• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Identificar diferenciais

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Boa tarde

Preciso de ajuda a identificar os diferenciais que tenho no Alter I & II.

Frontal Alter I

Traseiro Alter I

Frontal Alter II

Traseiro Alter II

Desde já obrigado pela ajuda!!

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Na minha opinião:

Alter I dianteiro: Dana 30
Alter I traseiro: Dana 44 Brasileiro (devido ao interior vermelho e coquilha com molas, facilmente indentificável pelos semi-eixos mais grossos e rolamentos de roda cilíndricos e blindados)

Alter II dianteiro: Dana 30 coreano
Alter II traseiro: Dana 44 coreano

cUMMps,

Delgado
91 080 77 16

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Boas

Confirmando-se que;

Alter I dianteiro: Dana 30
Alter I traseiro: Dana 44 Brasileiro

Alter II dianteiro: Dana 30 coreano
Alter II traseiro: Dana 44 coreano

Qual a melhor opção tendo em conta o valor e melhor acesso ás peças (Consumiveis)?
Atendendo a que o que tenho em idea para o Alter I é um UMM com um motor 2.1TD e sem seguir muito á risca a originalidade.
O Alter II será sempre um UMM para utilização diaria mas sem pretender dar-he um uso extremo em TT.
O que fariam no meu lugar?

Abraçumm
Joao Costa

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Arranjas mais facilmente consumiveis para danas coreanos.

quanto á aplicação no chassis Alter 2000, não creio se seja directo, pois as suspensões são diferentes, embora as diferenças sejam minimas.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Na minha opinião tudo está bem conforme está, não precisas de mexer nem de te preocupar com nada desde que esteja tudo bem com os eixos que tens nos teus UMMs...
O único senão será arranjar material para o Dana 44 brasileiro, mas isso apenas um dia que venhas a precisar porque se nunca falhares com a valvolina nesse eixo dificilmente terás problemas;)
Cumps

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Assim sendo no Alter II o que têm instalado será a melhor solução.
No Alter I a questão é até que ponto com um motor 2.1TD estes diferenciais e relações de atmosférico serão a melhor opção.
Mas isso deixarei para mais tarde.
Obrigado pelas dicas!

Um abraçum
Joao Costa

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
João, tendo em conta que tens um Alter-1 e um Alter-2, não há compatibilidade entre as pontes, isto para o caso de pensares em trocar as pontes para testares performances, quanto muito haverá compatibilidade entre os grupos cónico, mas isso só terá algum interesse para ti se tiveres opção de escolha entre as relações turbo ou atmosférico!
Se os eixos tiverem todos relações curtas pouco há a fazer neles, a não ser que consideres aplicar no Alter-1 grupos cónicos com relação 4-88 (turbo), mas prepara-te para os gastos que uma mudança dessas pode acarretar!
...Entre compra de material e gastos de mão de obra para afinação dos grupos cónicos, acho que seria melhor trocares pontes completas com a relação pretendida, mas olha que vais perder a vantagem de fiabilidade que esse eixo brasileiro te oferece!
Tens que ver bem que tipo de utilização pretendes dar a cada um dos jipes para saberes até que ponto se justifica andar a mexer nas relações...;)

Registo
26 Mar 2012
agora para complicar... eu tenho um alter 1 e um alter 2. o eixo da frente do alter 1 tem os apoios para as bielas da barra estabilizadora igual ao do alter 2. e o eixo traseiro do alter 1 tem quatro apoios para as laminas da suspensão, quando só devia ter dois apoios. ora bem tanto da para o alter 1 como para o alter 2. ja fiz as medições. os semi eixos são iguais e o numero de estrias também. a desmultiplicação dos eixos do alter 1 e diferente do alter 2. e a conquilha do alter 1 e sem auto -blocante.
das duas uma: ou tenho eixos do alter 2 adaptados no alter 1 ou então e assim original. o alter 1 tem travões de tambor as 4 rodas.

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Boas

Caro Mario, quando diz compatibilidade entre as pontes, é usar um diferencial do Alter I por exemplo o dianteiro, com o traseiro do Alter II correcto?
Caso pretenda usar os dois do Alter I no Alter II a questão da compatibilidade não se coloca!? Embora pelo que ja investiguei as medidas não são iguais.
No Alter I ainda tenho de investigar o que será melhor, mas para já penso manter os diferencias.
Sim, penso que são todos de relações curtas.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by joaocouceiro

agora para complicar... eu tenho um alter 1 e um alter 2. o eixo da frente do alter 1 tem os apoios para as bielas da barra estabilizadora igual ao do alter 2. e o eixo traseiro do alter 1 tem quatro apoios para as laminas da suspensão, quando só devia ter dois apoios. ora bem tanto da para o alter 1 como para o alter 2. ja fiz as medições. os semi eixos são iguais e o numero de estrias também. a desmultiplicação dos eixos do alter 1 e diferente do alter 2. e a conquilha do alter 1 e sem auto -blocante.
das duas uma: ou tenho eixos do alter 2 adaptados no alter 1 ou então e assim original. o alter 1 tem travões de tambor as 4 rodas.

Se o teu Alter 1 for de 87 é bem possivel que os eixos que ele tem sejam de origem, porem já com caracteristicas dos Alter-2 pois foi nesse ano que se deu a transição de modelos o que levou a ter no mercado muitos UMMs com componentes dos dois modelos!
Não acredito muito na possibilidade de alguem ter trocado as pontes por umas do alter-2 por causa dos travões de tambor, mas tudo é possivel!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by tilt

Boas

Caro Mario, quando diz compatibilidade entre as pontes, é usar um diferencial do Alter I por exemplo o dianteiro, com o traseiro do Alter II correcto?
Caso pretenda usar os dois do Alter I no Alter II a questão da compatibilidade não se coloca!? Embora pelo que ja investiguei as medidas não são iguais.
No Alter I ainda tenho de investigar o que será melhor, mas para já penso manter os diferencias.
Sim, penso que são todos de relações curtas.

O que quero dizer com a incompatibildade entre as pontes é muito simples, pelo que sei as pontes dos modelos Alter-1 e Alter-2 são diferentes ao ponto de não darem para trocar de um modelo para o outro sem recurso a corte e cose!
... Se os teus UMMs tiverem as mesmas relações nem precisas de pensar nisso;)
Cumps

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Entendido!!;)
No Alter I ja houve corte e cose de certeza pois ja vinha com discos
Obrigado

Top Inferior