• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

invenção

Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
boas camaradas.... depois de ter adaptado um turbo no meu 2.5 atm deparo-me com o seguinte, o motor aquece um pouco de mais nos dias mais quentes (vale a eficacia da segunda ventoinha)... estou a pensar fazer o seguinte, colocar um segundo radiador mais pequeno a frente do de origem cortando os tubos de entrada e saida so radiador de origem e pondo uns "t" para fazer seguir a agua para os 2. pensei tambem em anular a ventoinha de origem e por um sensor numa daquelas relas triangulares que ficam por traz da culaça e por uma ventoinha electrica, traduzindo-se tambem num ganho de potencia do motor... que acham desta ideia?

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Acho que acima de tudo devias avaliar o estado do teu radiador, se ele estiver mau por dentro esquece, mete ninho novo senao nunca mais

 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
boas show_time... o radiador foi todo reparado a 3 meses.... dai não ser do radiador... ele só aquece mesmo nos dias mais quentes e se lhe der que fazer... se andar nas calmas não aquece... e verdade esqueci-me de dizer que já tem um radiador de oleo 3x maior do que o de origem...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
Nestes casos a melhor coisa sem muitas alterações é andar de Verão sem o termostato.

Isso de meter um "T" com dois radiadores e um a frente do outro não me parece grande solução, repara, vais repartir o fluxo e adicionar mais perdas de cargas ao circuito, reduzindo assim a sua eficiência e depois um dos radiadores vai cortar o "ar fresco" ao outro e com isto também perdes em capacidade de refrigeração.

Eu sou um defensor da ventoinha mecânica, dou sempre o exemplo de vários tractores agrícolas que conheço com ventoinha mecânica e andam todo o dia a lavrar sem aquecer. A vantagem desta é que está sempre a trabalhar e com a mesma rotação do motor, se o circuito estiver em boas condições e bem dimensionado, tem que arrefecer...

O que podes fazer em complemento da ventoinha mecânica é adaptar uma ventoinha eléctrica na frente do radiador, arranjar uma por exemplo de uma Berlingo que trabalham na frente do radiador, metes a sonda no radiador e esta ventoinha vai disparar manualmente ou só nos picos de aquecimento.

cUMMprimentos;
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
quote:Originally posted by show_time

Boas!

Gasta agua?


desce um pouquinha mas deita fora pela tampa do vaso de expanção... tenho que lhe por outra tampa...mas fico meses sem lhe acrescentar

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Abreu


Nestes casos a melhor coisa sem muitas alterações é andar de Verão sem o termostato.

Isso de meter um "T" com dois radiadores e um a frente do outro não me parece grande solução, repara, vais repartir o fluxo e adicionar mais perdas de cargas ao circuito, reduzindo assim a sua eficiência e depois um dos radiadores vai cortar o "ar fresco" ao outro e com isto também perdes em capacidade de refrigeração.

Eu sou um defensor da ventoinha mecânica, dou sempre o exemplo de vários tractores agrícolas que conheço com ventoinha mecânica e andam todo o dia a lavrar sem aquecer. A vantagem desta é que está sempre a trabalhar e com a mesma rotação do motor, se o circuito estiver em boas condições e bem dimensionado, tem que arrefecer...

O que podes fazer em complemento da ventoinha mecânica é adaptar uma ventoinha eléctrica na frente do radiador, arranjar uma por exemplo de uma Berlingo que trabalham na frente do radiador, metes a sonda no radiador e esta ventoinha vai disparar manualmente ou só nos picos de aquecimento.

cUMMprimentos;


a 2ª ventoinha já a tenho, pensei fazer isto porque só me começou a subir a temperatura um pouco depois de ter adaptado o turbo no meu motor, mas isso de lhe tirtar o termoestato é boa ideia, vou tentar.
quanto as ventoinhas tens razão no que dizes, mas para quem quer mais um pouco de potencia é o melhor não achas? esta mecanica que traz de origem faz muito "peso" no motor, não concordas?

