• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Jeep Willys

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Alguém sabe quanto pode valer um jeep willys de 1947 em estado razoável e inspeccionado? Falaram-me num que alguém pretende trocar a euros rápidamente, mas não sei o significado de "barato" num veículo destes.

UMM
DIE PORTUGIESICHE TECHNOLOGIE

Cumprimentos
PFK
Brummble

Registo
8 Jun 2006
Amigo Brummble

Neste caso dos Willys de fabricação US, e em relação às décadas de 40/50/60, o ano pouco interessa, o importante é o modelo.

Se for um Jeep militar (com características militares) tem mais valor do que um civil.

O que é que temos que saber para identificar uns e outros modelos? Simples, nos militares o modelo de fábrica começa sempre por "M" * (MA, MB, MC, MD, M606 etc.). Os civis começam por "CJ" (Civilian Jeep).

As equivalências entre os modelos principais militares e civis são as seguintes. Mais se junta a designação dada pelo exército dos EUA:

MA = S/Eq.
MB/GPW = S/Eq. (ver nota em baixo)
MC/M-38 = CJ-3
MD/M-38A1 = CJ-5
M606 = CJ-6 longo

Entre modelos civis e militares:

CJ-2 = S/Eq.
CJ-3 = MC/M-38
CJ-5 = MD/M-38A1
CJ-6 curto = S/Eq.
CJ-6 longo = muito similar ao M606

Agora começa a porca a torcer o rabo:angry:. Existem/circulam em Portugal muitos "militares" com documentos/matriculas de carros civis, a mistura é grande. Muitos têm sido importados assim, especialmente Hotchkiss M-202 de fabricação francesa (muuuiiito similares aos "MB" de 2ª Guerra Mundial), mas fabricados nos anos 60!

Se esse carro for realmente de 1947, tem de ser um "CJ-2A" (portanto será um Jeep civil). Terá capot baixo com as palavras "Willys" gravadas em alto-relevo nas laterais (do capot), suporte da roda suplente de lado (direito), motor de gasolina (todos tinham motor a gasolina) de válvulas ao bloco (cabeça chata) e duas espécies de pequenas "mamas" na chapa que fica por debaixo do vidro da frente.

Um carro desses, cá, pode valer até 3.000/3.500 contos, em muito bom estado. Em França ou na Bélgica compra um "MB" de 1944 em ESTADO NOVO entre 5.000 e os 6.000 contos.

Não esquecer de que nesta grande confusão, as nossas Forças Armadas compraram ou foi-lhe oferecido em compartidas várias, muitos Jeeps civis (muitos "CJ") que depois de uma pintura em Olive Drab passaram rapidamente a "militares", caso dos CJ-2A e dos CJ-6.

(*) Exceptuando o Willys "MB" (1942/45) feito na Ford que tem a designação de "GPW"

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Brummble, os Willys são demasiado valorizados!
Já tive uma experiência no passado onde me pedia, na altura em contos, 200 (1000€)apenas pelo
livrete.
Ainda há poucos meses aqui em Oliveira de Azeméis esteve um à venda de um sujeito que tem 3.
Não sei o preço que pedia mas devia rondar os 8 a 10000€.
Ter em atenção a identificação se está toda OK: motor, chassi e livrete.
Pode ter IPO feito mas depende se foi comprado! Comprei um Samurai usado para o meu mais velho tb com inspecções feitas e depois quando fui com ele ao IPO que por acaso a data era mesmo 2 semanas após a compra, e obriguei o antigo dono a desfazer o negócio.
Não consegui passar o mesmo no IPO: diferença de numeração chassi vs livrete.
Por isso muita cautela! Na tropa em 82 conduzi vários deles em Vendas Novas e Évora.
O Willys é um jipe que bem restaurado é um brinquedo e faz coisas dos grandes mas anda por aí muita aldrabice e comigo passou-se isso quando me valorizaram em tanto dinheiro um simples livrete e atenção que foi na década de 80.

UMM abraço
Pedro Reis

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Obrigado. Pessoalmente não estou interessado mas posso passar a informação a eventuais interessados nessas maq. Ainda não vi nada nem sei o preço. Foi o novo rendeiro de uma propriedade que "administro" que me deu a informação.

