Boas, na minha opiniao é assim... retirar o termostato nada resolve...depois de aberto a agua circula livremente...sem o termo poderá aumentar o diametro da passagem de agua entre o caudal intermo isto na zona do termostato.. mas apenas isso.......montar ventoinha
á frente do radiador tambem nao é soluçao..so seria viavel em baixa velocidade, em termos praticos nao me convence...
aumenta a capacidade do radiador, se este for de canais alinhas, passa para canais desfasados...podes ainda meter um radiador
de uma carrinha de carga, tipo dynas 280, ou wu95..etc...claro sao aplicaoes ..ou enxertos dependo de como sao feitas...
as dynas 280 teem motor 4100 turbo...radiadores relativamente pequenos, e em aluminio...o alumino aquece mais depressa mais
tambem arrefece mais depressa, alem de que mantem melhor a temperatura, ao contrario do ferro que absorve e aumenta o calor...
podes deminuir a poli de bomba de agua, cuidado em exagero ela passa depressa de mais no radiador, nao ficando lá o tempo
necessario para ser convenientemente arrefecida...cuidado com guinchos, farois e afins...deminui muito a entrada do ar...
outra coisa é libertar o calor no habitaculo do motor..como o ar quente sobe...saidas de ar..ou "body lif" no capom !!
ponde de parte defeitos na cabeça, e afins, a soma de varios factores como mais gasol = mistura mais rica, pneus grandes e as
temperaturas normais nestas altura contribuem para temperaturas acima da media nos motores...se nao tens I.C mete...
cuidado com o pé ...nao ha milhagres nesta epoca...para resolver parte dos esquentamentos deminui o debito do diesel...ja vai ajudar...e passa a solfagem para a posiçao de quente..sempre tens mais quase 2 litros e outro radiador...olha que ajuda...

depois no inverno aumentas..
Nada como o cheiro da solda pela manha !