• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

ligação de canhão de ignição

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Boa noite.

Estou na parte eléctrica do restauro do meu UMM Cournil de 79 e o canhão que tinha da ignição não tinha chave e eu arranjei um parecido mas não original.
O problema é o seguinte:
O canhão velho só tem encaixe para 5 fios e o qual tem um fio ligado a cada encaixe só que o que eu consegui arranjar tem 6 encaixes.
Alguém me pode ajudar como faço para ligar cada fio antigo no novo?

Cumprs
Bruno Freitas
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Boas , isso posto nesses termos é um pouco dificil,até o canhão que lá estva podia não ser de origem e as posições estarem alteradas.A unica forma é bater os contactos com multimetro mas se soubesses fazer isso não colocavas aqui a questão como é obvio.Pode ser que apareça aqui alguem da tua zona que perceba da coisa e se consigam encontrar .Se colocares foto das 2 ignições com os bornes viziveis é um começo mas mesmo assim...

Alcobaça

[email protected]
 

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
639
Localização
Portugal
Sr oque tens e o que estás a tentar ter é dificil.
Tens um canhão com 5 ligações ou 5 bornes, mas não sabemos se é de origem ou o q seja...
Vais meter um com 6 bornes mas não sabemos de que carro...
Como ajudamos?


Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
 

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Boa noite.

Eu vou tirar fotos aos 2 canhões e vou colocar aqui a ver se alguém me consegue ajudar.
O canhão que comprei é novo foi numa loja de componentes eléctricas para carros que me venderam.
Eu tiro as fotos e depois pode ser que seja mais fácil para obter ajuda.


Cumprs
Bruno Freitas
 

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Boa noite.

Aqui estão as fotos dos meus canhões de ignição para o meu cournil.






O primeiro é o antigo e o segundo é o que quero aplicar.
Fiz uns círculos e coloquei a numeração que tem gravado no próprio canhão.

Se alguém me poder ajudar agradeço.

Cumprs,
Bruno Freitas
 

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
639
Localização
Portugal
Pois,
eu abordaria este problema com um multimetro e um busca polos de corrente.
Faz assim, no canhão antigo, apontas todas as ligações num desenho, desliga um fio de cada vez, e com um busca polos de corrente, vê se esse fio tem corrente permanente ou com chave, isola-o e apontas num papel se tem ou não, e passas ao seguinte.
quando o canhão estiver todo desligado, pegas no multimetro e com o ohmimetro vez quais são os terminais que são interligados pela chave.

Depois no novo fazes a mesma coisa com o ohmimetro e já vais ficar a saber quais deves ligar onde...

Ah, já me esquecia, convem teres conhecimentos basicos de electricidade ou electronica... caso não tenhas, deves de pedir ajuda a alguem...



Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
 

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
639
Localização
Portugal
*******, penso que não percebeste, mas os canhões não são iguais, o novo é uma adaptação, e tal como está nas fotos, tem designação dos terminais em letras e não numeros.
Por isso conclui que só de multimetro e busca polos de corrente se chega lá...


Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
 

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Acho que o melhor vai ser mesmo chamar um electricista, pois não tenho experiência nenhuma com este tipo de ligação.
E o canhão velho não tenho as chaves, se calhar não dá para ver bem quais as posições das chaves.
Obrigado na mesma a todos.

Cumprs
Bruno Freitas
 

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Mensagens
1.065
Localização
Portugal
Mais uma achega que podes não ter percebido: Os terminais B1 e B2 é como se fosse um só, ou seja, passas a ter 5 terminais.


 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
977
Localização
Portugal
Olá,

Mais ou menos assim terminal B1/B2 Positivo bateria M Contacto Marcha, luzes quadrante etc, S starter Motor de arranque.

Em principio as ligações serão
19-b1
15-m
17-S
E os restantes no G

UMM abraço
Samuel Sousa

 

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Boas,

Samuel muito obrigado pelas dicas, foi uma muito boa ajuda.
Vou experimentar e depois digo se era mesmo assim.

Cumprs
Bruno Freitas
 
Registo
18 Jul 2010
Mensagens
414
Localização
Portugal
viva.
estou admirado ainda não ter vindo um exp.
ca vai os dois pontos b1 ou b2 ligados corrente direta.
viras a chave no primeiro ponto busca polos onde tiveres corrente ligas o que estava no 15 corrente para o painel depois viras a chave para aquecer as velas sera o 17 ou 19 vez isso quando fizer consumo depois disso posição de arranque deve ser o 50 e esta feito no novo tens mais um ponto mas tens dois ligados o que se torna num só
isso não morde
abraço moreira
 

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Bom dia.

Eu fiz a ligação seguinte
19 - b1
15 - m
17 - s
50 - g1
30 - g2
Mas depois ao ir ligar os fios da bateria o começa logo a querer pegar. Mas a chave esta na posição de desligada.
Alguém me consegue ajudar?
 
Registo
18 Jul 2010
Mensagens
414
Localização
Portugal
viva.
se quiseres resolver o problema
o cabo ligado ao 30 corrente liga ao b1 ou b2
ligas a chave vais ter corrente num pino ligas 0 15 painel de instrumentos depois disso fazes o força na chave para aquecer as velas e ligas um um dos cabos sobrantes e vais ver que tens consumo estas a aquecer as velas e finalmente das ao arranque no pino que tiveres corrente ligas o 50 motor de arranque e esta feito mais uma vez não pode acontecer nada de mal pois não tens negativo nenhum.
abraço e força com isso
moreira
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
977
Localização
Portugal
Olá,
Arranja uma lâmpada de 12 volts com 2 fios ligados, ligas um à massa e com o outro medes as passagens de tensão nos pontos do canhão.

Começa por descobrir qual trás os 12V da bateria, em principio 1 dos vermelhos (30) mais grossos.
Quando descobrires ligas ao B1 ou B2 visto que estão unidos tanto faz.
Rodas a chave para a primeira posição e procuras qual tem passagem, e aqui ligas o fio que liga os acessórios, quadrante, etc,(15), nova posição voltas assim até teres tudo ligado.
Provavelmente vais precisar de desligar, tirar a união ou dos Bs ou dos Gs.
Vai pondo os resultados que será mais facil de ajudar.


UMM abraço
Samuel Sousa

 

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
36
Localização
-
Boas,
Como não tenho tido tempo para restaurar o meu Cournil leveio-o para o mecânico porque neste verão quero ir dar uma volta nele.
Mas quero agradecer a toda a gente que me tentou ajudar.

Abraço
Bruno Freitas
 
Top Inferior