• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Já me começo a fartar do gajo!!!

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Vamos lá a ver se é defeito ou feitio!!!
Quando viro a direcção toda para um dos lados e, se e só se tiver as 4 e cubos ligados, tentar arrancar com o bichumm, parece que o diferencial da frente deixa de fazer diferencial, bloqueando o eixo, o carro arranca aos solavancos parecendo empurrar a custo a frente do carro e a direcção dá coices que nem uma mula. É-me de todo impossivel executar manobras com as 4 ligadas mas, se desligo as 4 mantendo os cubos ligados é como nada se passa-se!!! O meu medo é haver alguma coisa errada e por forçar, partir, o que não dava jeito nenhum.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Os nossos UMM's trabalham com o sistema mais basico que há de transmissao dianteira, é perfeitamente normal que te faça isso, os Defender's é que já usam transmissoes de "carrinho" e não dão os solavancos.

As cruzetas dianteiras é normal que te façam isso.
Eu quando quero fazer manobras desligo as 4 e ta safo
Outra coisa importante é já saberes disto e então ja saberes com o que contas para fazer manobras

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Pajomoro, vê isso pois isso não é normal!
Podemos colocar muitos defeitos nas transmissões mas nada com que se pareça com o que estás a
passar.
Eu fazia um diagnóstico visual ao diferencial, cruzetas e cubos.

UMM abraço

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Ora bem, vamos lá filosofar um pouco sobre o assunto-
Para uma pequena introdução vamos primeiro esclarecer algumas coisas que acho que terão alguma relevância mais à frente. Como consta na minha apresentação, sou de Tomar onde as estradas começam, á excepção do IC3 e IC9, por EM, EN, Lugar, Rua, Caminho, etc e não por CR, IP, A, Variante e outras demais, resumindo, além de vários manuais de peças, utilizador e mecânica que posso facultar, posso ainda pôr á disposição imagens GPS Ndrive, TOmTOM, Gogle Earth e outros similares para se perceber que aqui o alcatrão só chega em vésperas de eleições e não é para todos.

- "Em alcatrão? Em terra?
Dependendo das condições em que tentas fazer esse tipo de manobras pode ou não ser normal isso acontecer, se leres bem o que diz a placa de utilização das caixas de velocidades/transferências vês que lá diz que nunca se deve usar 4X4 em piso com boa aderência"
Vamos enquadrar esta questão há realidade em que vivo e outras condicionantes. O que é "piso com boa aderência"? Será ter uns Camac terra 4x4 com piso 50/50 em alcatrão vidrado e com uma película de água ou ter uns fedima siroco em lama? Qual terá mais aderência? Se conhecerem Tomar, saberão que, para além da janela do Capítulo e a sua história Templária, também é conhecida pelas cheias do Nabão e pela Festa dos Tabuleiros. E perguntarão vocês o que é que a Festa dos Tabuleiros é para aqui chamada?!!! É fácil, aquando da última, o antigo presidente de câmara calculou mal o prazo das obras de substituição das condutas de esgotos e ordenou que as obras acelerarem e se pavimentasse as estradas, a fim de estar tudo pronto nos dias da Festa. Correu mal!. Com a pressa o piso foi abatendo com o tempo e o estado das ruas e estradas da cidade estão uma vergonha. Fora da cidade nem vale a pena perder tempo. São estradas de piso irregular, cheias de buracos e algumas delas com zonas que se envergonhariam ao pé de qualquer corta-fogo por esses pinhais fora! Não é por nada que alguns clubes TT escolhem esta zona para passeios, nem é preciso falar com proprietários de terrenos para traçar percursos, basta alegar que se teve de arranjar caminho alternativo para contornar um troço em péssimo estado. Os caminhos que faço normalmente de casa para o trabalho são estradas de piso regular mas de baixíssima aderência devido ao tipo de alcatrão. Quem conhecer a estrada que passa em frente ao politécnico sabe que tiveram de re-asfaltar uma rotunda para reduzir a perigosidade da mesma, mas faltou o resto da rua. Muitas vezes entra-se e sai-se aos ziguezagues porque é como andar de slicks á chuva.
Para encerrar esta já longa explicação, deveria-se alterar o comentário "não admira ninguém nasce ensinado e o Português não sabe ler manuais de instruções..." para "não admira ninguém nasce ensinado e o conhecimento não não está todo nos livros..."
Se calhar, e com base nestas realidades, condições climatéricas e outros factores, é mais aconselhável andar em 4x4 em alcatrão escorregadio com pneus mistos do que 4x4 com pneus de trial em estradas de terra batida.

P.S. - já falei com outros utilizadores do forumm e UMM's e todos se queixam do mesmo. Se calhar é feitio e não defeito ou lá como dizem " erro de utilização"

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Isso acontece porque não temos diferencial na caixa,se adicionares aos camac,piso molhado e alcatrão vidrado as 2 toneladas de UMM em 1ªlenta acho que mesmo assim podemos falar de piso com alguma aderencia:D

Se pesquisarem um pouco por diferenciais no google e youtube e o seu funcionamento vão chegar a conclusoes;)

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Amigo Paulo, que largura de pneus usa? Em alcatrão escorregadio, mais largura nem sempre significa mais segurança. No meu corsa fiz 200.000km com 165/70r13 sempre a fugir muito em chuva, muito aquaplaning e afins. Troquei para 145/80r13 (parece pneu de biciclete, ficam mal), já lhe fiz 50.000km, e embora o pneu desapareça mais depressa, o carro é muito mais seguro, principalmente em piso molhado, nunca mais tive um aquaplaning.

E não tens que usar a tração em alcatrão, estou certo que os carros "normais" não andam aí a patinar. O uso de tração em alcatrão escorregadio é válido em carros com diferencial central, sem ele só vai trazer mais insegurança em curva com as chicotadas que sentes, para além de andar a destruir material...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Nos jipes com diferencial na caixa é aconselhado ligar as 4wd em piso molhado,nos UMM é quase tão perigoso andar com as 4x4 ligadas em piso molhado como andar com o eixo de trás bloqueado,a solução é reduzir velocidade e claro ter pneus bons e em bom estado.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Eu ja andei 4 ou 5 anos com pneus camac terra e como ja foi tudo dito só acrescento que para estrada em dias de chuva..... Cuidado com eles... Muito Cuidado.

A borracha é muito dura e os tacos escorregam facilmente. Tens melhor aderencia quando estão velhor e desgastados do que com muito taco

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
o meu problema é mesmo esse, aquilo é como andar de bicicleta de corrida na neve!!! Quanto ao ligar das 4x4 é que já reservo algumas dúvidas pois o comportamento do carro até é bastante bom ao invés do que dizem, o carro escorrega menos e não tem atravessadelas e, como as curvas nem são tão acentuadas quanto isso, o efeito que descrevo não se verifica. O problema é com ele parado que me obriga a desligar as 4x4 para manobras como estacionamento ou inversão de marcha.

******* eu não stresso com nenhum dos dois (a ti e UMM), até porque considero-os como amigos e, de uma forma ou de outra, já me desenrascaram no passado, presente e espero no futuro

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Top Inferior