• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Limpa vidros intermitente - Ajuda

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
O meu comutador tem 3 posições :
- posição 0 que puxando aciona o esguicho e as escovas
- posição 1 que carregando p/ dentro acciona as escovas, carregando novamente desliga levando os branços à posição zero
- posição 2 idem à posição 1 mas com o dobro da velocidade

Tenho um relé temporizador com as seguinte ligações:

O APC deve significar Auto Parking Connector (ponto zero do motor)
As ligações na ficha que vai p/ o motor limpa vidros são estas:

O NA signfica que não tem nenhuma ligação/fio na ficha.

O que eu pensava fazer era de transformar a posição 1 em intermitente com intervalos de 12 segundos (o relé dá 6 a 12 se aplicar um dispositivo mas como vem de fábrica (12s)está bem assim).
Alguém me dá uma dica como ligar ou posso esquecer esta aplicação com este relé ?

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
penso que tambem podes fazer uma aplicação com um circuito integrado 555 mas não sei se este será o indicado para a corrente que o motor precisa .se este circuito for viavel ate se pode fazer uma coisa mais porreria que é regular o intervalo de intermitencia das escovas

onde esta o led (triangulo invertido com umas setas) ligas ao motor do limpa vidros, provavelmente teriamos de ter tambem um estabelizador de tensão para evitar qq tipo de pico de tensão

Quando se tem classe a velocidade não importa

Registo
11 Jun 2008
nao consegues alimentar directamente o motor do limpa-vidros com o "555" directamente na sua saída (se nao tou em erro apenas saem 5V), para o que queres terás de aplicar um transistor no lugar do led, e esse sim poderá alimentar o motor (depende do transistor), mas a ideia é essa!
pessoalmente nao tenho tempo/paciência pra inventar, tenho-me dado ao comodismo, e quase abandonei a electrónica, mas é possivel isso, e com mais um trabalhinho consegue-se controlar o tempo que se quer, inventar um sensor de chuva etc etc etc... ja tou a inventar demais... mas tudo é possivel..

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

O circuito da última foto requer modificações para fazer o que se pretende.
O motor limpa vidros não pode ser intercalado no lugar do led.
No lugar do led tem que entrar um tiristor (transistor de potência), alimentação a 12 V e mais algumas modificações, para só depois alimentar o motor.

Há no mercado temporizadores que fazem o trabalho na perfeição e até nem são exageradamente caros.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas e desde já obgd pelos v/ comentários!
Uma coisa é certa : este relé não é aplicável à função que se pretende porque o pino que faz com que o timer funcione, nº ,(12 seg de espera)não permite corrente contínua mas sim um pico apenas para depois dar passagem de corrente ao 2.
Na realidade e pelo que o ******* já aqui o disse o relé da Nagares TLAX fará isso sem problema.
Serviu para andar a descobrir algumas coisas como por exemplo o nº 3 da ficha do motor mantém corrente continua com as escovas em trabalho ams quando chega ao ponto 0 desliga e torna a ligar.
É nesta ligaçáo que o relé tem de ser ligado.
Agora dar quase 19€ por um relé mexerico é que é música.
Vamos andando a desligar manualmente, pois afinal é original !! lol

Aquele abraço
P_Reis

Registo
15 Fev 2009
Boas Pedro, obrigado pela partilha.

Estás a dizer que o ponto 3 da ficha do motor é um contavoltinhas, ou estilo sensor de ponto?

cumps,

JC

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
João, dá.lhe o nome que quizeres mas com os braços a funcionar tem sempre corrente mas quando chega ao ponto neutro (onde começa) deixa de ter corrente por um segundo.

Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Dias, obrigado! Já connhecia o site!|
Isso dá muito trabalho! Um simples relé TLX faz o que eu quero.
Isso vai ficar para outras núpcias. Agora estou a estudar o fecho central ao alarme do carro.

Abraço

Top Inferior