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Ligação ventoinha electrica radiador

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas

Alguém pode ajudar nas ligações eléctricas para a montagem de uma ventoinha eléctrica para o radiador.

Fiz o esquema seguinte mas tenho algumas dúvidas nas ligações entre a ventoinha electrica e a válvula que fica no radiador.


Se alguém puder ajudar a completar o esquema seguinte agradeço.




 
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18 Jul 2010
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viva
amigo vamos ver se te ajudo.
30-ligas a um cabo que venha da bateria
85-ligas o cabo que sai do interruptor e outro que venha da vavula assim
garantes que tanto a vavula como o interruptor possam acionar o rele
86- negativo(massa)
87- ligar no cabo da ventoinha.
eu ainda punha um sinal luminoso para saber quando a ventoinha esta a trabalhar para isso vais ligar no cabo que vai ligar ao-85
o fuzivel deves ser colocado entre a bateria e o rele-30
abraço moreira
 
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18 Jul 2010
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viva.
no terminal em falta da ventoinha ligas massa
a valvula tem dois terminais certo?
um entra corrente para quando chegar a determinada temperatura dar passagem ao rele par acionar a ventoinha como tal entra corrente e sai corrente não tem massa.
abraço moreira
 
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18 Jul 2010
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viva
conforme te disse na pm que te enviei terias um curto como diz o mario um isqueiro, agora no meu caso a vauvula tem dois terminais e é alimentada a corrente e liga sem ter o interruptor ligado pois serve o pusitivo que vem da dita agora não tenho como desliga-la no caso da tal passagem por aguas.
abraço moreira
 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas

Moreira, Dias e Mário, obrigado pela ajuda.

Vou fazer a ligaçãozita como deve ser....e sem fazer churrasco:D
 

Kawazaki

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14 Out 2011
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Boas a minha ligação fiz assim, liga com interruptor e através da válvula térmica


Umm Alter II 2.5D - 1989
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19 Jan 2012
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Kawazaki essa maneira é muito boa! tens sempre a hipotese de a ligar manualmente.. Mas esse esquema é muito complicado de interpertar por pessoal que não tenha boas luzes de electricidade..

A valvula está ligada em paralelo com o interruptor e, a ventoinha trabalha atraves da sonda ou directa atraves do interruptor(neste caso o interruptor sobrepõe sempre à sonda termica). Já agora de quantos graus é essa sonda?

cUMMps
 

Kawazaki

UMM
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Se queres que te diga nem sei, retirei a sonda de origem do radiador atmosferico e comprei uma nova igual.

Umm Alter II 2.5D - 1989
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Kawazaki

UMM
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14 Out 2011
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complicado??? acho que esta claro como a água Português111, e se alguém quiser explicação adicional é so dizer.

Umm Alter II 2.5D - 1989
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19 Jan 2012
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Sim está claro como água para quem tenha noções basicas de electricidade.

Eu nesse teu esquema para ficar mesmo com contolo total de tudo mudava só o interruptor para um de duas posições ON. Ou seja um ON OFF ON para poder contolar a sonda tambem pois se atingir a tempratura e a ventoinha estiver a trabalhar, se quiseres desligar a ventoinha nas passagem de agua altas como disse o ******* nesse teu esquema não consegues..

cUMMps
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Eu ligaria a luz avisadora na saída do 87 que vai para a ventoinha... assim se por alguma razão o relé avariar, ao ligar o interruptor verificamos que a luz não acende... se ligarmos no 85, como referia o Moreira, se o relé avariar a luz acende na mesma (pois recebe corrente do interruptor ou da válvula) e engana-nos, pois a ventoinha não dispara.
 

Pesa

Iniciado
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18 Mar 2010
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Amigos,

desculpem lá desenterrar este tópico.

Mas tenho um esquema parecido com o inicial aqui referido, só com uma pequena diferença. Eu não montei o sensor de temperatura. Optei por ter apenas o interruptor e como ando sempre de olho na temperatura, opto por ligar/desligar a ventoinha manualmente, algo que geralmente s+i faço quando ando fora de estrada, uma vez que em circuito urbano o carro não me aquece.

2 perguntas (visto o sistema não ter sido instalado por mim):

1) Existe alguma especificação em relação ao relé que deve ser respeitada...tipo Amperagem Minima/máxima?

2) Qual é a Amperagem do fusivel que aconselham?

E já agora uma opinião

Ontem a ventoinha eléctrica deixou de trabalhar. O fusível estava intacto. Quando ligava o interruptor ouvia a relé a atracar. Será que a ventoinha berrou ou terá sido o filamento interno do relé que foi à vida, uma vez que senti um ligeiro aquecimento no relé?





http://asaventurasdooriginal-frontera23td.blogspot.com/
 
Registo
19 Jan 2012
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Possivelmente a ventoinha avariou... Os fios do enrolamento do motor da ventoinha são fininhos e pode ter partido algum e não dás por nada pois nem o fusivel queima.
Também pode dar-se o caso de ouvires o relé a atracar e os contactos não deixarem passar corrente (pouco provavel).

Para saberes o fusivel que devas colocar tens que saber as caracteristicas da ventoinha mais propriamente quantos Watt ou Amperes consome a dita. Ou mesmo se não tiver chapa de caracteristicas podes sempre medir tu o consumo com uma pinça amperimetrica que é mais facil.

Provavelmente vem em Watts essas ventoinhas electricas e como tal tens que fazer a conta para saberes que fusivel aplicar..

É tudo à base da lei Ohm. http://www.py2adn.com/artigos/Tabela-Lei-deOhm.pdf

Imagina se na ventoinha disser lá 300W. Fazes 300W a dividir pela tensão 12V

300:12 = 25A

Depois disso Multiplicas o valor encontrado(25A) por 1.3 para adicionar 30% de segurança do fusivel.. Neste caso tinhas que colocar um fusivel de 30A mais coisa menos coisa...


Espero ter ajudado

cUMMps
 
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19 Jan 2012
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Uma ventoinha nova pode queimar devido a vários fatores.. Prisão em algum rolamento, humidade, mau cravamento nos terminais de alimentação, defeito de fabrico, etc... Cada caso é um caso.

Devia aguentar carga de trabalho sim, mas se a proteção(fusivel) for muito superior à potencia da mesma, quando ela entra em esforço em vez de queimar o fusível, queima a ventoinha.

cUMMps
 
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