• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Luz nr 3 acende quando se trava

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, UMMistas !
É raro vir cá e ainda por cima agora nesta crise.
A ver se alguém me dá uma explicação.

Que é que a luz nr 3 a contar da esquerda abaixo tem a ver com os travôes ?
Tal coisinha nunca vi ! No meu UD agora quando travo acende essa luz (luz nr 3 a contar da esquerda).
Isso nunca aconteceu e de há umas semanas para cá acende quando travo e desliga quando tiro o pé.
A luz nr 2 sim senhor acende quando o nivel de óleo de travões está baixo mas esta nunca acendeu e não noto qualquer
diferença quando travo.

UMM abraço

Última edição:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Filipe, obrigado pela dica !
Vou limpar o filtro mas creio que não será daí !
Sempre pensei que a luz 3 fosse da colmatagem do ar mas no manual do condutor essa luz indica deficiencia na travagem ou água.

UMM abraço
Pedro Reis

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas Pedro.
Tudo bem amigo?
Verifica se esse problema não está relacionado com o depressor de vácuo!
Não tenho a certeza mas creio que o problema anda por aí...
Um abraço

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Essa luz de aviso acende Por três motivos:
1- Água no filtro do diesel
2- Sensor do servo-freio
3- Sensor de delta de pressão entre os circuitos de travagem

Desligar o fio Azul/verde de cada um deles para estabelecer qual está avariado/motivo do aviso.

Pelos sintomas descritos creio que será o sensor #3 I.e. desequilíbrio excessivo entre os circuitos de travagem...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Essa luz de aviso acende Por três motivos:
1- Água no filtro do diesel
2- Sensor do servo-freio
3- Sensor de delta de pressão entre os circuitos de travagem

Desligar o fio Azul/verde de cada um deles para estabelecer qual está avariado/motivo do aviso.

Pelos sintomas descritos creio que será o sensor #3 I.e. desequilíbrio excessivo entre os circuitos de travagem...
É isso mesmo, esta carola já não era como antigamente...!!! (y) :alien:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Obrigado a todos !
Como ele está quase a ir à inspecção vai ao mec e ele vê isso.

UMM abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Bom dia, Claro que sim ! Depois eu coloco cá o diagnóstico !
Isso de sensores nem sei onde são nem onde estão !
Como o amigo Val informa:
1- Água no filtro do diesel Acho que não deve ser embora seja um carro que não anda todos os dias
2- Sensor do servo-freio Aí talvez seja. Falamos do sensor no centro da bomba de vacuum ?
3- Sensor de delta de pressão entre os circuitos de travagem Onde anda isso no meu UD ?

AbraçUMM

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Bom dia.
1. A luz de presença de água no filtro de gasóleo fica no canto superior direito do quadrante, por isso daí esse problema está resolvido.

2.Sensor de vácuo no servo freio é uma válvula cilíndrica apertada no próprio servo freio, normalmente é uma válvula amarela...
Se for daqui o problema podem ser duas coisas, servo freio a perder vácuo, ou o depressor a dar as últimas!

3. Sensor de desequilíbrio de travagem fica num repartidor que está agarrado ao guarda lamas dianteiro esquerdo, logo abaixo da bomba de travões, se for daí fico admirado porque nunca vi nenhum UMM com esse sensor ligado!
O sensor está lá mas o fio que estabelece a ligação até ao quadrante nunca o vi!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Obrigado, Paulo !

Levou o depressor novo há uns 2, 3 anos acho eu.
Poderá ser a bomba de vácuo pois na altura não encontrei daquelas tipo cogumelo e levou aquela que uma tampa
direita hexagonal ou quadrada. Nunca gostei desse tipo de bomba mas era o que havia na altura.
Nem sei se essa bomba precisa de ser lubrificada.
Vamos a ver. Não é grave, não sinto nenhuma alteração na travagem e o pedal carregando não vai para baixo como sinal de
perder ar.

AbraçUMM

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
35CAB93E-A2AA-437E-88E8-3747150CF204.png
Se é o aviso 9 o manual descreve como se vê acima
D84BE02C-63FA-4373-B7AA-ACA326A1EBC8.png
Fio azul/verde #36 é comum aos três sensores, 40, 16 e 48
Espero que esta informação complementar ajude

Última edição:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Obrigado, Val !
Azul/verde para os maquinões que os têm pois uma grande parte deles têm instalações novas e não de
origem como o meu !!!lol
Os terminais da minha instalação graças a Deus é tudo preto de andarem a pintar sem os protegerem. lol
Sempre que procuro cores de fios tenho de descarnar um bocado de manga para ver as cores mais acima !!

Obrigado. Não há-de ser nada !Este fim de semana não vejo isso porque tenho os meus netos mas na próxima semana
dou uma vista de olhos.

UMM abraçUMM

Top Inferior