• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Luz Indicadora 4X4 - Quadrante

PCANO

UMMzito
Registo
30 Dez 2009
Boas pessoal,

Ajuda precisa-se. A luz superior esquerda (4x4) do quadrante, não funciona. Não é da lampada, pode ser da válvula :blush:. Sabem dizem-me onde está essa válvula nos nossos "bichos"??

Obrigado e muita terra!

Pedro Cano - PexitUMM

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Fica na caixa de transferências, se bem me recordo por cima de onde fica o veio da engrenagem do 4x4. Se te deitares por baixo do UMM verás com facilidade a dita valvula. Se calhar o problema dela não é avaria mas sim os fios desligados...:thinking:

"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
No meu caso, a luz não está queimada, pois ja fiz ligação directa e acende. o que se passa é que o mecanismo interno que faz a valvula ligar e desligar nao ten pressão?! isto porque ao engrenar/desengrenar o 4x4 o respectivo mecanismo mantem-se froxo. No entanto convem partir do mais simples, fios desligados, ligação directa etc..

Carripana on the way ...

Registo
26 Out 2007
Ola
o fante se calhar tiraste a valvula ou outro e perdeu uma peçinha que esta la dentro e faz falta para quando ela esta engraneda vem para cima e carrega o embolo da valvula por isso esta frouxo

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
quote:Originally posted by PEDROALCANENA

Ola
o fante se calhar tiraste a valvula ou outro e perdeu uma peçinha que esta la dentro e faz falta para quando ela esta engraneda vem para cima e carrega o embolo da valvula por isso esta frouxo

Pedro Marques

Caro Pedro Marques

Estou em total acordo e com experiência própria.
Um dia perdi a tal pecinha e andei de rabo para o ar umas horas valentes para ver se a encontrava.. :D:D
Como não aparecia no chão desisti! :disappointed_relieved:
Mais tarde tirei a travessa de protecção das caixas e lá estava o dito "picolete". :p
Sem essa pecinha válvula não actua!!!

cUMMprimenTTos
M Marques
"Vamos pintar um sorriso no Haiti" :)
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
ei, agora é que são elas, e onde anda essa pecinha..

reparei que existe um corpo saliente que não tem pressão suficiente para ligar a valvula, então será a tal peça que esta em falta? por acaso ninguem tem por cá umas fotos do dito cujo sff?

Carripana on the way ...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Fante eu não tenho bem a certeza, mas penso que a válvula da caixa de tranferências é igual á valvula de marcha-atrás na caixa de velociddes. Se assim for compras uma valvula dessas nova (da FAE por exemplo) por pouco dinheiro. Eu comprei uma e ficou em 5 euros.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by Aldeia

Fante eu não tenho bem a certeza, mas penso que a válvula da caixa de tranferências é igual á valvula de marcha-atrás na caixa de velociddes. Se assim for compras uma valvula dessas nova (da FAE por exemplo) por pouco dinheiro. Eu comprei uma e ficou em 5 euros.

UMM abraçUMM

j.aldeia

pois isso eu já fiz, e realmente a valvula acho ser igual à de marcha atrás mas continua a não funcionar no 4x4. a dita peça é exterior à valvula certo?

Carripana on the way ...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Acho que não. Já testas-te o circuito? Não terás algum fio partido?

UMM abraçUMM

j.aldeia

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Obrigado transmontanum, acho que a que tenho é mesmo igual a essa. aqui fica uma foto para o PCano, aqui tens a valvula do 4x4 e as respectivas ligacoes. Alguem sabe para que é que serve a rosca que vemos acima? desapertei e lá dentro tem uma mola e uma bola esfera.

[/URL]

Carripana on the way ...

transmontanumm

Iniciado
Registo
18 Fev 2010
Boas
Tem sempre cuidado ao desapertar parafusos em sitios duvidosos.... essa esfera serve para imobilizar o tirante nas posiçoes definidas (ligado ou desligado), o tirante tem duas rebaixas que ao passar pela esfera imobiliza.
Existe uma outra que serve de encravamento á inserção das redutoras, so consegues meter redutoras com o dif. da frente ligado (4X4).

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Muito bem, por momentos pensei que o meu problema estava resolvido, mas afinal continua a não acender, até coloquei uma mola mais forte, mas nada. Acho que deverá haver no interior da caixa das redutoras uma saliencia que no meu caso já não existe, viste a saliencia não ter pressao suficinete para activar/ligar a valvula.

Carripana on the way ...

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Por acaso a luz do meu "Verdinho" também não acende, e eu já não me lembrava onde é que estava o sensor... Achava que era por cima da caixa, pelo que tinha desistido de ir ver o que se passava... agora que vejo a foto vou ver... mas tenho quase certeza que deve estar desligado...

... é que há alguém para os lados de alcanena que gosta muito de deixar fios por ligar :D:D:D.

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

transmontanumm

Iniciado
Registo
18 Fev 2010
Fante,
achumm estranho a saliencia ou rebaixa ter desaparecido. o problema não deve ser esse. por norma essas valvulas são contactos normalmente fechados, siginifica que desligam quando premidos(tipo porta de frigorifico),assim sendo testa desta maneira ( se calhar já o fizeste mas aí fica), une os fios, a lampada tem de acender, se sim liga os fios na valvula com ela desmontada, tem de acender e, apagar ao premir o picolete.
se não acender desta maneira o problema é .....para trás
se for para tras verifica em 1º a ligação no quadrante quase sempre é por aí.
UMM abraçUMM

Registo
26 Out 2007
ola
Ehehhehehe Humber os fios estao la e ligados mas tambem nao tinha piada ficar tudo arranjado ate ficavas com tedio ehehehhe assim ja tens Mais um hobbie
FANTE a peçinha que falo e entre o tirante e a valvula se a perdeste tens de arranjar uma igual e essa pezinha porque como a valvula e curta tiveram que le meter um acrescento la dentro para fazer actuar a valvula mas se quiseres vejo aqui nalguma caixa velhas parta peças se tenho essa peça e envio-te isso a pagares uma mini ehehehehhe

Pedro Marques

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Pois... pois... Obrigadinho aí ó Alcanena... eu que não tenho nada que fazer!

Também te digo... a próxima vez que vires o carro por dentro não o vais reconhecer;)

Arranja mas é o material pedido... para eu não ter que parar... e já agora, o espelho do lado do condutor estava ao contrário porque do outro lado está partido... não se arranja por aí em bom estado?

AbraçUMM,

Luis

Registo
26 Out 2007
eheheheh pois o espelho vou ver se arranjpo entao um plastico mesmo sem espelho depois e mais uma beca de trabalho para ti e ainda bem que nao o vou reconhecer ja agora nao tens ai umas fotos para nao ser so eu a meter fotos ehehehhe

Pedro Marques

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Se arranjares com o espelho melhor... porque aqui o je sem querer partiu o espelho do outro lado :blush:... demasiado stress...

Top Inferior