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Luz do óleo

Hugo-to

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31 Ago 2017
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Boas a todos os camaradas d’armas.

A ver se me consigo esclarecer a mim mesmo e com a ajuda dos mais entendidos.

Ora bem, venho aqui relatar o que se anda a passar com o alter atm.
1º ao fim de alguns km’s parando o umm , começa a acender a luz do óleo ao ritmo do relentim, até que passando algum tempo, ela fica estatística, contudo se retomar a marcha ela apaga, ou acelerando um pouco.
2º se tentar ligar o umm passado algum tempo, ele simplesmente não pega, roda o motor de arranque muito lento.
Contudo consumo de óleo é quase escaço, meço regularmente o nível do óleo e não noto alterações no nível.

Em questão do primeiro ponto, será a válvula que já entregou a alma ao criador?
O filtro de óleo deve ser o mesmo desde algum tempo! Visto que desde que o fui buscar, só lhe mudei o óleo e não o filtro, (ok pronto, eu sei que a lógica de uma coisa bem feita era logo as duas coisas) mas também me passou ao lado.

Agora pergunto, será que consigo trocar o filtro sem ter que trocar o óleo?
Porque este óleo que meti nem 300 km fez

Um grande abraçumm a todos .
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Isso não é bom sinal. Parece-me que tens aí um problema grave, provavelmente nos bronzes e na cambota. A bomba de óleo não está a dar pressão suficiente e a lubrificação fica escassa.

Não andes mais com o UMM. Esse motor tem que ser aberto para verificar os danos. Pelos sintomas terás que trocar a bomba de óleo e os bronzes pelo menos. Mas também não dou nada pela cambota.




 

Hugo-to

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31 Ago 2017
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Ele a frio pega que é uma maravilha... nem tem perca de força.
Em frio basta deixar apagar a luz da resistência e pega logo.
Por momentos penso que efetivamente terá algo de grave, como por outro penso que poderá ser algo simples, mas por o que diz, algum mal se avizinha!
Trocar bronzes, bomba de óleo e possivelmente rectificar cambota ou substituir, fica mais ou menos para que valores ?:dizzy_face:

Um abraçumm
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Começa por simplesmente arranjar forma de verificar a pressão do óleo com outro equipamento externo, só para tirar a duvida se eventualmente não existe uma pequena avaria eléctrica a nivel de condutores eléctricos e sensor de pressão. Apesar de os sintomas e a forma como a sinalização de pressão acende denuncia que realmente o problema interno no motor poderá ser real.

Eu retirava o óleo e avaliava se existiam limalhas, utilizando um íman.

O filtro podes mudar sem problema nenhum com o carro frio, para garantires que o óleo escorre todo para o cárter.


 

Hugo-to

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31 Ago 2017
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Já agora, se me puderem ajudar, e somente para conhecimento, o meu motor é P157 ou P155?:thinking:
Sendo ele atmosférico com caixa de 4 em alumínio?
 

Ricardo Limão

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29 Mai 2020
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Boas a todos os camaradas darmas.

A ver se me consigo esclarecer a mim mesmo e com a ajuda dos mais entendidos.

Ora bem, venho aqui relatar o que se anda a passar com o alter atm.
1º ao fim de alguns kms parando o umm , começa a acender a luz do óleo ao ritmo do relentim, até que passando algum tempo, ela fica estatística, contudo se retomar a marcha ela apaga, ou acelerando um pouco.
2º se tentar ligar o umm passado algum tempo, ele simplesmente não pega, roda o motor de arranque muito lento.
Contudo consumo de óleo é quase escaço, meço regularmente o nível do óleo e não noto alterações no nível.

Em questão do primeiro ponto, será a válvula que já entregou a alma ao criador?
O filtro de óleo deve ser o mesmo desde algum tempo! Visto que desde que o fui buscar, só lhe mudei o óleo e não o filtro, (ok pronto, eu sei que a lógica de uma coisa bem feita era logo as duas coisas) mas também me passou ao lado.

Agora pergunto, será que consigo trocar o filtro sem ter que trocar o óleo?
Porque este óleo que meti nem 300 km fez

Um grande abraçumm a todos .

