Ainda ontem na Feira Land Rover MAx - Stonleigh Park estava a conversa e a estudar pneus para umas jantes (as dos Jornal do Zeca) ...e eles sublinhavam que por razoes de "seguro automovel" uma vez que haja um incidente se os pneumaticos nao sao os designados pelo construcor ficamos "sozinhos"...e o seguro nao nos cobre isto e' aqui em inglaterra.
Nao obstante a isso no meu caso umas jantes de 7 polegadas (7J) ando a tentar montar uns pneus de 32 polegadas...o problema que o distribuidor me alertou foi tambem para as razoes de seguro automovel e "seguranca" do proprio veiculo.
Uns pneus 32 devem de andar montados em jantes de 8J (polegadas) para cima ate 10 polegadas.
Ai a "parede lateral" do pneu nao esta a trabalhar sob "stress" ou mais exposta fisicamante e a propria jante a exercer "peso" em cima de areas nao designadas para o efeito.
se procurarem nos sites dos fabricantes ELES proprios recomendam e dao as tolerancias das medidas dos pneus com as respectivas e possiveis medidas de jante.
por exemplo dou-te a mickey thompson (americana)
clica no link e vais ver numa grelha +/- a meio tens a coluna vertical com o titulo "Appr Rimms"=jantes aprovadas/homologadas.
http://www.mickeythompsontires.com/truck.php?item=BajaATZRadialPlus
No meu caso estou interessado nos pneus Baja ATZ Radial Plus e como reparas na coluna estes pneus estao desenhados para jantes de 8 a 10 polegadas...infringindo isso estamos a brincar com varias situacoes.
Pois o problema que se passa por vezes e' termos que subir o UMM e efectuar cortes em certas areas do UMM...tudo tem que ser equacionado e pensado "mister".
Fala com o Aldeia e os "cambalhotas" = PETERTUMBLE... o Pedro Silva esta com 31 como sabes no 525TDS, no entanto no laranja e no do recente pedro marques (cinza) foram montados pneus 32.... :-/ a coisa "come-se" e claro que fica "bonito"...mas... :-/
Ainda estou a ponderar...
Abraco
Carlos Pires