• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

LUZ DA RESISTÊNCIA NÃO ACENDE E O MOTOR NÃO PEGA

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Boas,

logo no dia de um passeio TT é que me aconteceu isto antes de
sair sequer de casa. A luz da resistência deixou de acender e
não consegui pôr o motor a trabalhar. Depois experimentei dar corrente uma das velas diretamente com cabo de bateria, durante alguns segundos, para aquecer e mesmo assim não resolveu. Tive de ligar um fio da bateria (+) a uma das velas em permanência porque senão o motor nem sequer se aguenta a trabalhar, depois para desligar o motor tenho de desligar o fio da bateria.
Alguém por aí já teve este problema? O que teve de susbtituir?

Abraço

FJLOPES

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Tens algum corte de corrente instalado? Se sim, começa por aí.
Caso não tenhas, dá uma olhadela á caixa de fuziveis a ver se está tudo ok, podes ainda ter um problema no canhão de ignição, caixa azul, etc.
Tens de te encher de paciencia e começar de uma ponta...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
29 Abr 2012
é possivel que não chegue corrente ao canhão de ignição ou este esteja avariado.Penso que deves começar por aí.Ao forneceres 12v em continuo à vela estas a retornar corrente em sentido inverso atravez do circuito da caixa azul o que vai alimentar a valvula de cortede gasoleo mas essas velas já as deves ter queimado pois não podem estar alimentadas em permanencia.

Alcobaça

[email protected]

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Se for um Cournil pode ser o saleiro (resistencia queimada), se assim for interrompe a ligação ás velas de incandecencia.

Se for num Alter além do canhão poderá ser a caixa azul, neste caso deve ligar a chave e verificar se chega corrente da ingnição á caixa azul com um busca pólos.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Registo
29 Abr 2012
Estás enganado Filipe.Se não chegar tensão ao sitema de ignição ou se o contacto do canhão não fechar , não há alimentação à bobina de corte de gasoleo .Ao aplicar tensão direta às velas o que acontece é que a corrente vai circular em sentido inverso no circuito e alimentar a bobina , daí que ao retirar a alimentação direta o motor pare.
é muito provável que a alimentação dessa bobina venha do contacto da caixa azul e a avaria desta tambem pode provocar esse defeito tal como diz o Dias.
Não sei o modelo do UMM mas não é motor com descompressor pela descrição do problema.Se tem luz da resistencia logo não tem saleiro, tem temporizador de 21segundos.
Se a bobina de chamada recebe ordem de atracar, logo a alimentação dos contactos da ignição tambem estará presente portanto o problema será entre a ignição-caixa azul-motor

Alcobaça

[email protected]

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Já experimentaste meter um UMM a trabalhar de empurrão?
Qual o resultado?

É possível que o motor não trabalhe dando à chave mas trabalhe bem se o UMM pegar de empurrão?
Nesta situação os sintomas acima mantêm-se?

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Csixa azul isolada, verifica as ligações por baixo dela e depois dá-lhe uma boa "lavadela" por dentro com wd40.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Obrigado amigos pelas dicas.
Aquilo que referem como caixa azul é a caixa onde está a válvula de corte de gasóleo (a minha é preta da LUCAS)? O meu carro é um UMM ALTER II Turbo de 1988.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
quote:Originally posted by FJLOPES

Obrigado amigos pelas dicas.
Aquilo que referem como caixa azul é a caixa onde está a válvula de corte de gasóleo (a minha é preta da LUCAS)? O meu carro é um UMM ALTER II Turbo de 1988.

Boas
A caixa temporizadora não liga á valvula de corte de gasóleo da bomba injetora, a caixa azul liga ás velas incandescentes, se tens dúvida faz o seguinte:
As velas de incandecencia estão ligadas em paralelo através de um fio (régua), na última vela (perto do condutor) existe outro fio vindo da caixa azul é o que tráz a corrente da dita caixa, a partir da ultima vela segue esse fio que vai dar á caixa azul.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Se aplicar corrente directa nas velas nunca vai circular ao contrario por culpa do rele de contacto na caixa azul.

quote:Originally posted by rubenfaustino

Estás enganado Filipe.Se não chegar tensão ao sitema de ignição ou se o contacto do canhão não fechar , não há alimentação à bobina de corte de gasoleo .Ao aplicar tensão direta às velas o que acontece é que a corrente vai circular em sentido inverso no circuito e alimentar a bobina , daí que ao retirar a alimentação direta o motor pare.
é muito provável que a alimentação dessa bobina venha do contacto da caixa azul e a avaria desta tambem pode provocar esse defeito tal como diz o Dias.
Não sei o modelo do UMM mas não é motor com descompressor pela descrição do problema.Se tem luz da resistencia logo não tem saleiro, tem temporizador de 21segundos.
Se a bobina de chamada recebe ordem de atracar, logo a alimentação dos contactos da ignição tambem estará presente portanto o problema será entre a ignição-caixa azul-motor

Alcobaça

[email protected]

É mole mas sobe.

Registo
29 Abr 2012
E se este estiver colado ou a bobina sendo alimentada por passagem externa ?Como explicas o que está a suceder(alimentando as velas diretamente , alimenta a bobina de corte de gasóleo)?Só pode ser por aí ou então aquilo está cheio de invenções.Eu sou técnico de electrónica e admito que resolver estes problemas à distância é um bocado dar tiros no escuro, mas pelos sintomas...

Alcobaça

[email protected]

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Com um moltimetro mede a corrente nos dois sitios e logo ves o que se passa.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

florindoneto

Iniciado
Registo
12 Fev 2015
Olá a todos e desde já obrigado pela ajuda. deixei a bateria do meu UMM ( praticamente nova) descarregar. Liguei-a com cabos a outro carro e quando a monto no UMM , a luz da resistencia não acende e ouve-se um barulho a vir de alguma parte do motor, tipo um zumbido e quando termina as outras luzes ficam acesas mas a da resistência não. Se ligar a bateria com os cabos a outro carro a luz da resistência já acende , mas ainda não tem força para dar o arranque. Será que alguém me pode dar umas dicas? Muito obrigado

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas amigo florindoneto, é conveniente antes de se colocar algum post, fazer a sua apresentação, para isso existe local próprio assim como ler as regras deste fórum.

Como está registado desde 12 Fev de 2015 acho que já o devia ter feito para toda a comunidade o conhecer.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Essa bateria que descarregou pode ter dado o berro. Se está na garantia troca-a.

A bateria do caro tem quantos amperes? O motor roda ainda que devagar?

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Boa tarde

A bateria descarregar pode ser por varios sintomas, o melhor será começar pelo mais simples e aferir o estado da bateria, com o carro a trabalhar medir a tensão, depois parar o motor e ir medindo de 10 em 10 minutos a ver o que acontece, passadas 24 horas a bateria se tiver boa deve ter uma tensão de 12,5 ou 12,6.
Não vale a pena por agora procurar em mais lado nenhum, porque se fosse caso de um curto circuito havia de certeza um fusível a queimar, com excepção do alternador ou do motor de arranque, mas isso são outros quinhentos...
o meu conselho é mesmo começar pela bateria, caso tenha outra em casa troca-la para ver se os sintomas se mantem, na semana passada aconteceu precisamente o mesmo comigo e era uma bateria com 1 mês de uso que morreu.!

André Santos
UMM Alter Turbo

Altura - Algarve

Top Inferior