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Essas adaptações mais tarde ou mais cedo dão sempre problemas, o bloco do turbo tem injectores de óleo para arrefecer os pistons, faz uma grande diferença.

O radiador é o do atmosférico ou o do turbo?

Tirares a ventoinha não te traz ganho de potência nenhum, tens de lá manter a correia na mesma para accionar a bomba de água, que oferece bem mais resistência que o peso pluma da ventoinha de plástico.

UMM abra�o

Nuno Andr�, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, � o orgulho em ser Portugu�s e ter UMM's
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
Boas, na minha opiniao é assim... retirar o termostato nada resolve...depois de aberto a agua circula livremente...sem o termo poderá aumentar o diametro da passagem de agua entre o caudal intermo isto na zona do termostato.. mas apenas isso.......montar ventoinha
á frente do radiador tambem nao é soluçao..so seria viavel em baixa velocidade, em termos praticos nao me convence...

aumenta a capacidade do radiador, se este for de canais alinhas, passa para canais desfasados...podes ainda meter um radiador
de uma carrinha de carga, tipo dynas 280, ou wu95..etc...claro sao aplicaoes ..ou enxertos dependo de como sao feitas...

as dynas 280 teem motor 4100 turbo...radiadores relativamente pequenos, e em aluminio...o alumino aquece mais depressa mais
tambem arrefece mais depressa, alem de que mantem melhor a temperatura, ao contrario do ferro que absorve e aumenta o calor...

podes deminuir a poli de bomba de agua, cuidado em exagero ela passa depressa de mais no radiador, nao ficando lá o tempo

necessario para ser convenientemente arrefecida...cuidado com guinchos, farois e afins...deminui muito a entrada do ar...

outra coisa é libertar o calor no habitaculo do motor..como o ar quente sobe...saidas de ar..ou "body lif" no capom !!

ponde de parte defeitos na cabeça, e afins, a soma de varios factores como mais gasol = mistura mais rica, pneus grandes e as

temperaturas normais nestas altura contribuem para temperaturas acima da media nos motores...se nao tens I.C mete...

cuidado com o pé ...nao ha milhagres nesta epoca...para resolver parte dos esquentamentos deminui o debito do diesel...ja vai ajudar...e passa a solfagem para a posiçao de quente..sempre tens mais quase 2 litros e outro radiador...olha que ajuda...:D :Ddepois no inverno aumentas..

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
quote:Originally posted by lenhador

Boas, na minha opiniao é assim... retirar o termostato nada resolve...depois de aberto a agua circula livremente...sem o termo poderá aumentar o diametro da passagem de agua entre o caudal intermo isto na zona do termostato.. mas apenas isso.......montar ventoinha
á frente do radiador tambem nao é soluçao..so seria viavel em baixa velocidade, em termos praticos nao me convence...

aumenta a capacidade do radiador, se este for de canais alinhas, passa para canais desfasados...podes ainda meter um radiador
de uma carrinha de carga, tipo dynas 280, ou wu95..etc...claro sao aplicaoes ..ou enxertos dependo de como sao feitas...

as dynas 280 teem motor 4100 turbo...radiadores relativamente pequenos, e em aluminio...o alumino aquece mais depressa mais
tambem arrefece mais depressa, alem de que mantem melhor a temperatura, ao contrario do ferro que absorve e aumenta o calor...

podes deminuir a poli de bomba de agua, cuidado em exagero ela passa depressa de mais no radiador, nao ficando lá o tempo

necessario para ser convenientemente arrefecida...cuidado com guinchos, farois e afins...deminui muito a entrada do ar...

outra coisa é libertar o calor no habitaculo do motor..como o ar quente sobe...saidas de ar..ou "body lif" no capom !!

ponde de parte defeitos na cabeça, e afins, a soma de varios factores como mais gasol = mistura mais rica, pneus grandes e as

temperaturas normais nestas altura contribuem para temperaturas acima da media nos motores...se nao tens I.C mete...

cuidado com o pé ...nao ha milhagres nesta epoca...para resolver parte dos esquentamentos deminui o debito do diesel...ja vai ajudar...e passa a solfagem para a posiçao de quente..sempre tens mais quase 2 litros e outro radiador...olha que ajuda...:D :Ddepois no inverno aumentas..