Olá Hugo boa tarde,
Li o teu tópico… eu tenho exactamente o mesmo problema que tu descreves.
Ainda não mexi em nada e gostava de te perguntar se entretanto resolveste o problema do teu UMM. Conseguiste? Percebeste qual era a razão para acender a luz do óleo?
Abraço
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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O tópico foi colocado em 2 de Abril de 2018, e até hoje "nem sim nem sopas" muito dificilmente irá responder agora a essa questão colocada... coisas da vida...!!!😙:alien:
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Ricardo, vamos por partes, quantos klms tem o carro, que tipo de óleo está a usar, quantos klms tem já esse óleo, como são os intervalos das mudas de óleo e filtro, isto para se começar a pensar na origem do problema...gaita...!!!:mad::alien:
 

Ricardo Limão

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29 Mai 2020
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Ricardo, vamos por partes, quantos klms tem o carro, que tipo de óleo está a usar, quantos klms tem já esse óleo, como são os intervalos das mudas de óleo e filtro, isto para se começar a pensar na origem do problema...gaita...!!!:mad::alien:

Pois… eu reparei que o tópico já era antigo… mas mesmo assim tive aquela esperança que o problema tivesse sido resolvido e por isso não ter existido mais conversa 🤪

O carro tem 220.000kms.
O óleo e filtro foram mudados há muito pouco tempo. Por isso por aí não será.
Supostamente também lhe mudaram os bronzes e segmentos.
A verdade é que ele depois de andar um bom bocado quando passa a ponto morto a luz do óleo acende e depois custa mais a pegar.
A frio pega que é uma maravilha.
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Pois… eu reparei que o tópico já era antigo… mas mesmo assim tive aquela esperança que o problema tivesse sido resolvido e por isso não ter existido mais conversa 🤪

O carro tem 220.000kms.
O óleo e filtro foram mudados há muito pouco tempo. Por isso por aí não será.
Supostamente também lhe mudaram os bronzes e segmentos.
A verdade é que ele depois de andar um bom bocado quando passa a ponto morto a luz do óleo acende e depois custa mais a pegar.
A frio pega que é uma maravilha.
Boas, penso que a questão será tentar saber se é um problema ou dois problemas distintos.

A luz do óleo, pode ser um problema do sensor ou fios e com a vibração ao relanti acende e o custar a pegar a quente pode ser por exemplo o filtro do gasóleo sujo.

Muda o sensor do óleo e confirma a instalação desde o sensor até ao quadrante.

Instala um sensor de pressão do óleo e aí já consegues ver a pressão do óleo ao relanti. Também pode ser a bomba do óleo a dar as últimas.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Pois… eu reparei que o tópico já era antigo… mas mesmo assim tive aquela esperança que o problema tivesse sido resolvido e por isso não ter existido mais conversa 🤪

O carro tem 220.000kms.
O óleo e filtro foram mudados há muito pouco tempo. Por isso por aí não será.
Supostamente também lhe mudaram os bronzes e segmentos.
A verdade é que ele depois de andar um bom bocado quando passa a ponto morto a luz do óleo acende e depois custa mais a pegar.
A frio pega que é uma maravilha.
Pois Ricardo, o tópico já era antigo, e como sempre vêm cá quando sentem o cú apertado, mas depois não são capaz de dizer se o assunto ficou resolvido e como...!!! :mad:
Que tipo de óleo usa o carro e o filtro é o indicado atenção que isso também pode influenciar, eu só uso filtros da Purflux.
Atenção que tem de saber que reparação fizeram na realidade ao motor...!!!
 
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17 Mar 2017
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em ambos os casos o problema são motores cansados...
Quer gostemos ou não, os nossos UMM são carros "velhos", que já passaram por muito e estão cansados... se um motor a quente ao relantin é que acende a luz do oleo, que dizer que a pressão do mesmo está a baixo dos 2 bar (salvo erro), não há milagres, não há fios com mau contacto... há folgas nos bronzes, cambotas marteladas pelos mesmos e bombas de oleo nas ultimas... podem atamancar com um oleo de gaduação superior, 10w60, 15w50 ou em ultimo caso 20w50 (penso que é o que se encontra facil no mercado). mas isto vai apenas prolongar o problema por mais um ano ou 2 ou passar a batata quente ao desgraçado que vier a seguir.
A unica solução de decente é abrir, rectificar e mudar material de desgaste.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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em ambos os casos o problema são motores cansados...
Quer gostemos ou não, os nossos UMM são carros "velhos", que já passaram por muito e estão cansados... se um motor a quente ao relantin é que acende a luz do oleo, que dizer que a pressão do mesmo está a baixo dos 2 bar (salvo erro), não há milagres, não há fios com mau contacto... há folgas nos bronzes, cambotas marteladas pelos mesmos e bombas de oleo nas ultimas... podem atamancar com um oleo de gaduação superior, 10w60, 15w50 ou em ultimo caso 20w50 (penso que é o que se encontra facil no mercado). mas isto vai apenas prolongar o problema por mais um ano ou 2 ou passar a batata quente ao desgraçado que vier a seguir.
A unica solução de decente é abrir, rectificar e mudar material de desgaste.
Ou comprar uma Máquinas decente, de linhas arredondadas e com AC, isso sim é que é "tabaco"...!!! :cool: :alien:
 