UMM
DIE PORTUGIESICHE TECHNOLOGIE

Cumprimentos
PFK
Brummble

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Arranjo um Willys, mecanica daihatsu a diesel senao me engano, sem documentos por 2500€

Quem quiser é so dizer, o estado da chaparia e a precisar de pintura mas ta porreiro

cUMMps

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
já agora que vejo aqui entendidos...ando há vários anos a guardar religiosamente um manual Jeep Willys. Já mo quiseram comprar e não o vendi...mas qual poderá ser o seu valor actualmente?

A sua referencia é:

Jeep Universal
CJ-3B CJ-5 CJ-6
Parts and accessories List
Issued June, 1959
Willys Motor, Inc.
Willys-overland Export Corp.
Toledo 1,Ohio,U.S.A.

Tal como tb tenho nas mesmas condições um:

Land Rover
Series II & IIA
Parts Catalogue
The Rover CO LTD - Solihull - Warwickshire - England
January, 1958
3rd edition

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Acrescento. Arranjo tambem um Land Rover serie I todo restaurado por 12000€

Estes jipes nao sao meus e alguma alteraçao dos preços que me foram comunicados nao é culpa minha ou desistencia da venda
cUMMps

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Aproveitando o assunto, mostro umas fotos que tirei a um "JEEP EBRO" em Porriño, aqui na (minha) vizinha Galiza.

Tem uns detalhes espectaculares, reparem só na forma das portas que acompanha o desenho dos bancos!

Aqui o pormenor das barras/pendural da direcção

Utiliza diferenciais DANA, embora não sei quais são.

uma vista do tablier

e uma do interior da porta

A qualidade das fotos é mediocre porque são de tlm, era o que tinha à mão...

não tirei mais porque (apesar de ter autorização) um certo pastorzito alemão estava a olhar para mim com uma expressão algo inquietante :dizzy_face: e preferir dar de "frosques" antes que ele viesse "entablar" uma conversinha comigo!:D

Conheço mal os Willys mas quer-me parecer que este modelo partilha bastante mais do que a mecânica...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Olha ao ver as fotos desse jipe EBRO deu-me uma boa ideia.
Isso é coisa para ter muita utilidade para mostrar aquelas mulheres que não gostam dos UMMs, mostra-se as fotos e diz-se o seguinte:
-Olha querida já que não gostas do nosso UMM estou seriamente a ponderar troca-lo por este das fotos!!! o que é que achas??
Bem de certeza que o problema dos UMMs e algumas mulheres acaba!!!he:D he:D he :Dhe ...
Meu rico UMM, como é linnnndo!!!(y)(y)

Alter 2 turbo
UH-26-51

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mario, há Willys e Willys!
Atenção que o Ebro é um produto bruto de nascença porque para durar era assim mesmo.
Agora faz uma visitinha ao Google.pt em imagens e faz um search a jeep Willys e verás algumas
máquinas que nada tem a ver com o se vê no Ebro mesmo se fosse novo.
Convém consultares a página sózinho porque mostrando à mulher não sei não!ehehehe!!!

UMM abraço
Pedro Reis

Registo
8 Jun 2006
4 em 1:)

Amigo Costa

O manual de peças compra-se entre os 30€ e os 50€ via internet. Se fosse um manual de mecânica talvez um pouco mais:thinking:.

Amigo Aldeia

Essa "coisa" é um Willys feito sob licença em Espanha. Tinha diversas motorizações, esse deverá ter um Perkins (gasóleo). Todos os ferros da frente não são originais, assim como a capota/portas foram muito alteradas etc. Excelente viatura para fardo de arame:blush:.

Amigo Pedro Reis

Demasiadamente valorizados? Só cá em Portugal onde uma viatura toda "achanatada":angry: com muito pouco de origem(n) e documentos trocados:astonished: é vendida a peso de ouro a papalvos. Agora, em França, um carro de 1943 refeito de novo, com garantia de um ano por 5.000/6.000 contos, talvez já mereça a pena.

