• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Luz do Óleo acende e apaga

EduardoVale

Iniciado
Registo
26 Dez 2019
Boa noite caros todos,

Preciso por favor de quem me possa ajudar com o meu XarengUMM.
De há uns dias a esta parte a luz do óleo do meu Alter 1 de 85 (2.3 Atm) começou a de vez em quando acender durante 1/2 segundos.
O carro tem óleo, pega lindamente em quente e em frio, puxa lindamente para um 2.3 atm com cx Zf de ferro, não percebo o que se passa.
Tentei encontrar um padrão e não sei se faz sentido mas acende normalmente quando curvo para a direita ou travo a fundo.
Agradeço desde já a ajuda.

Anexos

• 20210803_183428.jpg
    20210803_183428.jpg
    75,4 KB · Visualizações: 75

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
No meu carro carro, totalmente diferente (Astra G 1.7dti), era o nível de óleo baixo.
Não poderás ter a vareta diferente e estar a dar a leitura errada?
Nesses, se não me engano é como o Cournil. A vareta vem lá de trás, pois o cárter tem a parte mais funda junto à caixa.
Confere isso.

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
O melhor mesmo é tirar a valvula da pressão do oleo e ligar um manometro para verificar a mesma. No meu cournil 2.3. A valvula apaga abaixo de 1 bar. Mas 1 bar não chega à cabeça. Estou a refazer o motor todo à pala disso😔 tem que dar 3 a 4 bar

EduardoVale

Iniciado
Registo
26 Dez 2019
Bom dia a todos!
Obrigado a todos pelas dicas de ajuda.
De facto é preciso muito cuidado com as nossas máquinas para evitar males maiores.
Fica o relato do sucedido:
O meu motor é um 2.3 atm, motor para o qual é dificil arranjar varetas e no caso do meu a vareta foi "adaptada" e como tal os niveis da vareta não contam para nada.
Depois dos vossos relatos retirei o óleo todo, coloquei 4.750lt como manda a sapatilha e descobri o gato, óleo muito abaixo do aceitável e quando travava ou em descidas acentuadas faltava 🤷‍♂️. A parte boa é que afinal as luzes funcionam e são úteis 😁!
Bora para a estrada.
Bem hajam.
AbraçUMM.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Pelos sintomas que descreveste era o que me fazia sentido, dado que já tive o mesmo na Astra.
Ainda bem que está resolvido e de modo económico e sem espinhas.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Bom dia a todos!
De facto é preciso muito cuidado com as nossas máquinas para evitar males maiores.
O meu motor é um 2.3 atm, motor para o qual é dificil arranjar varetas e no caso do meu a vareta foi "adaptada" e como tal os niveis da vareta não contam para nada.
Depois dos vossos relatos retirei o óleo todo, coloquei 4.750lt como manda a sapatilha e descobri o gato, óleo muito abaixo do aceitável e quando travava ou em descidas acentuadas faltava 🤷‍♂️. A parte boa é que afinal as luzes funcionam e são úteis 😁!
Bora para a estrada.
Bem hajam.
AbraçUMM.
Agora para ficares mais descansado vai dar uma volta com o carro para ver se notas alfum ruido estranho no trabalhar do motor!
Esses picos de ausência de pressão de óleo podem ter causado danos em alguns elementos....
Podes enclusive tirar o tampão da tampa das válvulas para ver se sai muita pressão e óleo por lá....
Se tiver tudo tranquilo talvez não seja pior voltar a retirar o óleo depois de quente para ver se aparece limalha dourada que por norma é o primeiro sintoma de futuros problemas!
Se aparecer aguma coisa tens de tirar o carter e verificar as capas de bielas que são das primeiras coisas a ficarem mal tratadas...

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Bom dia a todos!
Bora para a estrada.
Bem hajam.
AbraçUMM.

Isso eu já me fartei de avisar aqui, não é por acaso que ainda "só" comprei 3 UMM's e 2 deles vinham com a vareta errada, portanto consigo imaginar a quantidade deles que ai devem andar com óleo a mais ou menos!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Isso eu já me fartei de avisar aqui, não é por acaso que ainda "só" comprei 3 UMM's e 2 deles vinham com a vareta errada, portanto consigo imaginar a quantidade deles que ai devem andar com óleo a mais ou menos!
Calma contigo Tiago, o pessoal anda por aqui só a ver os comboios a passar...!!!:whistle::alien:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Isto das varetas anda realmente a ser um bocado complicado...

Ainda bem que deste com o gato.

Top Inferior