• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

I HAVE A DREAM........."Morroccos"

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas a toda a comunidade,
Bem, como dizia o Sr. Luther King,"...eu tenho um sonho..."
Eu tambem o tenho, e partilho com voçes:
Gostava de ir conhecer Marrocos no meu UMM.
Para isso e como julgo que estas coisas demoram slgum tempo a preparar toda a logistica e afins, procuro:
UMMista interesados em partilhar este "sonho" de uma forma totalmente organizada e planeada, que tambem quizessem conhecer aquele pais aqui tão perto, mas ao mesmo tempo tão distante.
Tenho pesquisado/ e lido na net algumas referencias alusivas a este tema (ex: LAND LOUSA)e outros, mas o que gostava mesmo éra de uma participação exclusiva de UMM,s.
Venha dai comentarios e/ou sujestoes
Saudações

Azimutte:cool:

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Se até á bem pouco tempo houve quem fosse a França, porque não Marrocos?

Boa Sorte e que encontres companheiros á altura!

Os cães ladram... E o meu UMM passa! :p

Bernardo Potier

UMMzito
Registo
29 Dez 2008
Boas, é a viagem de UMM que mais quero fazer, inclusive tive essa viagem marcada para Setembro com mais uns amigos meus mas a minha vida profissional alterou-se e tive de desistir da ideia.

Tenho diversos mapas e zonas de passagem e o UMM vai a todo o lado com bastante facilidade desde que a viagem seja sempre feita a uma velicidade moderada, pois mesmo em Setembro as temperaturas são altas.

Conheço que já lá tenha ido de UMM várias vezes e a unica coisa que tece que arranjar foi um pneu que rebentou.

Em principio iremos marcar esta viagem para a pascoa do ano que vêm, vamos lá ver!

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Boas Nuno,

Essa ideia até que não é descabida e posso adiantar-te que tanto eu como o nosso colega Jones Catarino e o Paulo, andamos tentados a isso, e já por várias vezes abordamos o tema.
Com calma, tempo e bem planeada a coisa se calhar teremos uma carava exclusiva de UMM's.
Com toda a certeza que se apresentarmos o plano e com tempo para podermos preparar as coisas atempadamente, iremos conseguir algo engraçado.
Além do mais, acredito piamente que teremos mais colaboração e participação dos membros deste ForUMM, nesta aventura.
Vamos a ver o que isto dá.

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,

Já lá estive duas vezes e não é mais difícil do que ir a qualquer outro lugar na Europa. Se a preocupação de quem queira ir é o facto de resolver eventuais avarias, podem ter a certeza que estão mais bem servidos por lá do que por cá. Um carro com a revisão bem feita e bem lubrificado, aguenta toda a viagem sem qualquer problema, dunas incluidas, pois por lá não convém mesmo ir muito depressa, seja pelas condições da estrada, seja pela polícia que aparece no meio do deserto a dizer que passámos um qualquer stop no intuito de sacar mais algum. O problema de se planear qualquer viagem deste género não é o número de pessoas interessadas em fazê-la, mas sim o número de pessoas que acabam por embarcar numa viagem deste género. É muito comum haver 20 carros interessados em ir, e a um mês da coisa resumir-se a dois (com sorte).Para quem está habituado a ver programas na tv sobre Marrocos vai ter uma grande desilusão, pois o que aparece nas imagens para além de muito filtro, está super editado... mas as paisagens por mim valem bem a viagem, das cidades, só mesmo para abastecer.

Só para a travessia, contem com cerca de 150 euros, mais coisa menos coisa, o gasóleo é mis barato mas nem por isso se gasta pouco, pois apesar do mapa ser pequeno...as distâncias são mesmo muiiiiito grandes. Ter o itinerário bem delineado, reforço, é mesmo uma obrigatoriedade, senão arriscam-se a andar sempre de noite à procura de um sítio para pernoitar ou então nada ver durante o dia. Fui sempre em Outubro, acho a melhor época para viajar por aqueles lado mas a primavera tb é boa altura. Em outubro tanto andei de t-shirt como de forro polar...daí + uma vez o planeamento adequado do itinerário.

