E então recebi esta resposta:
"
Exmo. Senhor Ruben José Faustino
Voltamos de novo ao seu contacto para o informar que em 2 de Março de 2014 V. Exa. realizou uma transferência de 36,83 GBP através do nosso serviço BPI Net em regime despesas SHARE (o Ordenante paga apenas as despesas cobradas pelo BPI).
Assim, de acordo com o preçário em vigor no Banco BPI disponível para consulta em toda a nossa rede de Balcões e/ou no site
www.bancobpi.pt, nos termos do Aviso do Banco de Portugal nº 8/2009, publicado no Diário da República, 2ª série - nº 197, de 12 de Outubro de 2009, através do serviço BPI Net a transferência tem um custo de 0,20% com o mínimo de 15,00 Eur., máximo de 60,00 Eur., acrescido de imposto do selo e despesas de portes e comunicações de 10,00 Eur., acrescido imposto do selo.
Mais informamos que transferências emitidas para o Reino Unido, através do serviço BPI Net, desde que realizadas em Euros com indicação de BIC e IBAN e exclusivamente com o regime de despesas SHARE, ficam isentas de despesas.
Na convicção de termos prestado os esclarecimentos necessários,
Com os melhores cumprimentos,
José Manuel Moreira
DOQ-Gestão de Reclamações"
Parece que afinal o problema foi eu não ter adivinhado que a transferência em Euros não paga comissões e ter escolhido a opção de transferir em Libras. Essa condição não aparece em sitio algum durante a operação o que revela má fé ,razão pela qual vou continuar a reclamar .