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GUINCHO ELÉCTRICO VS GUINCHO MANUAL VS HI LIFT

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Nestas férias de verão fiquei atascado .... a chapa que protege a caixa e transferências ficou a bater no chão, as rodas da frente sem tração / contacto com o chão (dentro da lama e agua) e uma das rodas de trás ficou no ar. A única maneira de sair dali (que acabei por sair com a ajuda de uns jovens ciclista que passaram por lá) era puxar o UMM para trás. Assunto resolvido, tentei preparar-me para uma futura eventualidade e questionei:
Se tivesse guincho eléctrico (normalmente à frente) não me ia servir de nada pois a frente estava dentro da lama / agua e o que era pretendido era puxar para trás.
Se tivesse guincho manual, apesar de ter que ser usado força de braços, poderia ser usado em qualquer parte do UMM, lado trás frente.
Por fim, se tivesse um Hi lift conseguiria fazer a mesma coisa?

Aos entendidos e aos que já utilizaram os guinchos manuais e Hi lift para estas situações, foi relativamente fácil? Prático prático mesmo é usar o guincho eléctrico, sim eu sei, mas como não tenho hi lift, assim matava dois coelhos de uma cajadada só. E como estas situações de atascamento são esporádicas, estou a ponderar o que fazer.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Um Hi LIFT , com cintas, faz o mesmo trabalho do que um guincho manual, mas é sempre necessário um ponto de âncoragem. (Árvore, pedra, âncora, outro jipe)

 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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Mas depois de ler o texto...eh errado dizer que com o guincho so a frente bao se pucha para trás. Necesisita de trabalho de desmutiplicacao, as vezes, a malta tem os guinchos mas nao twm cintas e roldanas...existe tb uma tecnica de fixar numa jante um sistema em U e com uma corda ou uma cinta ficamos com um guincho expedito...se for pouco preso tambem, e a dias fiz com o meu carro, com duas cintas de roquete...enquanto uma pucha ate nao der mais a outra faz de travao, e troca...tb se tiver um acelarador de mão, pode acelarar o Umm e a travar com o tavao de pe e soltar a embreagem, para o travao enganar o diferencial, e ficar um um bloqueio expedito...depois temos a situação da falta de pontos de ancoragem....um espeto uma ancora ou mesmo uma pá, para abrir um buraco e enterrar a roda suplente ...vou meter fotos
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Eu acho que o mais prático é um hilift. Faz de guincho, podes levantar o carro para calçar ou mudar o pneu e como dizes, junta-se útil ao agradável.

Como referência, vi uma técnica com uma cinta e um pau na roda que me ficou na retina. Prático, fácil e barato. Vou ver se encontro uma foto ou vídeo.

 

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Realmente estou mais inclinado para o hi lift, só queira mesmo confirmar se faz o trabalho para que possa precisar, ou seja, se é capaz de puxar as quase duas toneladas se for preciso. Por acaso aqui na Madeira não temos areia, só mesmo lama, que foi o que me aconteceu. Entendo que um guincho eléctrico e os extras, roldanas e afins, seja possível puxar para qualquer lado. Mas também é verdade que estas situações são muito esporádicas. Aliás, já nem me lembrava o que era ficar atascado. Na maior parte das vezes, felizmente não faltam pontos de ancoragem. Assim sendo, talvez vá decidir pelo hi lift. Como é uma peça de dimensões maiores, só vai mesmo no UMM quando for à terra. Obrigado pelo comentários.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Eu acho que o mais prático é um hilift. Faz de guincho, podes levantar o carro para calçar ou mudar o pneu e como dizes, junta-se útil ao agradável.

Como referência, vi uma técnica com uma cinta e um pau na roda que me ficou na retina. Prático, fácil e barato. Vou ver se encontro uma foto ou vídeo.

