• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Guincho e Material

Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
Eu sei que já existem por ai alguns tópicos mas não consegui encontrar as respostas (não foi por não procurar!).
Ora então: Comprei um guincho da Warn 12000Lbs para o meu bicho e estou agora à espera que chegue. No entanto agora estou com umas duvidas:

1º - Que sitio recomendam para instalar o guincho? (zona sul: Desde Beja até Lisboa)

2º- Já tenho o UMM com berço, um corte no para choques para a guia e um cabo elétrico até lá (um dos donos anterior já la teve um guincho). Ouvi falar que era bom ter uma segunda bateria para estas coisas, recomendam? Que tipo de bateria?

3º - Já comprei mais algum equipamento para o dito cujo: Cinta para as árvores, Cinta de reboque(para quando o cabo não chega), uma roldana, tenho ainda luvas (claro), pá e high lift. Fica-me a faltar umas manilhas e aqui surgiu-me uma dúvida: qual o tipo de manilhas que usam? Isto porque as que me aparecem são quase todas até umas 5 Ton, ou seja ficam a ser o elo mais fraco da ligação. É suposto ser assim?

4º -Que mais material recomendam?

Abraço!


 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Para instalares o guincho não te posso ajudar,mas concerteza que a malta do DesertUMM te dará uma ajuda e visto que tens já berço e prè-instalação ainda mais facil é.
Quanto á bateria uma das boas é suficiente,de preferencia AGM(mais conhecidas por baterias de gel) pois mesmo com metade da carga tens a mesma força,mais vale uma bateria boa do que duas que não prestem.Se quiseres melhorar o sistema começa por um alternador com mais amperes para recarregar mais rapido a bateria.
Quanto ás manilhas as de 5 ton chegam,queimas primeiro o guincho ou descarregas a bateria se tiveres que puxar um peso desses.
Tem tambem atenção á capacidade do gancho do cabo do guincho.
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
Obrigado.
O guincho é de 12.000lbs, 5400kg aproximadamente. Daí ter perguntado.
Vou procurar à volta das 5ton.
Sim, tencionava meter uma dessas de gel,mas estava a pensar deixar a que está para a operação normal das coisas do umm e uma de gel pra ter o guincho, luzes e assim.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
A bateria é como disse, uma chega perfeitamente, no meu tenho uma de gel com o alternador a carregar 80 amp e chega para tudo, mesmo em uso intensivo em provas. Quanto mais complicas o sistema mais fica sujeito a avarias, complicar só em último caso.
 

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Mensagens
381
Localização
-
Ora bem, por partes. se já tens berço e afins montar o guincho não custa nada, é aparafusar EM CONDIÇÕES 4 parafusos que seguram o guincho no berço, e depois é fixar a caixa com a parte elétrica em qualquer lado (de preferência abrigada das humidades...

Em relação á bateria, é como já disseram, não compliques, mete uma bateria de AGM (eletrólito sólido) chega e sobra se tudo o resto estiver a funcionar em condições.. Atenção que apesar de serem muitas vezes chamadas de baterias de gel, AGM é diferente de GEL, e as de GEL dão problemas!!!

As manilhas é o menor dos teus problemas. Cuidado com o cabo do guincho que ao partir é bastante perigoso se for cabo de aço, se for cabo sintético parte antes da manilha. E quando dizem que são para X t, no limite aguentam sempre mais, esse é o valor que consideram seguro, e de qualquer das formas é o valor a ter em conta..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
Já agora recomendam alguma bateria AGM específica?

Quanto ao cabo sintético na verdade aguenta mais ainda que os de aço (30 a 90% mais de WLL), é mais seguro, e no caso de se partir há sempre a possibilidade de ser reparado no local. Daí ter escolhido o sintético. Já ouvi coisas a favor e coisas contra, mas pelo que tenho visto não há grandes desvantagens das sintéticas. Há cuidados a ter, claro mas de resto pareceu-me uma boa opção.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Bateria tenho uma exide, só tenho a falar bem dela.
Quanto ao cabo sintético , atenção à qualidade e medida dele.Enquanto um bom cabo de aço custa por volta dos 80eur um sintético equivalente custa 300, e necessita muito mais manutenção, para uso ocasional não aconselho pois vai andar muito tempo enrolado sujeito a intempéries e acaba por perder as propriedades mesmo sem ser usado. Os cabos sintéticos dos "chineses " são de fugir!!
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
O que comprei já vem com o Guincho, é um Spydura da Warn. Claro que tem as desvantagens de se estragar, com as intempéries, mas acho que fico bem servido. Na pior das hipóteses quando se estragar acabo por instalar um de aço.
De quantos Ah recomendam pra bateria?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
quote:Originally posted by tojoferreira

