• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Intercooler / turbo - sera?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas. Á cerca de um ano comprei um UMM alter turbo com motor atmosferico, mas devido a este motor beber oleo como gasoleo decedi trocar por um motor turbo (vindo de frança)!!!! sai de um cancro e fui me meter noutro!!!!!! O motor nao tem muita força e onde eu antigamente com um Cournil subia um picada:devilish: em segunda agora com este tem k ser em primeira e com a marcha reduzia ligada (puxando ás 4)! depois de me imformar pensei que o problema fosse do turbo k tivesse cansado, mas hoje veio ca um amigo meu que percebe + que eu do assunto, e ele disse k faltava o intercooler do turbo :dizzy_face:!!!! Mas de resto o motor tava 5 estrelas....! sera k esta falta de força é só do intercooler ou tb deve ser do turbo, dado k o resto está em bom estado!








Obrigado
 
Registo
2 Mai 2007
Mensagens
349
Localização
Portugal
Boas
A falta ce forca nao sera do intercoler...UM MOTOR TURBO E SEMPRE TURBO MESMO SEM IMTERCOLER
Temta começar por ver se o turbo roda bem solto e se provoca pressao nos tubos...
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas
Vê um tubo que vai do colector de admissão a uma vávula na bomba injectora,
sem esse tubo é o mesmo que teres uma bomba normal e o motor não tem combustivel
suficiente.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
sim, é um turbo! mas o intercooler nao esta la para ocupar espaço axo eu...... pelo que sei o intercooler arefece o ar k é compremido no turbo....!!!! se ele nao é arrefecido....
Por acaso hoje fui ao forum almada e a temperatura tava uma beka alta....n sei se sera por isso....

Tenho k ver isso do tubo k vem do colector, agora nao pk ta noite!!! loloLOlOlll


 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Essa diferença entre um Cournil e um Alter Turbo é normal.
Os turbos trabalham a mais rotação para terem força e conseguem depois mantê-la durante mais tempo, mas em baixa velocidade os atmosféricos ganham em força, ainda para mais se tinhas um Cournil com caixa de ferro e diferenciais curtos, que são tudo pontos a favor de força em baixas, e menor velocidade... por isso não é de estranhar que um faça em 2a o q outro n consegue em 1a... não são defeitos, são características.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Demais, obrigado pelas vossas respostas ao topico, que me esclareceram algumas duvidas, especialmete ao *******. Ele(UMM) o fim de semana passado quando fui busca-lo com o meu pai a coimbra na auto estrada deu na boa os 110, e chegou bem aos 130.......!
Fiz aquilo que me disseste, e o rapaz k tb tem um UMM turbo disse k esta um pouco mais fraquinho em baixa..... Já agora, quanto custa um Intercooler NOVO! Sei k uns intercoolers vao buscar o ar debaixo do farol (tem la uma abertura), mas este nao tem assim!!!! Tem antes uma abertura na chapa k liga ao radiador.... de lado!

Obrigado
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.258
Localização
Portugal
A melhor posição para o intercooler é à frente do radiador. Assim fica garantid que apanha sempre ar fresquinho.

O preço do intercooler novo não sei mas já vi um por aí em bom estado por 50€. Penso que a peça em questão terá uma deterioração muito reduzida, assim não deves ter problemas ao comprar um usado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
O meu pai hoje de manha levou a um mecanico chamado Tucha, ou coisa assim parecida!!!!o Sr Tucha participou no dakar, e na oficina dele tinha la um UMM que tinha participado no Dakar e outros tantos UMM´s....


Quando ao motor vindo de frança... um barrete (+/-)! è um motor 2.3 Turbo, e acho que nao tem intercooler (quando o meu pai me contou torçi logo o nariz e pensei, isso é mais fraco!!!!:dizzy_face:).
O sr Tucha, diz que é um granda motor! Anda +/- o mesmo k o turbo mas consomes menos!!! E a falta de força k eu me queixava é de o facto da linha de escape que esta instalada no UMM ser a do motor 2.5 atmosferico..... segundo ele, a linha de escape k esta la é muito mais estreita do k a devia tar.... ou seja, tem k levar uma linha de escape nova com maior diametro!
Segundo ele o motor com isto do escape, e afinado da 150 nas "calmas".
Outro problema é k os suportos do motor, tb n deviam ser akeles!!!!

