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Guincho mecânico

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas, gostava de obter ajuda sobre guinchos mecanicos e tomadas de força, pois sei que os UMM cournil tinham essa opção. Se alguem tiver literatura e esquemas de montagem ou mesmo fotos destas duas opçoes gostava que partilhassem comigo.

José Julio
 
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8 Jun 2006
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Amigo Julio:

Tenho no meu carro (Cournil) montado um guincho desses (guincho e tomada de força originais), se for de Lisboa ou arredores, podemos marcar um encontro.

UMM abraço

João
 

NicolaUMM

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4 Mar 2007
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Boas.. a caixa suplete que tenho está preparada para isso..

no entanto achoq ue vou optar por um eléctrico
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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Opá.. Desculpem a minha Pergunta mas o que é a tomada de força e como trabalha??
é que como o meu é Cournil pode ser bom para a lista de restauro:D

Octávio Freitas
 
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8 Jun 2006
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Prezado homónimo:

Na generalidade, uma tomada de força é um mecanismo que pode receber o movimento rotativo da caixa de velocidades/caixa de transferência ou do próprio motor e que o aplica em diversos acessórios para poderem funcionar, como por exemplo: guinchos, alfaias agrícolas, compressores, bombas de água, etc.

A tomada de força, para o guincho mecânico do UMM, é encaixada e aparafusada no local da caixa de transferência onde está uma tampa (voltada para a traseira da viatura) com 5 ou 6 parafusos e é composta por um canhão em alumínio (com uma alavanca que sairá pelo chão do carro, junto ao banco do cond.) e uma chapa de aço (3/4 mm) que transfere a força, tomada na caixa, para o lado e por de cima da cx. de transf. Essa transferência é feita por 2 carretos, existentes nessa chapa, ligados por uma corrente (tipo moto). Todo este mecanismo é protegido por uma tampa em chapa, feita em 2 metades.

Daí parte um veio que irá ter ao guincho. Tanto no lado deste, como no lado da tomada de força existem dois cardans (cruzetas). No lado do guincho existe ainda uma cavilha que serve de fusível e que será degolada, no caso de se exceder a tonelagem prevista para ser puxada (aprox.3ton.).

A força exercida pelo veio é pouca, pelo que não necessita de grandes cardans, nem de um veio grosso.

UMM abraço

João Freitas
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Nem mais... por isso a caixa de transferências na manete das redutoras tem o ponto morto.
Para deixar a caixa trabalhar sem passar as rotações para as rodas, mas sim para o tal guincho... ou bomba de água... ou betoneira... ou o que quer que seja.
 
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8 Jun 2006
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Amigo Nuno:

No caso do guincho mecânico, dará mais velocidade ao guincho conforme a mudança que estiver metida, assim como pode tracçionar com ele e ter as rodas também em movimento.

UMM abraço

João
 

Nien

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2 Fev 2007
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Caro João,

Se lhe for possivel, gostava de ver algumas fotos da tomada de força aplicada e do guincho mecânico.

Cumprimentos,



Daniel Suzano

Sou louco, por UMM's!!!
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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Boa amigo João Freitas vou ver amanhã se o meu cournil de 83 tem a tal tomada… mas pelo que estou a me lembrar…. A caixa de velocidades já não é a dele (marcha a traz para o lado 1ª) não sei se a de transferências é a de origem.
Amanhã digo o que vi
Um grandumm obrigado


Octavio Freitas
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Claro João... a minha explicação era apenas para mostrar que se a tomada de força fosse aplicada numa qq máquina, e o jipe tiver que estar parado, não é necessário levantar as rodas... basta desengatar a caixa de redutoras e funcionar com a caixa normal, sempre com o UMM parado.
Ou então é como dizes... o guincho trabalha com a viatura a andar. É à escolha do freguês.
 
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8 Jun 2006
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Amigo Daniel.

Já tinha pensado fazer um post com fotografias, dedicado apenas a este tema, até porque tenho mais dois guinchos destes (originais UMM) e os três (com o meu) são diferentes! Um deles apliquei num JEEP WILLYS M-38, pois era exactamente igual ao sistema militar mecânico americano da década de 50.

Só estou à espera de por o carro num elevador para as fotos ficarem o melhor possivel.

