um UMM. Podemos chegar a este compromisso sem por em causa o equlibrio e segurança do veículo. Pegando na tua última pergunta, não como sopa com garfo mas os chineses tambem não o fazem quando comem arroz e ninguém discute a eficácia com que o fazem com pauzinhos, fazem-no bem mas de maneira diferente, podemos não ter um veiculo 4x4 puro mas que faça todo-o-terreno sem que com isso comprometa prestações em estrada e vice-versa ;).Era isto que queria como conceito final um UMM "SUV".

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Olhando para a tua primeira mensagem no inicio deste topico eu acho que estamos a chegar a conclusao "modesta" do motor 2100cc.
Ficas com uma solucao "modesta" e nao ficas mal servido.

Pois pergunta ao PEDROALCANENA - Pedro Marques se nao nota diferenca quando conduz um UMM atmosferico VERSUS UMM Turbo VERSUS o longo que ele la tem com motor 2100cc...e' um motor mais elastico, menos barulhento, de se fazer melhor a estrada aberta.

Nao tragas para ca o termo SUV pois acabas por contrariar o que tanto queres ficar agarrado a linha original UMM.
E lembra-te que no topico nao se falou de linhas!!! :p...nem te distraias la por falar em "carros de corrida" e protummbles.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Paulo.

Ideia maluca ou não, pelo menos serve para pôr o pessoal a pensar e a debater um tema que podendo à priore não ser interessante com o decorrer dos diálogos aqui apresentados pode vir a ser.

Para quando outra ideia maluca!

Venha de lá ela...para exercitar o nosso cérebro que por vezes teima em não trabalhar o quanto devia.

Tudo a correr pelo melhor.

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Carlos, esse motor já era uma certeza muito antes de começar este tópico mas com as opiniões/experiências/conhecimentos que aqui foram deixando (tuas na grande maioria e de outros que vão contrariando a tendência natural e inexplicável de alguns que infelizmente teimam em não participar/partilhar nesta forma de intercâmbio)foi-se eliminando alternativas que á partida até poderiam parecer mais válidas. Fica aqui mais uma hipotese, esta se calhar mais do teu agrado, que tal o motor de um 525d (segundo sei mantem o bloco do 530d(?) mas com cabeça e componentes que o fazem com 2500cc e 177 cv ás 4000 rpm) com caixa xd?
Eduardo, tivesse eu daquilo com que se compra as batatas e os feijões e podes crer que com colaborações como estas e com as ideias que nascem, crescem e vivem todos os dias na minha cabeça não havia forumm que chegasse!!!

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Será que escrevi algo que não devia e o tópico morreu?

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Top Inferior