Amigo Machado

Realmente aquela "coisa" não é parecida com nada:dizzy_face:.

UMM abraço
João

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by verdes radios

2 em 1:)

Amigo Aldeia

Essa "coisa" é um Willys feito sob licença em Espanha. Tinha diversas motorizações, esse deverá ter um Perkins (gasóleo). Todos os ferros da frente não são originais, assim como a capota/portas foram muito alteradas etc. Excelente viatura para fardo de arame:blush:.

Amigo Machado

Realmente aquela "coisa" não é parecida com nada:dizzy_face:.

Amigo J.Freitas:

Quanta ruindade....:D;):astonished:

Pode ser isso tudo, mas tem um valor intrínseco! Eu se pudesse ficava com ele e recuperáva-o com muito gosto;)!

Também reparei que usa os mesmos farolins que os nosos UMM's.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related

Registo
8 Jun 2006
Amigo Aldeia:D

É espanhol, é feio, tem capot alto:angry:, e mesmo em novo fazia mais barulho do que uma fábrica de pregos. Depois, tudo aquilo era de "cartolina", fraco, débil, pelintra e feito "às três pancadas". A única coisa que se aproveita é a palavra JEEP:p, depois de se serrar a legenda da frente e retirar o "Ebro":D.

Por eu não gostar de coisas feitas "às três pancadas" é que eu gosto dos UMMs:astonished:

UMM abraço
João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Quanto ao Jeep Ebro
Os diferenciais,pelo menos o da frente parece ser Dana30...
Já repararam na fechadura da porta??

Registo
22 Ago 2007
Se andar de UMM na rua já chama a atenção.. andar num destes devem pensar que o tempo voltou para trás... eu não gosto muito de willis, principalmente o militar, não têm piada nenhuma parace uma caixa que de um momemnto para o outro sai-se disparado lá de dentro, e já vi um à venda por 10000euros.. mas este das fotos.. arranjado até é giro..

Inté

Registo
8 Jun 2006
Amiga Estrunphyna

Já andou em algum sem capota e com o vidro para baixo? Se a resposta for "não" aconselho-a a fazê-lo. è exatamente como andar de mota, mas com quatro rodas, tendo a possibilidade de levar mais três pessoas.

Quanto ao tempo voltar para trás:astonished:, bem:blush:... Fiquemos por aqui.

UMM abraço
João

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

E os famosas Mahindra que ate ha bem poucos anos se comercializavam novos ca em portugal por 3500 contos.

Ainda e comercializa? a mecaninca é porreira?

cUMMps

Calhau

UMM
Registo
15 Jan 2007
Nada há a retirar aos post´s do Sr. joão, antes pelo contrário, devem ler com toda a atençaõ. Dado que é exactamente a filosofia que se devia seguir no tema Willys VS históricos militares em Portugal.

Para os mais distraidos, a génese dos UMM, é precisamente o Willys.
O Sr. Bernard Cournil chegou mesmo a construir CJ`s, iguais ao que o Aldeia mostra nas suas fotos, só que em vez de ostentarem Jeep Ebro na frente, tinham a inscrição Cournil.

Um Abraço.

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Caros amigos, devemos o veículo todo terreno à segunda guerra mundial, nessa (entre outras Ford, Bantam) a Willys fabricou o pequeno amigo dos militares, o pequeno "David" para derrotar os Golias!!
Esquecem-se de muita coisa aqueles que tão mal dizem do willys.
Lembrem-se que não teriamos UMM sem ele, sem as suas carcaças abandonadas na França destruída, carcaças essas ao alcance do Sr. Cournil.

Um ummista dizer mal de um Willys é como qualquer um de vocês dizer mal do próprio avô.
Eu na humildade dos meus 30anos já tive o prazer de ver, ajudar a restaurar, viajar e conduzir um Willys e só vos posso dizer:
Ó tempo, volta p'ra trás!!!

Por favor meus amigos, não reneguem a vossa história, sejam mais do que donos do "UMM da moda".

Quanto a esse EBRO, filho bastardo do Willys, mas LINDO.
Abraço a todos

Top Inferior