A próxima viagem que pretendo fazer é uma ida à Mauritânia, e tal como as outras, ir em autonomia (quase) total, pernoitar quase sempre em tenda e conhecer de igual forma as zonas mais inóspitas.
Os hotéis têm uma categoria diferente da nossa. 4 estrelas no mínimo (mas volto a dizer que prefiro a tenda) e preços acima dos praticados cá. Uso-os apenas para tomar um belo banho de X em X tempo, pois nem a alimentação é interessante, lamentavelmente, mas claro, é sempre engraçado jantar em Marrakech na praça Djmaa el fna, comer um franguito com limão meio ensonço, umas espetadas de borrego, etc...

Desculpem-me o testamento mas muito há para contar e as saudades são mais que muitas...

Fui

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Boas

Fiz essa viajem com 2 amigos já lá vão 6 anos... mas não foi
de UMM, foi num VW Golf 1.6 TD (na altura com 200.000 nas rodas).

Quanto a ir num UMM, já equacionei várias vezes. Desde que o UMM esteja apto a viajens longas creio que tudo se faz. Agora lembrem se sao muitos KM aos saltos ehehehe ... e os nossos meninos não são lá muito confortáveis (ui q eufemismo eheheh)

Confesso que seria muito interessante voltar ao norte de Africa... e num UMM.

A viagem é tranquila, creio que peças para UMM nao faltam por lá. A herança francesa ainda se sente no que refere aos peugeut's (504 e afins), apesar de serem os Mercedes dos anos 70-80 o que mais se vê por lá.
É um local simpático, pelo menos por onde andei, que foi mais o interior e montanhas (Atlas e Rif) do que as Praias ou os desertos a sul. Enfim África com o bom e o meu que daí advém...

Cumps
Joaõ Luís Pinho (Joaumm)

João Luís Pinho - JoaUMM
Alter Turbo

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas,
ummfly; trekker; joaUMM, obrigado pela força e pelos comentarios.
É mesmo esta a ideia deste topico, uma partilha de ideias, sujestões, troca de experiencias sobre este tema.
Todos sabemos que não é facil, mas certamente que haverá alguns interessados nesta aventura.
Por enquanto se alguem já lá foi (de UMM ou não) poderá aqui trocar a sua vivencia em terras de Marrocos.
Por ex.sei que o David (tambem ele membro do forumm) já la foi e de UMM; talvez ele tambem possa contar algumas coisas, referentes a : cuidados, cautelas, material/peças de reserva, dinheiro gasto; facilidades de alimentação e alojamento, etc, etc.
Venham dai esses comentarios e sujestões
Saudações

Azimutte

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Levei apenas a caixa de ferramentas habitual, não muito extensa, e como disse antes, se o carro estiver bem revisto, não precisarás de levar praticamente nada. Se quiseres, por descargo de consciência, levas umas correias e uns filtros. Tudo o que precises encontras lá. Na altura da 1ª viagem a única coisa que se avariou no meu UMM foi uma cruzeta do veio traseiro. Como estava bastante longe de uma cidade principal e a cruzeta já fazia muita vibração, acabei por retirá-lo e fazer o resto do percurso apenas com a tracção dianteira, até chegar a uma cidade que tivesse venda de peças. Foi bastante fácil encntrar a cruzeta pois lá funcionam à moda antiga ou seja, pela amostragem da peça e com tabelas de medições, e se não houvesse, quase de certeza se arrajava maneira de continuar viagem. A aquisição da peça e a mão de obra para a mudar ficou mais barato que a aquisição da mesma cruzeta cá e Portugal.

A parte mais chata é mesmo a entrada no país. Aconselho a passagem por Tarifa. Algeciras tem muita gente e mais cara. No barco há um documento que tem de ser preenchido, de modo a confirmar a entrada legal no país. BAsta andar de piso em piso à procura de um indivíduo com uma malinha e carimbos numa das mesas. É uma chatisse conseguir esse documento depois de sairem do barco (sei bem do que falo LOL). Após a saída, a passagem pela alfâdega é outra dor de cabeça se for a 1ª vez, pois é preciso um registo de entrada no país e há uma série de angariadores com uns documentos marados ao peito mas a verdade é que as autoridades são coniventes com aqueles meninos. Há que largar uns trocos para essa paelada. Para a 2ª vez que se passa, basta preencher o formulário de acesso que é gratuito e entregá-lo ao elemento policial do guichet.

