Prezado homónimo:
Na generalidade, uma tomada de força é um mecanismo que pode receber o movimento rotativo da caixa de velocidades/caixa de transferência ou do próprio motor e que o aplica em diversos acessórios para poderem funcionar, como por exemplo: guinchos, alfaias agrícolas, compressores, bombas de água, etc.
A tomada de força, para o guincho mecânico do UMM, é encaixada e aparafusada no local da caixa de transferência onde está uma tampa (voltada para a traseira da viatura) com 5 ou 6 parafusos e é composta por um canhão em alumínio (com uma alavanca que sairá pelo chão do carro, junto ao banco do cond.) e uma chapa de aço (3/4 mm) que transfere a força, tomada na caixa, para o lado e por de cima da cx. de transf. Essa transferência é feita por 2 carretos, existentes nessa chapa, ligados por uma corrente (tipo moto). Todo este mecanismo é protegido por uma tampa em chapa, feita em 2 metades.
Daí parte um veio que irá ter ao guincho. Tanto no lado deste, como no lado da tomada de força existem dois cardans (cruzetas). No lado do guincho existe ainda uma cavilha que serve de fusível e que será degolada, no caso de se exceder a tonelagem prevista para ser puxada (aprox.3ton.).
A força exercida pelo veio é pouca, pelo que não necessita de grandes cardans, nem de um veio grosso.
UMM abraço
João Freitas