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higt lift

rUiMM

UMM
Registo
3 Jul 2007
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Boa tarde.
O Pai Natal trouxe "isto" para o VERDOCAS.


Como nunca usei(ai a juventude...), agradecia a quem me esclarece-se sobre:
- Situações que justifiquem a utilização.
- Os melhores apoios onde aplicar (AlterII).
- A eficácia como guincho.
- Pormenores de segurança.
Muito obrigado, cUUMps
Rui A A Martins
Clube UMM - Sócio Nº161
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
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Caro Rui

"Situações que justifiquem a utilização"
Temos muitas... por exemplo, para trocar um pneu é muito mais rápido de leventar o UMM... ou para levantar o UMM atolado para colocar pedras debaixo da roda para ganhar tracção... ou no caso de atolado em regos de lama, levanta-se a traseira e depois empurra-se o Hi-Lift para o lado de modo a que a traseira do UMM vá cair com as rodas fora dos regos onde estava atolado... e muitas mais situações que outros irão referir de certeza.

"Os melhores apoios onde aplicar"
Para isso convém ter uns estribos laterais fortes de modo a que possas aplicar o Hi-lift onde te der mais jeito... se n tiveres tens que ter muito cuidado e olhar bem onde vais aplicá-lo, ou entortas a chapa... tens que ver uma zona de reforço, que normalmente tens entre a porta e a roda da frente, onde há um triângulo de reforço em chapa (olha por baixo do carro e vais vê-lo) e tens outro à frente da roda traseira. Mas o melhor mesmo é colocares uns estribos e usas onde quiseres. Na traseira tb convém olhar bem para veres onde aplicar ou ficas com os pára-choques tortos.

"A eficácia como guincho."
Para quem n tem guincho é uma solução barata e n deixa de ser eficáz. Demoras mais tempo a montar as fitas de reboque e o hi-lift, e o resgate é lento, mas consegues tirar o UMM de muitos locais assim.

"Pormenores de segurança"
Uma coisa que tens que ter em conta é no momento de o utilizar teres muita atenção para que a base esteja bem assente no chão, e sem estar com equilibrios precários, ou de lado, pois quando menos esperas sai do sítio e pode provocar situações muito desagradáveis tanto para o UMM como para quem está a mexer nele... muito cuidado com isso. Para levantar um UMM bem atascado a força exercida é muito grande, e o hi-lift aguenta bem, mas convém estar bem apoiado.
Aconselhava-te um dia a saires com mais alguém que já tenha experimentado o hi-lift e faz várias brincadeiras com ele para veres como trabalha... leventa-o de lado, de frente, de traseira, empurra para simulares que fazes o UMM cair para o lado fora de regos imaginários (como expliquei mais acima), testa as potencialidades como guincho mesmo a puxar o UMM em plano... experimenta bem, pois quando precisares a sério dele, convém saber muito bem o que fazer.

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Parabens pela prenda!
Se eu fosse enumerar as vezes e o modo em como ja precisei de utilizar o hi-lift terias aqui uma grande lista:D,desde desviar a frente do jipe para o lado,endireitar a chapa do UMM,e claro desatascálo... é sem duvida uma ferramenta polivalente.Como guincho a puxar o UMM se estiver atascado já não é lá muito pratico,mais vale levantar o jipe e por umas pranchas ou paus de baixo das rodas para ele poder sair pelo proprio pé.
Os sitios onde o por para levantar o UMM é que é mais complicado,se o UMM estiver de origem os unicos sitios que aconselho é á frente no parachoques SÓ na direcção dos parafusos que o apertam!(ao lado da matricula) e atrás no patim traseiro onde está a bola de reboque.Se o quiseres levantar de lado aconselho a montar uns estribos.


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Rui

Gaita para isto:devilish:, eu sou um gajo porreiro e o saca(y)a do Pai Natal só me deu cuecas de gola alta, peúgas de nylon e camisolas interiores em rede. Há tipos com uma sorte.:angry:.

As palavras do Nuno foram sábias. Fundamentalmente, aquele tipo de ferramenta multifunções, servirá para tudo isso, mas antes de o utilizar pense sempre que aquele braço enorme vermelho cheio de buracos é/ficará uma alavanca perigosa e instável quando está sob tensão. NÃO :)dizzy_face:"NUNCA":dizzy_face:) servirá para levantar o carro tendo em vista reparações por baixo dele. Estando sózinho "no mato" e sendo bem utilizado (pensando em todos os "prós e contras")é insubstituivel. Compre (ou peça ao seu Pai Natal:cool:) duas boas pressintas em nylon ou cabo de aço, uma com 5mts e outra com mais (conforme for a bolsa!) e 4 manilhas com veio de enrroscar. Mesmo sózinho, com isso, jeito e TEMMMPPPOOOO não ficará em parte nenhuma (espero!).

No 2º cafézinhUMM, lá para a outra banda (no deserto! do Jóquim), indireitou-se uma barra de direcção com uma engenhoca dessas.

Ainda tem mais uma utilidade:astonished:, a alavanca serve para tirar "folgas":p a um qualquer meliante que se queira fazer ao telemóvel:angry:.

UMM BUMM ANUMM

João

PS. quando falamos em "boas pressintas" ou cabo de aço, estamo-nos a referir áquelas compradas em boas lojas de material 4x4 ou em lojas de aprestos navais (por ex. zona do Cais do Sodré em Lisboa), para cargas de trabalho a 3,5 ou 5ton. Com a mesma capacidade e qualidade serão as manilhas (não sei se o nome é o correcto!). Tudo o resto, pensamos que será lixo.
 

rUiMM

UMM
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3 Jul 2007
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Obrigado amigos, Nuno, Filipe e João, pelas dicas importantes.
Agora vou deixar o resto para a minha imaginação.
Amanhã experimento "isto".

Amigo João o Pai Natal traz-nos quase sempre o que mais precisamos...é assim...

Desejo um bom anUMM a todos,


Rui A A Martins
Clube UMM - Sócio Nº161
 

rUiMM

UMM
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3 Jul 2007
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Boa noite.
Excelentes videos Nuno!!!
Palavras para quê?
Muito Obrigado e boas entradas
AbraçUMM,
Rui A A Martins
Clube UMM - Sócio Nº161
 
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