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Homologação da bola de reboque

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30 Mar 2006
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Bom dia a todos.
Parece que de acordo com a legislação, o sistema de bola de reboque existente em qualquer viatura, em particular nos UMM, terá de ter um O número de homologação que deverá estar gravado sobre uma placa de identificação, colocada sobre o próprio gancho de reboque. Acontece que nos 2 UMM que tenho, não descobri nenhuma dessas chapas de homologação do sistema de reboque.
Alguém poderá dar-me alguma ajuda na identificação dessa chapa? Ou nos UMM essa chapa não existe?
Agradeço desde já antecipadamente a que me puder elucidar sobre este assunto.
cUMMprimentos,
HP
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Olá Hernani Peixoto,

Quem é o "merdento" que pariu essa teoria?
Dizes "parece"...leste em algum lado podes partilhar a fonte/local?

Desculpa o aparente off topic :
(Que de off topic não tem nada)

...Nestes últimos dias temos assistido a um país (Gra-Bretanha) não totalmente inserido no "projecto europeu",
A debater-se com todos os outros membros dos outros países que fazem parte desse
"Projecto europeu", alegar que a soberania de cada país involvido (incluindo gra Bretanha) é removida se actuais tratados / normas desse "projecto europeu" forem postas em pratica na totalidade. Pais que considera remover-se na totalidade desse projecto europeu devido à não concordar com imensas práticas ou imposições em várias e diversas áreas ...incluindo produção industrial passando também pelo mundo automóvel.
Para quem não sabe o que é soberania por exemplo de um país, em curtas linhas é o poder de decisão local e por parte das pessoas em relação à vontades, e não ter esse poder demitido e atribuído a que terceiros decidam em nome dessas pessoas.

Eu nunca ouvi essa norma será alguma norma recente?
Ou algum fulano "quer mostrar serviço " em Portugal que decidiu ser mais papista que o Papa!?


Aguardo a tua resposta, e ou experiência que possas ter tido em relação ao tema bola de reboque.

Atenção: vê bem catálogos da época e fotos de UMM's originais e em condições como de fábrica ainda nos dias de hoje consegues comprar o gancho tal e qual como saiu de fábrica, pois é um gancho de reboque muito standard.
E ainda hoje consegues comprar o "patim" ou braço completo que aperta ao chassis do veículo tudo ORIGINAL.

Outros patins ou ganchos que não como de fábrica poderás correr o risco de não ser adequado para o veículo.
Isto acontece em qualquer veículo até nos dias de hoje.



 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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bom dia,

antes sei que alguns funcionários do Estado implicavam com as bolas de reboque, porque segundo eles alteravam as características originais dos veículos, nomeadamente o seu comprimento total, ora isso nos UMM´s não se aplica porque a roda suplente "abafa" completamente esta teoria.

" Na dúvida, é a fundo "

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Conheço quem foi à sucata e arranjou lá uma chapa azul de um gancho de reboque de uma Sprinter e voilá! :)

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Deus é bom, mas o vinho...
 
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30 Mar 2006
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Bom dia.

Aloevera: Numa busca pela Net, p.e., sob o tema "homologação bola de reboque" pode ver-se que este tema não é novo. Dessa discussão, destacaria a seguinte resposta:



Re: Engate reboque vs librete

Mensagempor jpcme » segunda mar 29, 2010 10:42 pm
encontrei isto na net e achei interessante.

É Necessário Um Engate de Reboque Homologado?

Na lei Portuguesa, não.

A lei Portuguesa diz que o engate (a parte fixa ao veículo) não pode exceder os limites da viatura, tendo a bola que ser amovível, com parafusos ou automática (sem ferramenta).

No entanto a norma Europeia 9420CE diz que:

1) O Engate de Reboque tem que ser feito segundo as instruções do fabricante do automóvel, que previu um modo de fixação do engate de reboque.

2) Que um protótipo do engate tem que ser testado num banco de ensaio, com dois milhões de golpes.

3) Que o protótipo tem que ser registado.

Todos os engates de reboque devem ser homologados, devendo possuir inclusivamente o número de homologação e de registo.

No entanto, não consegui descobrir a que se refere a tal NE 9420CE. Por outro lado, atendendo à idade dos UMM, desconfio que essa lei/norma, não será aplicável.

Por outro lado, e tendo em atenção a resposta do Toz, já terá havido alguém que confrontado com o problema, recorreu a uma "habilidade" para o resolver, com sucesso :)

Finalmente, para clarificar um aspecto referido pelo Aloevera: o meu UMM tem o sistema de reboque original instalado, portanto essa parte está resolvida. No limite, poderia ter de provar que o sistema de reboque é mesmo original, mas isso provavelmente passaria pela tal homologação...

Agradeço desde já as vossas respostas sobre o tema.
cUMMprimentos,

HP
 
Registo
30 Mar 2006
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Bom dia.
Afinal a tal NE 9420CE, é esta:

Directiva 94/20/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 1994

Que pode ser lida aqui:

http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX:31994L0020

Esta Directiva refere no seu artº 3º, o seguinte:


Os Estados-membros adoptarão e publicarão as disposições legislativas, regulamentares e administrativas necessárias para dar cumprimento à presente directiva num prazo de dezoito meses a contar da data da sua adopção. Do facto informarão imediatamente a Comissão.

