Escrever esta resposta representa um misto de felicidade e de "tristeza"... e porquê perguntam vocês?
A minha ida a Marrocos teve tudo o que deve ter uma viagem à portuguesa: foi apalavrada 1 ano antes e planeada 15 dias antes...
Foi também uma viagem de descobrimento e de retroespectiva: de descobrimento porque nenhum dos participantes tinha estado em terras de El Rei D. Sebastião (que a fesh-fesh o tenha em descanso) e serviu como homenagem a uma pessoa muito especial que acompanhará todas as noTTícias donde quer que esteja.
Como tinha as minhas 2 minas, tive pena e não levei o bicho, como tal toca a praticar o franciú e aluguei um jipe em Tanger para que a viagem de cerca de 2.000Km fosse menos penosa para todos, pois entretanto mais 2 passageiros se juntaram.
Depois de diversas peripécias lá chegámos ao nosso destino - Erg Chebbi - e quando começava a ficar "no ponto" toca a bazar que os dias acabaram (passámos o ferry num sábado de manhã e regressámos no barco da manhã de 4ªfeira, ou seja foram apenas 4 dias em solo marroquino).
Tudo o que se possa dizer é pouco, pois África apesar de estar tão perto de nós, é completamente diferente o que provoca a sensação de novidade em tudo o que vemos, cheiramos, sentimos e ouvimos, não existe outra forma de explicar sem se ter tido primeiro a experiência.
Relativamente ao percurso, fizemos uma 1ª etapa até Fez, 2ª Fez até Merzouga, 3ª Merzouga - Erg Chebbi - Erfoud e 4ª Erfoud-Tanger. Em Fez ficámos num hotel mais ou menos e visitámos uma parte da cidade. Em Merzouga e Erfoud ficámos nos maravilhosos hotéis da cadeia Xaluca, que são uma experiência espectacular, especialmente o de merzouga.
Aspectos importantes a reter: saída da alfandega do ferry - demorou 3 fastidiosas horas...; nas rotundas tem prioridade quem chega primeiro; as faixas das estradas dão para o nº de carros que lá couberem (por isso não se assustem se virem 2 carros ao vosso lado na mesma faixa); nas auto-estradas é imperativo cumprir os limites de velocidade há polícia de 5 em 5 km's e se os mandarem parar falem apenas em português e digam que não percebem nada; as oficinas estão fechadas ao fim de semana e não tem praticamente peças nenhumas de stock (levem o básico); não tentem fotografar as mulheres directamente (têm que disfarçar o movimento); se quuiserem levar coisas 'prós miúdos levem t-shirt's e sapatos que são que eles mais necessitam, ou levem cadernos, lápis e ou material escolar e claro algumas guloseimas, mas atenção não parem senão donde sairam 10 de repente aparecem 50, 100 ou sei lá quantos sei lá donde!!
Enfim, é uma viagem maravilhosa, que conto repetir em breve com mais dias para efectuar o percurso até ao litoral.
A parte triste da viagem: resolvi que se queria voltar, teria que tomar a decisão de mudar de "montada" de forma a poder efectuar a viagem desde casa com comodidade para os ocupantes. Alguns podem criticar, mas a razão desta vez sobrepos-se à paixão. Mas o amor verdadeiro é eterno!
Podem ver e ler mais algumas linhas da minha viagem em:
http://www.hostmybb.com/phpbb/viewtopic.php?t=279&mforum;=galptthttp://www.hostmybb.com/phpbb/viewtopic.php?t=279&mforum=galptt
Uma Máquina Maravilhosa!!