E uma grande descoberta.... sempre nos questionamos pelo o facto de o carro ter tudo do alter turbo, sem ser o motor. E no livrete tar la a dizer que é um Umm alter 2.5 atmosferico. O meu UMM tanbem direcçao assistida, duas suspençoes por roda como os turbo. O facto de ser de 88, e ao que sei a direcçao assistida só saiu em 89, sempre no interrogou!Ao que parece o meu UMM é um prototipo (ou veiculo de teste), que saiu da linha de montagem em 88, como a carroçaria do turbo e todos os elementes do turbo com exepcçao do motor!! O meu pai disse que o sr Tucha pensa k o meu UMM foi de um tal Côrtes, que eu nao sei quem é, mas acho que é conhecido entre o meio!
Foi fabricado com objectivo de testar algumas cenas..... As manetes dos piscas do meu UMM sao diferentes (sao redondas e mais modernas, mas mesmo assim direntes dos UMM turbo), as luzes açendem com as portas, e tem uma grande Luz no centro (por cima dos bancos de tras, como os carros "normais"), suporte dos cintos de trás com nao sei oque.....direcçao assistida, coluna de direcçao regulavel em altura, entre outros.....

Só sei que quando o meu pai ia a sair de lá, ele ofereçeu-lhe 4500 pelo Umm.

Mas ter um protipo nao é para qualquer um :D!!!! lol, tou a brinkar, ja nao sei o k pensar! Nem o que fazer com o Bicho...... Nem sei se acredito se calhar tou a dizer granda barbaridade..... ja n sei de nada....!

Tenho que tirar umas fotos para meter aqui!!!! e tambem tenho que ir ver a referencia do motor, mas nao encontro. Não deve estar no mesmo sitio do outro, ou entao não estou a ver....!!!!

 

UMMario

UMM
Registo
31 Out 2006
Mensagens
407
Localização
Portugal
É isso, coloca umas fotos para vermos o bicharoco como deve ser:D
cumps

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
a ref. do motor em principio será XD2S

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
Poça até parece q tas a falar do meu
só falta dizer que tambem era branco e cor de rosa
tipo plasticos fibras e jantes tudo cor de rosa
e matricula PF 72qq coisa
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
nada disso.... llolol

*******, esse intercooler que esta falar é o mesmo que equipa o mitsubishis 2800 turbo, que tem um termo ventilador que se situa debaixo do intercooler?

é possivel aplicar isso meu motor 2.3?
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Um 2.3 Turbo... é o motor que eu queria ter no meu Cournil... pois é...
Se o fores vender fala comigo...
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Trocar de UMM, nao troco:D!!!!..... de motor talvez no futuro!!! Mas ja agora nunumm, quanto é que oferecias por ele.... so por saber!!! ;)


O meu sonho era meter um motor isuzu 3.0 litros turbo diesel de geometria variável com intercooler com cerca de 163cv e 360 Nm de binario! ( tb me contentava com o 2.5 litros turbo diesel de geometria variável com intercooler 136 cv e 294NM de binario)
Mas tou convencido que a aplicaçao era praticamente impossivel, e nao compensadora em termos economicos.........

mas nuunmm se tiveres um motor isuzu em troca fazemos ja negoçio :p
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas fui buscar o meu UMM ao tucha a cerca de umas duas semanas. Tava o meu pai a falar com o tucha, e eu a ver as maquinas que ele tinham por la (que por sinal nao eram poucas), e la num canto da oficina vi duas joias.... Um dos primeiros UMM que participou no dakar (o vermelho, ele tava a dar-lhe uns toques de pintura pk vai para a exposiçao do dakar), e mesmo ao cantinho um UMM a serio. Daqueles que eu gostava de ter na minha garagem.... o UMM branco, o meu pai disse-me que axa que o Tucha participou como piloto nele no dakar.... parecia uma criança a olhar para o castelo da disney..... é lindo

 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Essa máquina parece tar mesmo um espanto

Espero que tenhas pedido para tirar e postar a foto...


Abraço
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Pedi autorizaçao para tiras umas fotos. E o Sr. Tucha com toda a sua gentileza me encorajou....... mas ja k fala nisso a proxima vez que tiver com ele digo-lhe algo! nao se preocupe...!! ;)
 
Top Inferior