..realmente......!!! acho que vou mandar abrir uns furos nas minhas jantes, e pedir ao escuteiro lá de casa, para me ensinar a fazer uns nós ;)
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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..realmente......!!! acho que vou mandar abrir uns furos nas minhas jantes, e pedir ao escuteiro lá de casa, para me ensinar a fazer uns nós ;)
Se estás tão empenhado em ficares atolado, tenho em casa umas jantes que te ofereço só para ter o prazer de te ver a suar...!!!!) :D :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Se estás tão empenhado em ficares atolado, tenho em casa umas jantes que te ofereço só para ter o prazer de te ver a suar...!!!!) :D :alien:


há muitos anos, aprendi esta: Não me empurres, que eu sei cair sozinho!!!

mas, a simplicidade da solução, deixou-me curioso, com a realidade.... as condições do terreno tambem eram as escolhidas para parecer simples...
Se estiver sozinho, quase sempre evito atolanços, mas.....o perigo espreita...... Acompanhado, confio na ajuda dos outros e disponho-me a ajudar:).
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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há muitos anos, aprendi esta: Não me empurres, que eu sei cair sozinho!!!

mas, a simplicidade da solução, deixou-me curioso, com a realidade.... as condições do terreno tambem eram as escolhidas para parecer simples...
Se estiver sozinho, quase sempre evito atolanços, mas.....o perigo espreita...... Acompanhado, confio na ajuda dos outros e disponho-me a ajudar:).
Ok, só pretendia ser simpático e prestável... :D , e ao mesmo tempo resolver um teu "atolanço" inopinado com a oferta das jantes, coisas de "amigo"...!!!;):alien:
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Cuidado com Hi-Lift. Serve, mas tem que ser manuseado com algum cuidado, sobretudo quando estás a baixar o UMM para o chão. Ao usa-lo para levantar o jipe, pelo menos usa uma tábua pequena entre o hi-lift e o apoio no UMM para não ficar ferro com ferro, porque senão escapa.

Também podes usar o hi-lift para levantar a frente do UMM (por ex.) e atirá-la para o lado, conseguindo que se desloque uns 20 cm ou mais lateralmente, por vezes é suficiente.
 

Fante

UMM
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Cuidado com Hi-Lift. Serve, mas tem que ser manuseado com algum cuidado, sobretudo quando estás a baixar o UMM para o chão. Ao usa-lo para levantar o jipe, pelo menos usa uma tábua pequena entre o hi-lift e o apoio no UMM para não ficar ferro com ferro, porque senão escapa.

Também podes usar o hi-lift para levantar a frente do UMM (por ex.) e atirá-la para o lado, conseguindo que se desloque uns 20 cm ou mais lateralmente, por vezes é suficiente.

Pois, realmente a ideia é mesmo manter o macaco hidráulico sempre no UMM e levar o hi lift quando for à terra, para situações onde um pequeno afastamento, ou desvio seja suficiente para sair de uma situação menos agradável. Por acaso já tinha reparado que o maior perigo é mesmo o baixar o UMM, pois parece que baixa a "seco". Mas penso fazer o que pretendo que é "dar" um puxão se for necessário com as devidas cintas..
 

markilhas

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O hilift e mesmo perigoso a subir pois estando em. Pe como o João disse,o jipe pode adornar para qualquer lado....a descer o maior cuidado , e nao deixar entrar em modo automático, e levar com o tubo na cabeca
 

Fante

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Acho que vou optar pelo guincho manual, e só vai mesmo quando for à terra. Aparenta ser mais seguro.
 

markilhas

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Para mim o hi lift e a melbor ferramenta criada,e que qualquer jipeiro deve ter....porque quando não existe ppntpa de ancoragem a sempre a possibilidade de levantar o jipe e calçar por baixo
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Gosto destes debates, como existem divergências na opinião acerca de uma simples escolha , eléctrico/manual...!!!, o ser humano é complicado, mas existe aquele velho ditado que diz, da discussão nasce a luz, ou não. ..!!!:cool::alien:
Pela experiência que tenho, eléctricos ou manual, Hi lift ou não, "vai da habilidade do artista" se não a tiver bem pode suar que nada corre bem e nada fuciona por muito que se esforce, e o melhor é pedir ajuda de quem "sabe da poda".
Mas "dá ronco" ter um guincho montado ou um Hilft...!!! (y) :alien:
 
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