O que comprei já vem com o Guincho, é um Spydura da Warn. Claro que tem as desvantagens de se estragar, com as intempéries, mas acho que fico bem servido. Na pior das hipóteses quando se estragar acabo por instalar um de aço.
De quantos Ah recomendam pra bateria?


Pelo acima descrito fiquei convencido que vinha montado.

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by tojoferreira

O que comprei já vem com o Guincho, é um Spydura da Warn. Claro que tem as desvantagens de se estragar, com as intempéries, mas acho que fico bem servido. Na pior das hipóteses quando se estragar acabo por instalar um de aço.
De quantos Ah recomendam pra bateria?

Sim se o cabo é de uma marca de confiança mantem,mas lembra-te sempre da manutenção ao mesmo,não digo que o de aço seja melhor,mas gosto de chamar a atenção a estes pormenores pois a maior parte da malta usa o guincho meia duzia de vezes por ano e maior parte do tempo o cabo fica enrolado no rolo do guincho,passado um ano quando for preciso já não é pleo menos inspeccionado há uns 6 meses...

Quanto á bateria,eu tenho uma Exide de 50Ah 900DC

Qualquer uma destas é indicada para 4x4,atenção que no site referem que são de Gel mas na realidade são AGM !!

http://mastertt.com/pt/477-baterias
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
tenho um bateria dessas no meu... pau para toda a obra!!!

Atenção que esse preço apresentado é estupidamente caro!

há lojas onde se arranja 150€

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Jagoz

tenho um bateria dessas no meu... pau para toda a obra!!!

Atenção que esse preço apresentado é estupidamente caro!

há lojas onde se arranja 150€

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
Se puderes dizer onde era ainda melhor ;)
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Jagoz

tenho um bateria dessas no meu... pau para toda a obra!!!

Atenção que esse preço apresentado é estupidamente caro!

há lojas onde se arranja 150€

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

O link que pus é meramente indicativo,só o postei aqui pois foi o primeiro que apareceu com todas as baterias que vulgarmente a malta do tt usa.Nem sei se estará actualizado
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
Já agora pelo que me foi informado a Exide de 50Ah 900DC foi substituída pela Exide EP450 DUAL AGM. Parece-me ser a mesma coisa. o preço mantém-se nos 150€ no sitio referido pelo Jagoz.

Estou entao decidido a comprar uma destas mas... fiquei a pensar no que faço á outra. Andei a procurar e encontrei isto:
NAGARES RL 180-12 (12V/100A) ou 120-12 (12V/120A) , um aparelhozito de cerca de 15€ que se faz o que dizem que faz parece-me ideal:
"no fundo o que faz é: só deixa carregar a bateria 2 depois de a 1 estar carregada, e quando o motor está desligado, só deixa descarregar a 2; é ligado entre os positivos das duas baterias, e o negativo da segunda está ligado à massa; instalei-o recentemente, e parece resultar; a segunda bateria é uma Optima yellow top, a que tinha ligado um frigorífico com compressor, que funcionou sempre, e a bateria de arranque nunca falhou;"
...
" este aparelho funciona com duas baterias diferentes; a única limitação é a amperagem máxima do alternador, que para este modelo deve ser 100 amps; existe uma versão de 120 amps, mas que eles não vendem; as baterias devem estar ligadas positivo a positivo, e o negativo da segunda ligado à massa; o aparelho tem quatro terminais numerados, mas só são utilizados dois, com rosca e porca ( os outros dois devem ser utilizados para monitorização?!) o 30 ligado à bateria de arranque e o 87 ligado à segunda bateria. A monitorização pode ser feita por voltimetros e/ou amperimetros normais."

Na verdade sei que estou a acrescentar confusão a isto, mas a bateria que tenho nunca me deixou mal e parece-me uma pena deixa-la de lado.


 
Top Inferior