Será então que existirá alguma disposição legal que transponha para a legislação nacional essa Directiva?

Por outro lado, sendo a mesma aplicável após 18 meses da sua adopção, significa que a mesma só entraria em vigor a partir de Dezembro de 1995, na melhora das hipóteses, o que excluiria à partida os UMM da sua aplicação. Concordam?

HP

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Hernani,

So um desabafo ja que ninguem nos ouve...ja viste como a soberania e' tirada a um pais por fazer parte de um "grupo" dito que olha pelos interesses dos mebros desse "grupo"?

Ou seja Normas Europeias acabam por se sobrepor a leis portuguesas.
E mais ...alem de serem mais burocraticas que o "Papa", paridas por um qualquer tecnocrata atras de uma secretaria e que tinha de apresentar servico no dia seguinte...

Na altura em que posto este comentario temos a Gra Bretanha a discordar com tamanhas contradicoes e "normas" completamente descabidas e paridas pelos nossos "amigos" de Bruxelas.

Estou ca deste lado (inglaterra) e so digo para comigo: que cambada de burros muitos dos politicos dos varios paises parte desse "grupo".
Entao uma nacao como a Gra Bretanha onde estao sediadas empresas de pequeno, medio e grande porte relacionadas com o mundo automovel ONDE MAS ONDE e' que iam aceitar levar com "normas" tao ridiculas como esta "norma" da "bola de reboque"...

Em Inglaterra ja existiam as "BS's" fazem anos...BS = British Standard (normas), ate os nossos UMM's ca vieram testar e ser homologados.

Este "grupo paises Europeus" e' um grupo de pessoas que sao conduzidas em estilo "manada", e tanto dormem os "cidadaos" dos varios paises como os "lideres politicos" nas varias alturas de "assinar de cruz"...e' realmente triste.

Nao sugiro que as pessoas boicotem ou protestem...mas de exemplo serve a Gra Bretanha que vai perguntar em Junho deste ano a todos os CIDADAOS se tem interesse em ser regida por "terceiros" e bem distantes da realidade local...

Coitados de Cavacos e Marios Soares...coitados dos cidadaos portugueses, coitada da UMM que levou por tabela...

Hernani mostra ao coitado do Xor Guarda se tiver duvidas:


Sao imagens de Catalogos Oficiais UMM.

E para que nao restem duvidas esta e' a bola de reboque original para Alter I e Alter II

(pois em certos Cournil podera existir outros modelos de bola de reboque)

e em caso de duvida podemos sempre solicitar o apoio do Clube UMM como entidade.



 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Bom dia.

A verdade é que anda aí muito boa gente com o gancho de reboque preso pelo para-choques e já vi atrelados e caravanas sozinhas na autoestrada porque o veículo as "perdeu".
Acho que tem que ser regulamentado, o que deveria ser aligeirada era sim a possibilidade de legalização, porque no nosso caso, se qualquer elemento do centro de inspecções verificasse o estado e o proprietário assinasse um termo de responsabilidade, deveria bastar para ficar resolvido.
Enfim, não passa de uma opinião!

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Toz,

Ca em Inglaterra e' isso mesmo que acontece.
O "inspector" ou centro de inspeccoes tem pessoas competentes e com capacidades e meios para avaliar as condicoes do veiculo.
Dada a "luz verde" de aprovado pelo centro de inspeccoes...MAIS NINGUEM toca no assunto seja ele qual for.

E "legalizacoes" ca nao fazem sentido, so geram burocracia e abrem hipoteses a insopectores ou centros a serem PARCIAIS ou tendenciosos.

Ca em tracos gerais e' assim: ou estao em condicoes de funcionamento este ou aquele componente ou nao esta.
O ser de "origem" ou nao fica para ser julgado pelo Clube entusiastas da marca do veiculo em causa.

Pois todos sabemos que nos veiculos classicos ou "antigos" principalmente as solucoes disponiveis ou escolhidas pelo fabricante na altura da montagem eram umas, e hoje em dia poderao existir solucoes mais eficientes, seja de que natureza forem - transmissoes, travagem, propulsao e/ou outros.



 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Aloevera, de acordo, pena não existir maneira de mudar seja o que for em Portugal...
Mas isso levanta sempre um problema, em todo o lado há incompetentes e inconscientes e a conjugação é um perigo, há inspetores incompetentes e há humanos inconscientes! E "facilitar" dá aso a situações muito perigosas! Mas mesmo assim acho que funcionaria melhor. Somos "obrigados" a contornar o sistema...
Eu não levaria o meu carro de férias com a família e uma caravana pendurada só pelo para-choques e a assinatura do termo de responsabilidade deveria ajudar a uma tomada de consciência.
Isso é quase como colocar um motor de um VW num UMM. Menos emissões, menos consumo, mas não é legal! Porque exige muita burocracia... enfim... é mecânicos, eng. mecânicos e marca extinta metida no barulho. É muito!
Paciência!

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Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 
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