Quanto a comida, prefiro levar quase tudo comigo. Apenas vou parando nos mercados e comprando produtos frescos e vou cozinhando pelo caminho. Levo muitos enlatados e secos, que complemento com os produtos locais. A comida deles não é grande coisa (pelo menos para mim e para os que comigo têm ido)e a variedade é limitada. Os produtos procuro-os nos mercados locais, são acessíveis e têm bons produtos.

A dormida faço em tenda, idealmente as de tejadilho, mas acho-as muito caras para uma saída de vez em quando. A tenda que uso para essas andanças é da decathlon e que se monta em segundos, bastante prática, resistente e barata...

Dinheiro gasto...isso é mais difícil poi depende do percurso, número de dias etc, mas...a minha estimativa para uma saída neste momento à mauritânia rondaria os 1200 euros, duas pessoas e um veículo, para 15 dias em autonomia com 3 dormidas em hotel, combustível e passagem de navio, alimentação etc...

Fernando

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Acima de tudo se nao ha sonhos nada acontece...
Como alguns sabem tenho um UMM a passar por alteracoes em que um dos fins e' mesmo uma passagem pelo norte de Africa,
como diz o Norberto existem pessoas que tem essa ideia em "incubacao"...nao e' uma coisa do outro mundo, qualquer carro chega la vai e volta...se se tomar as devidas precaucoes...mas tb nao e' uma viagem que se tome estilo "olha vamos ali tomar cafe" ...

Existem ja alguns topicos que "namoram" a ideia aqui no forum UMM.
A falar e' que as pessoas trocam ideias e aproximam interesses...

A entrar para a "incubadora":

ao lado de peixes mais graudos...

Pode ser polemico o que vou dizer...mas convem sempre pensar que talvez um processo de seleccao ou "aptidao" convinha ser tomado em conta...pode parecer elitista o que digo...mas pensem bem, la no meio do nada nao vamos querer desentendimentos ou incapacidade de ultrapassar situacoes sejam elas de que natureza forem, portanto que se pense nisso.

E' tudo muito bonito mas e' no papel...mas comigo contem e temos gente ca do forum UMM interessada e com estrutura para aguentar a pancada.

Convinha tambem dar algum objectivo e proposito da viagem...
Eu sempre tenho vindo a dizer que o Cournil Dakar da Petertumble deveria estar presente...

Pois seria um revisitar deste carro que em tempos tomou as dunas.
Deveria ser ate razao principal da viagem/expedicao, com carros minimamente preparados e revistos.

Nada para andar a partir material, mas o somente conseguir ir e voltar deste e claro de todos os carros.

Uma foto ainda quando estava no dentista a levar uma "placa nova"...

Carlos Pires

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas, Será que há mais alguem que queira contar as suas vivencias em terras Marroquinas?? É sempre bem vindo para enrriquecer este topic.
Ando "danadinho" para ir apanhar pó, (hehehehe)
Saudaçoes

Azimutte

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas,
Regressado de ferias por terras Algarvias, e a vêr (??) Marrocos ali tão perto, pergunto mais uma vez se não haverá por ai interessados a dar uma "voltinha" por terras de Africa?
Um projecto desta natureza "convem" ser projectado com tempo e vagar, e nada como começar a volta de uma mesa de café (por ex) a trocar ideias sobre o assunto.
Saudações

Azimutte

Calhau

UMM
Registo
15 Jan 2007
quote:Originally posted by Azimutte

Boas,
Regressado de ferias por terras Algarvias, e a vêr (??) Marrocos ali tão perto, pergunto mais uma vez se não haverá por ai interessados a dar uma "voltinha" por terras de Africa?
Um projecto desta natureza "convem" ser projectado com tempo e vagar, e nada como começar a volta de uma mesa de café (por ex) a trocar ideias sobre o assunto.
Saudações

Azimutte

Eu alinho!

Há muito que também equaciono essa viagem, mas sozinho, talvez não me atrevesse...

Se o trekker, ou alguém já com experiência empírica, se juntar aos maçaricos, era ouro sobre azul!

