Ora bem, vamos lá filosofar um pouco sobre o assunto-
Para uma pequena introdução vamos primeiro esclarecer algumas coisas que acho que terão alguma relevância mais à frente. Como consta na minha apresentação, sou de Tomar onde as estradas começam, á excepção do IC3 e IC9, por EM, EN, Lugar, Rua, Caminho, etc e não por CR, IP, A, Variante e outras demais, resumindo, além de vários manuais de peças, utilizador e mecânica que posso facultar, posso ainda pôr á disposição imagens GPS Ndrive, TOmTOM, Gogle Earth e outros similares para se perceber que aqui o alcatrão só chega em vésperas de eleições e não é para todos.
- "Em alcatrão? Em terra?
Dependendo das condições em que tentas fazer esse tipo de manobras pode ou não ser normal isso acontecer, se leres bem o que diz a placa de utilização das caixas de velocidades/transferências vês que lá diz que nunca se deve usar 4X4 em piso com boa aderência"
Vamos enquadrar esta questão há realidade em que vivo e outras condicionantes. O que é "piso com boa aderência"? Será ter uns Camac terra 4x4 com piso 50/50 em alcatrão vidrado e com uma película de água ou ter uns fedima siroco em lama? Qual terá mais aderência? Se conhecerem Tomar, saberão que, para além da janela do Capítulo e a sua história Templária, também é conhecida pelas cheias do Nabão e pela Festa dos Tabuleiros. E perguntarão vocês o que é que a Festa dos Tabuleiros é para aqui chamada?!!! É fácil, aquando da última, o antigo presidente de câmara calculou mal o prazo das obras de substituição das condutas de esgotos e ordenou que as obras acelerarem e se pavimentasse as estradas, a fim de estar tudo pronto nos dias da Festa. Correu mal!. Com a pressa o piso foi abatendo com o tempo e o estado das ruas e estradas da cidade estão uma vergonha. Fora da cidade nem vale a pena perder tempo. São estradas de piso irregular, cheias de buracos e algumas delas com zonas que se envergonhariam ao pé de qualquer corta-fogo por esses pinhais fora! Não é por nada que alguns clubes TT escolhem esta zona para passeios, nem é preciso falar com proprietários de terrenos para traçar percursos, basta alegar que se teve de arranjar caminho alternativo para contornar um troço em péssimo estado. Os caminhos que faço normalmente de casa para o trabalho são estradas de piso regular mas de baixíssima aderência devido ao tipo de alcatrão. Quem conhecer a estrada que passa em frente ao politécnico sabe que tiveram de re-asfaltar uma rotunda para reduzir a perigosidade da mesma, mas faltou o resto da rua. Muitas vezes entra-se e sai-se aos ziguezagues porque é como andar de slicks á chuva.
Para encerrar esta já longa explicação, deveria-se alterar o comentário "não admira ninguém nasce ensinado e o Português não sabe ler manuais de instruções..." para "não admira ninguém nasce ensinado e o conhecimento não não está todo nos livros..."
Se calhar, e com base nestas realidades, condições climatéricas e outros factores, é mais aconselhável andar em 4x4 em alcatrão escorregadio com pneus mistos do que 4x4 com pneus de trial em estradas de terra batida.
P.S. - já falei com outros utilizadores do forumm e UMM's e todos se queixam do mesmo. Se calhar é feitio e não defeito ou lá como dizem " erro de utilização"
UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96