Nada como o cheiro da solda pela manha !
muito completa a tua explicação, mas tenho uma duvida... o que é o i.c que dises para por?
a perda de potencia relacionada com a ventoinha mecanica não tem muito a ver com a poli onde esta agarrada mas sim a força extra que a ventoinha faz sobre o motor... sem ela ele fica mais solto um bom bocado que eu já experimentei, mas se disem que e melhor do que a electrica então fica como esta....

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
quote:Originally posted by SuperPilot

Essas adaptações mais tarde ou mais cedo dão sempre problemas, o bloco do turbo tem injectores de óleo para arrefecer os pistons, faz uma grande diferença.

O radiador é o do atmosférico ou o do turbo?

Tirares a ventoinha não te traz ganho de potência nenhum, tens de lá manter a correia na mesma para accionar a bomba de água, que oferece bem mais resistência que o peso pluma da ventoinha de plástico.

UMM abra�o

Nuno Andr�, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, � o orgulho em ser Portugu�s e ter UMM's
as adaptaçoes duram mais ou menos mas é pela maneira que são feitas.... tambem disseram aqui no forumm que o meu motor não durava mais um mes e no entanto já vão mais do que 4 meses e não passa frio, não desce nivel de oleo e ainda ficou mais economico... tenho o radiador do atm, mas como ja referi tenho um radiados de oleo muito maior do que o de origem... estranho é que quando ligo a 2ª ventoinha em 2 min volta a temperatura ao normal, mesmo em estrada a andar na casa dos 80km/h

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Claro que uma adaptação bem feita é melhor que uma mal feita, mas nunca deixa de ser uma adaptação, que dá problemas, se não desse, não tinhas vindo aqui pôr este... problema.
Claro que ficou mais económico, com o turbo melhoraste a mistura de um motor que só por si já gasta "pouco".
Mas quanto ao arrefecimento, deixa a ventoinha como está e mete o radiador do turbo, teres um radiador de óleo maior não é suficiente para arrefecer o motor, pois o óleo não serve só para arrefecer, tem muito mais trabalho que isso, a água serve exclusivamente para arrefecer, portanto preocupa-te mais com a água.
Verifica também se o furo do termostato está obstruído, ou existem outras obstruções no circuito.
IC é o intercooler, para arrefecer o ar de admissão.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
boas, se optares por meter uma ventoinha electrica, o sencor ou termo deve estar montado na parte mais fria do radiador...

para nao correres o risco das ventoinhas, nao se desligarem quando o termostato ja tiver fexado...muito ha a dizer sobre este

tema...sim o i.c serve para arrefecer o ar da admissao...entre outros doces...

cumprimentos



Nada como o cheiro da solda pela manha !
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
sendo assim, o intercooler é o proximo a ser montsdo...quanto ao radiador do turbo só é pena ser dificil de arranjar...
obrigado...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
se precisares de um radiador um IC, manda me pm com a descriçao do mesmo e quanto quer gastar...

tenho varios por aqui..torres vedras..

abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Camarada, está quieto. Todos os meus UMM's aquecem um pouco mais nos picos de verão. A solução é acelarar menos. Deixa estar como está e anda com mais calma.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Aldeia

Camarada, está quieto. Todos os meus UMM's aquecem um pouco mais nos picos de verão. A solução é acelarar menos. Deixa estar como está e anda com mais calma.

UMM abraçUMM

j.aldeia



lol.... simples e rapido....lolololo
abraço aldeia
Já agora ve se vais dando noticias ou se apareces para um copo

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Top Inferior