Mas com calma e muita planificação, penso ser possível a incursão até Marrocos.

Um Abraço.

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas,
Claro que é possivel (calhau) tudo depende da "disponibilidade" de cada um; e claro que tudo isto precisa de planeamento.
todavia temos que começar por algum lado, e esse lado poderia ser o "surgimento" de interessados, hehhehe.
Talvez agora depois das ferias haja interessados para esta Aventura.
Gostava mesmo era de falar com alguem que ja tivesse participado numa destase assim ouvir o testemunho na 1ª pessoa.
Talvez o Club pense nisto um dia (Norberto??) hehheheh
Abraço

Azimutte

sharky boy

UMMzito
Registo
31 Ago 2009
viva, vim de Marrocos no final de Julho e levei o meu carro (Meriva), 4 pessoas. Foram 15 dias fantásticos.
esta é a minha segunda vez por terras africanas...e acreditem aquilo está bem melhor.
Hoje em dia com a net a preparação é bem mais fácil...e as estradas são boas.
Não percebo muito de navegação mas á pistas magníficas bem documentas.
Básicamente fiz tanger - chefchaouen -midelt - merzouga - ouarzazate- marrakech - arzila
3422 km mais ou menos tranquilos sem nenhum incidente excepção feita ao transito em tanger e marrakech.em especial este ultimo.
e a estrada até chef.
cruzei a 3 principais cordilheiras e estive no sahara, onde se dorme debaixo de mil estrelas e o silêncio fica nosso dono.
tenho n informação, inclusive o lonely planet em pdf.
qualquer carro lá vai, depende é do caminho que se queira tomar.
mas a minha próxima viagem que espero ser ao volante de um Umm, seria mais para sul...
mas quem sabe marrocos...
qualquer ajuda contem comigo, uma vez que não me posso comprometer...pelo menos para já.

sharky boy

UMMzito
Registo
31 Ago 2009
umas fotos para picar as almas de viajante.
o melhor almoço, num tasco á saída de meknés

o povo berbere

o desert de erg chebbi - merzouga

o hotel no deserto a 20€ noite

não ponho mais...
já estou com saudades :disappointed_relieved:.
tenham a certeza que não nada do outro mundo.
a páscoa é uma óptima altura, para não terem de levar com isto ;)

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
"...das cidades, só mesmo para abastecer."
Não concordo nada... sou da opinião contrária.

Já lá estive por 3 vezes, e para mim além das paisagens naturais, o que mais vale a pena é precisamente o convívio com o povo nas cidades. Posso dizer que da 2a vez acabei por dormir numa casa particular dentro da medina de Marrakesh, pois perceberam que eu estava à procura de estadia, e lá me alugaram um quarto na casa.
Sempre comi a comida deles e nunca tive problemas... passei noites a ouvir histórias e música e a beber chá com eles acompanhado de pão quente... uma experiência fabulosa é passar uns 2 dias em Marrakesh e viver a praça principal de noite, e a medina de dia... é outro mundo... é maravilhoso.
Parar numa estrada completamente deserta, no meio do nada para cozinhar e de repente aparecerem pessoas vindas do nada para comer contigo e partilhar histórias e momentos, é único... e entrares numa loja e estares 2 horas à conversa a beber chá enquanto discutes um preço... é isto Marrocos.
Posso dizer que das 3 vezes gastei sempre cerca de 500€ a 600€, para 8 a 10 dias tudo incluido, mas sem compras... isso é à vontade de cada um :)
De marrocos só posso dizer MUITO BOM.

1a vez de UMM Cournil de 1984 - 2 pessoas
2a vez de Ford Transit, de 1981 - 4 pessoas
3a vez de Range Rover de 1994 - 3 pessoas

Do Atlas ao deserto... das cidades ao campo... tudo merece a pena visitar em Marrocos.
É uma viagem que gosto de fazer regularmente, mas entre Set e Maio, nunca para além disso, ou as temperaturas podem ser muito fustigantes para as viaturas.