Ricardo Limão

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29 Mai 2020
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Segmentos e bronzes levou.
Pelo menos foi essa a reparação em factura que se fez antes de eu o comprar.
Daí (sem perceber nada do assunto) achar que desta forma o problema será na bomba de óleo ou alguma válvula do filtro que possa ter (não sei)
De qualquer forma o custar a pegar depois de andar um bom bocado não será culpa da bomba…
O motor de arranque está reparado, a bomba injectora afinada… enfim. Só dores de cabeça!!!
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Quase todos os casos que conheço de custar a pegar a quente estão relacionados com a falha de gasóleo. No meu era o filtro de gasóleo que estava mal montado e entrava ar e o gasóleo refluia para o deposito, sendo necessário sangrar ou insistir para pegar outra vez. Outro caso que conheço tinha a rede de pesca do depósito entupida, o que fazia vácuo no tubo de gasóleo e refluia. Penso que são 2 problemas isolados.
Quase todos os casos que conheço de custar a pegar a quente estão relacionados com a falha de gasóleo. No meu era o filtro de gasóleo que estava mal montado e entrava ar e o gasóleo refluia para o deposito, sendo necessário sangrar ou insistir para pegar outra vez. Outro caso que conheço tinha a rede de pesca do depósito entupida, o que fazia vácuo no tubo de gasóleo e refluia. Penso que são 2 problemas isolados.
Da próxima vez que custar a pegar, usa a bomba de gasóleo manual para sangrar o sistema e vê se já pega bem.
 
Registo
17 Mar 2017
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Estarreja-Aveiro
Segmentos e bronzes levou.
Pelo menos foi essa a reparação em factura que se fez antes de eu o comprar.
Daí (sem perceber nada do assunto) achar que desta forma o problema será na bomba de óleo ou alguma válvula do filtro que possa ter (não sei)
De qualquer forma o custar a pegar depois de andar um bom bocado não será culpa da bomba…
O motor de arranque está reparado, a bomba injectora afinada… enfim. Só dores de cabeça!!!

Procura um mecânico serio ai que te faça uma analise a esse motor... teste de compressão por exemplo.
Porque ter um motor cansado e "roto" abrir, montar umas capas e um segmentos STD e voltar a fechar é trabalho de sapaterio e pelos sintomas quase que aposto que foi o que te fizeram...
porque pelos sintomas que falas, esse motor está bem roto de compresão... e com um bocado de sorte cheio de calo na cambota... e material STD já não resolve nada.
 

Ricardo Limão

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Registo
29 Mai 2020
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34
Quase todos os casos que conheço de custar a pegar a quente estão relacionados com a falha de gasóleo. No meu era o filtro de gasóleo que estava mal montado e entrava ar e o gasóleo refluia para o deposito, sendo necessário sangrar ou insistir para pegar outra vez. Outro caso que conheço tinha a rede de pesca do depósito entupida, o que fazia vácuo no tubo de gasóleo e refluia. Penso que são 2 problemas isolados.

Da próxima vez que custar a pegar, usa a bomba de gasóleo manual para sangrar o sistema e vê se já pega bem.

se pegar bem é sinal quê?
Procura um mecânico serio ai que te faça uma analise a esse motor... teste de compressão por exemplo.
Porque ter um motor cansado e "roto" abrir, montar umas capas e um segmentos STD e voltar a fechar é trabalho de sapaterio e pelos sintomas quase que aposto que foi o que te fizeram...
porque pelos sintomas que falas, esse motor está bem roto de compresão... e com um bocado de sorte cheio de calo na cambota... e material STD já não resolve nada.

Mecânico sério já tenho. Antes de lá voltar queria era também perceber mais ou menos situações ou conhecimento de casos parecidos para também explicar melhor
 

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
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Olá pessoal,
Só para tentar deixar aqui uma breve explicação dos avanços do meu UMM,
A válvula de pressão de óleo foi mudada e a luz do óleo não voltou a acender 😉
Em relação ao custar a pegar a quente, a bomba injectora foi mais uma vez afinada (desta vez está mesmo no ponto) e o depósito retirado e limpo. Estava podre, foi arranjado mas nesta altura já estou a procura de um para o substituir. Sendo pela bomba no ponto ou limpeza do depósito a verdade é que já pega melhor a quente que antes. Mas nao e a mesma coisa que quando está frio.
Vamos ver…
Será que poderá ser algum relê do motor de arranque que esteja marado e influencie o pegar a quente?…
Grande abraço a todos 🍋
 
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