UMM abraço

João
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas,obrigado pela pronta resposta, eu tenho uma ideia de como funciona, mas não sei por onde passam os cardans pelo menos para o guincho porque penso que para uma tomada de força na traseira ja existem furações no chassi. tambem nunca vi nenhuma aplicada e sendo o teu de Lisboa pode ser que um dia que eu vá para essas bandas combine para ver a aplicação, eu estou em Coimbra. Tenho andado a ver é se encontrava literatura ou esquemas de montagem com as respectivas peças, nem sei se ainda dá para comprar alguma coisa na origem. Mas se conseguir montar uma tomada de força é porreiro porque mesmo que não encontre nenhum guincho mecanico aplico um hidraulico com uma bomba na tomada de força tipo as dos tractores agriculas. Se houver possibilidade de colocar aqui algumas fotos era porreiro ou se me quizerem enviar para o mail é [email protected] , obrigado.

Fiquem bem

José Julio
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Cá estou de novo :)
Pois é não tinha reparado que tinhas 3 guinchos desses podes fazer um leilão caso estejas interessado em vender algum. dizes que um deles é igual ao do willys, até pode ser que se consiga arranjar nos USA. Tenho um amigo que tem um guincho mecanico de um BJ40, será que é igual ou dá para aplicar nos UMMs?
Pessoal com conhecimentos, venham para aqui dar algumas dicas :)

Fiquem bem

José Julio
 

Dias

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16 Mai 2007
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Boas
Eu tenho um COURNIL e quando o comprei ele trazia a tomada de força para a bomba de água pois esse UMM era dos bombeiros.
Quando o restaurei tive de trocar a caixa de trânsferencia porque estava partida, após a montagem não apliquei a tomada de força por não ter de momento guincho mecânico... Como queriam ver fotos então fui á garagem tirar.
 
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8 Jun 2006
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Meus amigos:

Como disse, tenho 3 guinchos. Um, está montado no meu carro, outro está montado num Willys M-38 e outro tenho-o de reserva. Deste apenas tenho o guincho, falta-me: A tomada de força (complicado), o veio com os cardans (fácil de fazer) e um quadro em barra de ferro que liga o guincho à frente do carro (também fácil de fazer).

Amigo Júlio:
O veio (1,1/2mt) passa direitinho por de cima da cx. transf. e entre a cx. vel. o motor e o chassis do lado do pendura e por de baixo do radiador, até chegar ao rectângulo entre o para choques e a grelha, onde está o guincho, tudo muito apertadinho. Até parece que não dá, mas... Dá!.

Como o veio é longo parece-me que necessitará de um apoio a meio, do tipo pressinta em lona/nylon grossa que apenas sustentará levemente o seu meio. Como fica larga e impregnada de massa, não se sente a sua presença, nem prejudica o seu movimento rotativo. O sistema americano tem este tipo de apoio central, nos UMM nunca vi referência dele. Eu acho que esta pressinta é necessária porque o veio atinge grande rotação em 3ª e 4ª e vibra com alguma violência.

Ainda sobre as tomadas de força, apenas conheço de origem, duas. Ambas encaixam no mesmo sitio da cx. transf. Uma que é aquela de que temos estado a falar e outra que é básicamente a primeira, mas sem a tal chapa (ver post anterior)que reenvia o movimento para a frente. Esta TF servirá para um guincho na traseira ou para qualquer outro acessório posto nessa zona do chassis ou sobre a cx. de carga (ex. agricula).

UMM abraço

João


 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Aqui têm as fotos da tomada de força que liga á caixa de transferencia













CUMMprimentos
 
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8 Jun 2006
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Meus amigos:

Hoje o forUMM está bom :)!

Ora cá está uma 3ª versão que dá para montar um guincho à frente e outro atrás :D, esta não conhecia. Ainda por cima o veio sai para o lado esqº (por baixo do cond.). Totalmente o contrário :angry: daquilo que está montado no meu carro, não só em relação à posição como em relação ao material em que a TF é feita (as minhas são em alu. e chapa e essa é totalmente em alu.. Apenas para fazer fé àquilo que disse anteriormente os meus guinchos vieram (em 1990) de um antigo concessionário da Peugeot/UMM, (entretanto fechado por falecimento do dono):dizzy_face:.

Amigo Júlio obrigado pelas fotografias ;)

Um abraço

João

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Esse da foto não é um overdrive?Eu nunca vi nenhum mas pelo aspecto dá ideia que é montado aí o veio de transmissão traseiro:thinking::thinking:


Filipe Pinheiro
 
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