E umas fotos... que é o que a malta gosta.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Escrever esta resposta representa um misto de felicidade e de "tristeza"... e porquê perguntam vocês?
A minha ida a Marrocos teve tudo o que deve ter uma viagem à portuguesa: foi apalavrada 1 ano antes e planeada 15 dias antes...
Foi também uma viagem de descobrimento e de retroespectiva: de descobrimento porque nenhum dos participantes tinha estado em terras de El Rei D. Sebastião (que a fesh-fesh o tenha em descanso) e serviu como homenagem a uma pessoa muito especial que acompanhará todas as noTTícias donde quer que esteja.
Como tinha as minhas 2 minas, tive pena e não levei o bicho, como tal toca a praticar o franciú e aluguei um jipe em Tanger para que a viagem de cerca de 2.000Km fosse menos penosa para todos, pois entretanto mais 2 passageiros se juntaram.
Depois de diversas peripécias lá chegámos ao nosso destino - Erg Chebbi - e quando começava a ficar "no ponto" toca a bazar que os dias acabaram (passámos o ferry num sábado de manhã e regressámos no barco da manhã de 4ªfeira, ou seja foram apenas 4 dias em solo marroquino).
Tudo o que se possa dizer é pouco, pois África apesar de estar tão perto de nós, é completamente diferente o que provoca a sensação de novidade em tudo o que vemos, cheiramos, sentimos e ouvimos, não existe outra forma de explicar sem se ter tido primeiro a experiência.
Relativamente ao percurso, fizemos uma 1ª etapa até Fez, 2ª Fez até Merzouga, 3ª Merzouga - Erg Chebbi - Erfoud e 4ª Erfoud-Tanger. Em Fez ficámos num hotel mais ou menos e visitámos uma parte da cidade. Em Merzouga e Erfoud ficámos nos maravilhosos hotéis da cadeia Xaluca, que são uma experiência espectacular, especialmente o de merzouga.
Aspectos importantes a reter: saída da alfandega do ferry - demorou 3 fastidiosas horas...; nas rotundas tem prioridade quem chega primeiro; as faixas das estradas dão para o nº de carros que lá couberem (por isso não se assustem se virem 2 carros ao vosso lado na mesma faixa); nas auto-estradas é imperativo cumprir os limites de velocidade há polícia de 5 em 5 km's e se os mandarem parar falem apenas em português e digam que não percebem nada; as oficinas estão fechadas ao fim de semana e não tem praticamente peças nenhumas de stock (levem o básico); não tentem fotografar as mulheres directamente (têm que disfarçar o movimento); se quuiserem levar coisas 'prós miúdos levem t-shirt's e sapatos que são que eles mais necessitam, ou levem cadernos, lápis e ou material escolar e claro algumas guloseimas, mas atenção não parem senão donde sairam 10 de repente aparecem 50, 100 ou sei lá quantos sei lá donde!!
Enfim, é uma viagem maravilhosa, que conto repetir em breve com mais dias para efectuar o percurso até ao litoral.
A parte triste da viagem: resolvi que se queria voltar, teria que tomar a decisão de mudar de "montada" de forma a poder efectuar a viagem desde casa com comodidade para os ocupantes. Alguns podem criticar, mas a razão desta vez sobrepos-se à paixão. Mas o amor verdadeiro é eterno!
Podem ver e ler mais algumas linhas da minha viagem em: http://www.hostmybb.com/phpbb/viewtopic.php?t=279&mforum;=galptthttp://www.hostmybb.com/phpbb/viewtopic.php?t=279&mforum=galptt

Uma Máquina Maravilhosa!!

sharky boy

UMMzito
Registo
31 Ago 2009
fernando quando é que tás a pensar essa ida à mauritania?
estou a preparar terreno para uma coisa do género.
era bom saber mais...
no man´s land com eles!

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Boas,

Esta é uma viagem que aconselho a toda a gente!

Tive o prazer de visitar Marrocos este ano, é uma viagem que nos marca profundamente.

Apesar de irmos englobados numa caravana de 1100 veículos(4L Trophy), pyranha nós íamos no meio daquele mar de 4L´s que viste passar:D, deu para absorver parte daquele ambiente único. Um povo simpatiquíssimo, paisagens de cortar a respiração, enfim vale a pena!!

Vejam fotos da prova em http://www.4L.IPLeiria.ptwww.4L.IPLeiria.pt

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

Equipa 617
"
"

Top Inferior